O CIBERESPAÇO COMO UM PASSO METAEVOLUTIVO - PIERY LEVY

by - agosto 15, 2011

O CIBERESPAÇO COMO UM PASSO METAEVOLUTIVO  PIERY LEVY


CIBERMEIO-METAMEIO


Por Paloma Viricio

O filósofo francês, Piery Lévy, acredita que a cibercultura não é neutra, ela pode interferir no real. Para ele, com as biotecnologias podemos criar novas espécies de plantas e animais, mas também novos ecossistemas sobre os quais temos menos controle.

Assim, Lévy acredita que a raça humana está tornando-se um superorganismo a construir sua unidade através do ciberespaço, que cresce como se fosse o sistema nervoso dessa biosfera.

A vida seria como um processo evolutivo que caminha em direção a um processo mega-evolutivo, seguindo em destino a digitalização, virtualização e à inteligência coletiva.

O ciberespaço cria uma outra relação de cultura.


Existe então uma autonomia da cultura. De acordo com o autor, o ciberespaço não é um meio e sim um metameio que integra todas as mídias anteriores (escrita, imprensa,telefone, cinema, rádio, televisão) tendo objetivo criar e produzir signos.


metameio


A comunicação nesse espaço é feita de muitos para muitos gerando a interconexão geral em tempo real, onde formas culturais e linguísticas estão vivas.

Segundo Piery Lévy, a evolução está cada vez mais sob nossa responsabilidade.

Somos responsáveis pela criação do ciberespaço porque produzimos os conteúdos que o nutri.


Há ainda o pensamento que no futuro haverá a junção de homem e máquina através da criação de nanorobôs, computadores biológicos e hipercorpos modificados. Mas, ainda assim é importante o contato afetivo porque não podemos ser robotizados o tempo todo.


Licença Creative Commons
Com base na obra disponível em palomaviricio.blogspot.com.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos. 

You May Also Like

0 comments