O meio é a mensagem

Meio, mensagem e comunicação

Por Paloma Viricio
(Fotos: Internet)

Para McLuhan os meios tecnológicos são extensões do homem assim como os meios de comunicação são extensões dos nossos sentidos, pois ampliam a percepção do mundo.
“O meio é a mensagem”, porque é o meio que configura e controla a forma das ações humanas. O conteúdo de qualquer meio ou veículo é sempre outro meio ou veículo. Não existe mensagem sem meio, mas pode existir meio sem mensagem. Para ele, o domínio da eletricidade pelo homem é realmente um fator de mudanças. Sem a energia como meio não seria possível a transmissão de algumas mensagens, como a da TV ou a construção de uma vida social noturna. A energia possibilitou ao homem se tornar integral. McLuhan acreditava que a tecnologia sendo uma extensão do homem, se tornaria a própria mensagem. O rádio e a televisão são “Tributos fixos” para a inteira vida psíquica da comunidade. O homem cria as ferramentas e elas recriam o homem.

Licença Creative Commons
A obra Meio. mensagem e comunicação de Paloma Viricio foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em palomaviricio.blogspot.com.

Marshall McLuhan

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.






3 comentários:

  1. Olá paloma seja bem vinda ao meu cantinho e espero que volte sempre, adorei o seu tbm, esse fundo foi vc quem criou?

    Bjs da Deusa

    ResponderExcluir
  2. Obg pela visita. O teu blogue está muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, estudando o texto e não li nada mais claro que o seu resumo acima! Obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.