A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NO COTIDIANO DAS PESSOAS

by - agosto 28, 2010



Por Paloma Viricio

Meios de Comunicação de Massa

Os meios de comunicação não somente tem o papel de informar, mas também influenciam diretamente a vida das pessoas. Basta observar o poder da TV, que é um veículo massivo, portanto de grande abrangência

As novelas são um ótimo exemplo... se tal personagem usa determinada roupa ou sapato, logo maioria das pessoas que assistem à película, começarão a usar os mesmos vestuários da personagem famosa. 


O que é Agenda Setting


Os veículos comunicacionais criam conceitos, modas e ideologias, ou sustentam outras já existentes. Eles pautam a vida das pessoas. Como enfatiza o termo Agenda Setting, da Teoria do Agendamento, onde a mídia seria mediadora entre o indivíduo e realidade ao qual estariam inseridos mesmo distante.



baixar-a-usurpadora-novela-completa

A influência da mídia : O caso Escola Base

Quando uma personagem de novela dita uma nova moda, as pessoas tendem a se influenciar porque assim estariam se inserindo nessa citada realidade. Por isso é fundamental que os profissionais da comunicação tenham total conhecimento da arma tão poderosa que manuseiam. 

Isso é de primordial importância para que casos com o da Escola Base, onde educadores foram acusados injustamente de abuso sexual, por influência da mídia, não voltem a acontecer.


O Texto na TV - Vera Íris Paternostro

O jornalista não deve opinar (na maioria das vezes), e sim informar, sempre ouvindo dois extremos de um mesmo caso, para que com isso o receptor possa chegar a uma conclusão própria. Os meios de comunicação podem mudar vidas, modificar histórias. È o que enfatiza Vera Íris Paternostro, em seu livro O texto na TV, onde fala sobre o poder que possui o veículo.


o-texto-na-tv-vera-iris-paternostro

"Nada mais é do que um eletrodoméstico - mais ou menos sofisticado. Mas é muito mais quando percebemos que influencia atitudes, determina valores, muda comportamentos, redireciona caminhos, questiona posturas, revela avanços, denuncia atrocidades, discute, analisa, comenta, explica, informa, ensina, entretém e deseduca. E também emociona choca, revolta, entristece e alegra ... Por tudo isso, o poder de quem está trabalhando nesse veículo é assustador, e é preciso que valores muito sólidos estejam presentes em quem o exerce, qualquer que seja a função".

Assim concluímos que veículos comunicacionais, tem fundamental cunho na construção da identidade dos indivíduos na sociedade.

Licença Creative Commons
A obra A influência da comunicação no cotidiano das pessoas de Paloma Viricio foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.

You May Also Like

4 comments