Doces, travessuras e diversão

Por Paloma Viricio

(Fotos: Internet)

A bruxa está solta! Por isso, vamos aproveitar e tirar do armário as fantasias de zumbi, vampiro, caveira, múmia... e sair por ai dizendo a famosa frase: Doces ou travessuras? È isso mesmo, dia 31 de outubro está chegando e com ele a comemoração do Halloween. Está bem, o Halloween, não agrada a todos, entretanto para aqueles que adoram fantasias macabras, maquiagens diferentes, livros e filmes de terror, essa é uma boa pedida para comemorar o ritual festivo iniciado há 2.500 anos. Não sabia que o Halloween era tão antigo assim? Sim, ele é!
 Tudo começou com o antigo povo celta, que acreditava que os mortos saiam dos túmulos para possuir corpos dos vivos no último dia de outubro. O ritual no começo era medonho, por isso os celtas enfeitavam as casas com caveiras, abóboras e ossos para espantar os desencarnados.O dia das bruxas, inspirou filmes como Halloween, a Noite do Terror e Halloween - O Regresso do Mal, além, de livros como Festa de Halloween, da coleção juvenil , Rua do Medo, e  A Hora do Arrepio-Halloween em noite de lua cheia, do autor R. L Stine.

(Filmes Halloween, a Noite do Terror e Halloween - O Regresso do Mal)

( Livros  Festa de Halloween e  A Hora do Arrepio-Halloween em noite de lua cheia)


(Jack Lanterna)
E quem não se lembra do famoso personagem Jack da Lanterna (Jack O’Lantern)? O homem bêbado e arrogante que enganou o Diabo e teve a entrada da alma dele negada no céu e inferno. O Jack na América ficou sendo representado pela famosa abóbora iluminada com uma lanterna. Mas, o significado real da abóbora é de fertilidade e sabedoria.

Não precisa ficar com medo, atualmente o dia das bruxas tornou-se motivo de diversão com direito a programação especial e tudo que possa imaginar. Em São Paulo, existem passeios e visitas culturais especialmente voltados para o tema. Confira abaixo:

Passeio "Nas Catacumbas de São Paulo" (29/10), realizado pela agência Graffit é uma visita aos mausoléus e sepulturas de pessoas importantes para a história de São Paulo. O valor do passeio sai por R$50,00.Informações pelo telefone: (11)5549-9569, ou acesse: WWW.graffit.com.br.

Também nos dia 29 e 30 de outubro, a Casa dasRosas, é uma ótima opção para quem deseja saber mais sobre literatura e questões culturais do Halloween. O evento é titulado HALLOWEEN 2011 - É TUDO FANTÁSTICO...”, está imperdível. São diversas as atividades como, curtas-metragens, mesa-redonda, contação de histórias e sarau especial.  Quem estiver por lá, pode aproveitar o projeto BookCrossing, em parceria com a Livraria Moonshadows, que estará distribuindo livros de com temas “terror” e “fantástico”, para adultos e crianças. A entrada é gratuita. A Casa das Rosas está localizada na Avenida Paulista, 37, Jardim Paulista (próximo ao metrô Brigadeiro). Informações pelo número: (11) 3285-6986.
Já o Cemitério da Consolação promove o Projeto Arte Tumular,com entrada franca. Quem optar por esse programa poderá visitar mausoléus que equivalem a prédios de três andares, além de conferir trabalhos de artistas respeitados como Victor Brecheret e aproximadamente 300 esculturas. O cemitério fica na Rua de Consolação, 1660 e funciona de segunda a sexta-feira dá 7h às 18h. As visitas podem ser agendadas através dos telefones: (11) 3256-5919 ou 0800-109850.

Gostou? Então prepare os acessórios fantasmagóricos, roupas nas cores pretas, laranja e roxa (cores que representam o Halloween), fantasias e faça sua escolha... Doces ou travessuras?



Licença Creative Commons
O trabalho Doces, travessuras e diversão de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em palomaviricio.blogspot.com.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos. 

11 comentários:

  1. Adorei a postagem, muita coisa sobre Halloween q não sabia. Beijos
    http://meuspreciosospes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto apesar de Halloween não ser minha data comemorativa preferida.

    Beijos
    Bom FDS!

    ResponderExcluir
  3. que máximo! eu não to com muito pique pra comemorar hallowen esse ano, ainda mais no Brasil ¬¬ mas enfim, acho legal hehe


    tem um selinho pra você no meu blog !
    http://help-adolecentro.blogspot.com/2011/10/look-1-costumizacao.html

    ResponderExcluir
  4. Oi flor! você ganhou em primeiro lugar no concurso Birthday Six Months, corra lá para saber mais:

    http://s2alanacard.blogspot.com/2011/10/resultado-do-concurso-birthday-six.html

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu nem sabia que o Halloween era tudo isso , rs

    http://by-deh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiii flor
    nooossa eu amei seu blog, ele é lindo demaaais!!! *-*
    Seguindo aqui com certeza.
    Pode dar uma olhadinha no meu e seguir tbm?
    se vc gostar é claro.


    http://naty-todasaspequenascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei seu post!!!!

    dessasoares23.blogspot.com

    bjusss

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog. *-*
    Me Segue?! Eu sigo de volta.
    Mil Beijinhos. ♥

    ResponderExcluir
  9. Essa data é realmente antiga e até hoje ainda a comemoramos,isso é ótimo!
    http://caahwolf.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.