Ètica no jornalismo parte I

Por Paloma Viricio


(Imagens: Internet)

O modo de fazer jornalismo mudou com a chegada da chamada era da informação. Nesta,as pessoas tem necessidade da notícia de forma simples e rápida. A ética na profissão é fundamental para a credibilidade da noticia que o receptor adquiri. O jornalista que trabalha no meio online, deve se preocupar com a rapidez da transmissão da informação e ao mesmo tempo com a qualidade e veracidade dos fatos. Nem sempre isso ocorre. Em redações online, muitas vezes o profissional fica sobrecarregado por funções que antes eram compartilhadas por outros jornalistas. Isso muitas vezes atrapalha o desempenho do profissional nos levando a reflexão: Até onde pode ir um “Jornalista Multimídia”? Será que o pouco tempo para apuração e a pressa na confecção da matéria pode afetar a qualidade da mesma? Bom, essas são questões que despertam um bom debate. Mas, o que é ética afinal?


(Jornalista Multimídia desempenha várias funções)

De acordo com o site Brasil Escola, ética seria então o valor das ações que cada individuo ou um grupo deles realiza.Mas forma os estudos de Imannuel Kant, sobre o assunto que se encaixaram mais adequadamente a ética jornalística. A ética de Kant é denominada normativa e lida com detalhes e obrigações. As atitudes tomadas a partir do conceito da ética Kantiana partiram de uma lei universal que estaria pensando na humanidade. Entretanto, na prática o uso da ética deve ser utilizada a partir da análise de cada situação. Programas sensacionalistas, fotos digitais manipuladas ou imagens que chocam o receptor, serão que são realmente necessárias ou são apenas mais um jogo para conseguir audiência? A ética é fundamental na comunicação para que não ocorram excessos da divulgação da informação que possam abalar ou manipular pessoas. Não podemos esquecer que os meios de comunicação são responsáveis por pautar a vida dos indivíduos, além de desempenhar o papel de formador de opinião.


(Imannuel Kant)


Licença Creative Commons
A obra Ètica no jornalismo parte I de Paloma Viricio foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos. 
Leia sobre o tema:

Livro: Ètica no jornalismo
Editora: Contexto
Onde encontrar? Livraria da Travessa
Livro: A ètica jornalística e o interesse público
Onde encontrar? Livraria da Folha


Veja o vídeo sobre o assunto:

4 comentários:

  1. Ética,o que falta em muitos brasileiros.:s

    ResponderExcluir
  2. olá, paloma! claro que te seguirei! bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Paloma!
    Que lindo seu blog!! Já estou te seguindo também! :D
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Parabens mesmo pelo blog,

    otimo conteudo por aqui.

    Bjao....
    Philip Rangel- Entrando numa Fria

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.