Entrevista com escritora Lu Piras

Olá Amados leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com a escritora Lu Piras, parceira do Jornalismo na Alma. A Lu é um amor de pessoa e é autora do romance Equinócio, que está em fase de publicação. Ela fez um vídeo especialmente para vocês, sei que vão amar! Vamos conferir essa super entrevista?



Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro?
Lu Piras-Foi aos 15 anos que eu despertei para isso. Eu havia escrito um romance chamado “A Rosa”. Pesquisei na biblioteca particular do meu avô tudo o que havia sobre a guerra da Criméia, sentei na minha escrivaninha e, numa máquina Olivetti verde (presente dele), comecei a escrever. Hoje “A Rosa” está num baú do meu quarto. Mas não significa que foi esquecido. Simboliza o que eu sempre desejei e que agora renasceu. A iniciativa de lançar um livro aconteceu recentemente, com o meu regresso ao Brasil, depois de ter vivido sete anos em Portugal. Retomei minha vida e meus sonhos antigos. Escrevi Equinócio e tudo começou a acontecer!


Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para concluir seu livro?
Lu Piras-Levou cerca de dois meses a escrever o primeiro volume da série, Equinócio. Mas não se assustem! Foram mais de 400 páginas que escrevi de forma bruta.Deu muito mais trabalho revisá-lo e deixá-lo bem lapidado.

Jornalismo na Alma-Como escolheu o nome do livro?
Lu Piras-A ideia do livro surgiu através dos personagens; a história nasceu deles. O nome do livro foi uma consequência. Eu já estava escrevendo o segundo capítulo quando me dei conta de que não daria para continuar sem um título e comecei a rabiscar no caderno, buscando ideias que relacionassem os personagens à trama. Chama-se Equinócio porque é o equilíbrio entre a luz e a sombra, simboliza a margem entre o dia e a noite, numa metáfora com os dilemas dos protagonistas da história.

Jornalismo na Alma-Como você configurou os personagens? 
Lu Piras-Eles praticamente se configuraram sozinhos e tomaram as rédeas da história. Eu lhes dei nome e eles ganharam vida. Não houve um planejamento, eu não defini as personalidades previamente. Conforme a trama se desenvolvia, os personagens ganhavam corpo e profundidade. Alguns ganham muito destaque nos outros volumes da série.


Jornalismo na Alma-Porque amor entre um anjo e uma mortal?
Lu Piras-Eu sou super romântica. Não há maneira de um autor não transmitir um pouco de si, da sua essência, à história que conta. Para mim não há nada mais romântico que o amor platônico, um amor que ultrapassa barreiras, que vence obstáculos. Isso nunca sai de moda, apenas se renova com o tempo. Meu livro não é um clichê, não chega a ser piegas. Mas é MUITO romântico.

Jornalismo na Alma-Pensa em fazer do livro uma série?
Lu Piras-Sim, Equinócio é uma série de quatro volumes, sendo que já foram todos escritos, estão em revisão.

Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que está enfrentando para publicar o livro? Como 
superou essa situação?
Lu Piras-A maior dificuldade está em convencer as editoras a apostarem nos escritores nacionais. A maioria dos catálogos só têm autores estrangeiros. Enquanto isso, muitos escritores brasileiros de talento não têm chance de mostrar o seu valor. Os escritores brasileiros produzem muito, editoras com capacidade e qualidade são poucas (para arriscar lançar um autor desconhecido, então, não há nenhuma!) e o público leitor brasileiro, infelizmente, é pequeno se comparado ao público dos EUA ou da Alemanha. É preciso mudar este cenário. Acredito que esteja mudando, mas ainda falta muito. Estou superando esta dificuldade através da divulgação que tenho feito incessantemente pela internet, através de parcerias com blogs literários e com o meu agente literário. Descobri que sem um agente, o caminho é muito mais árduo.

Jornalismo na Alma-Você tem algum vicio ou ritual que realiza antes de começa a escrever?
Lu Piras-Não. Nunca pensei nisso... Eu também não tenho hora certa para escrever. A ideia surge e preciso ter algo à mão, uma caneta, um papel, o celular, um computador. Já escrevi capítulos inteiros de Equinócio nos intervalos das aulas da faculdade, por exemplo, sentada no chão frio dos corredores da ECO/UFRJ. Não daria muito certo se eu tivesse um ritual (Risos).


Jornalismo na Alma-Por que ler Equinócio?
Lu Piras-Equinócio tem um pouco de tudo. Em algum momento da história sentimos uma identificação com algum personagem, com alguma frase, com algum sentimento. É um livro repleto de sentimento, que emociona, que transmite uma energia boa, bastante alto astral. Ele merece ser lido por que sempre vale a pena se apaixonar. Eu duvido que alguém não se apaixone pela estudante Clara, pelo anjo Nate ou pelo bad boy, Jonas. Aliás, o Jonas, esse aí é um pedaço de mau caminho que no segundo e no terceiro volumes vai aprontar muito!

Jornalismo na Alma-Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Lu Piras-Machado de Assis. Para mim, não há escritor que crie melhor o universo particular do ser humano. E eu sou uma confessa apaixonada pela humanidade. Se me permite falar de uma autora preferida: Clarice Lispector. Minha admiração por ela me levou a utilizar algumas frases em Equinócio e nos outros livros, tal como esta: “Meu espaço se perdeu na urgência desse tempo. Não sei rezar diante de um relógio. Meu Deus não possui ponteiros.” Ela consegue dizer tudo, da maneira mais simples. Irretocável.

Jornalismo na Alma-Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?
Lu Piras-Ernest Hemingway. Profundo e dramático. Eu gosto de essência.

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Lu Piras-Ânimo e perseverança. Não engavete seus sonhos. Ignore se disserem que você não é capaz. Simplesmente, siga seu coração, sempre.

Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Lu Piras- 
Uma pessoa: Meu pai, meu herói.
Um desejo: Publicar Equinócio!
Um livro: Pega mal dizer: o meu? (Risos)
Uma música: Everything I do, I do it for You, do Bryan Adams. (Oh, my teenager years!)
Uma comida: Gnocchi aos quatro queijos
Uma bebida: Água
Uma frase: “Volta teu rosto na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás.” (sabedoria oriental)
Animal de estimação: Minha gatinha gigante Maine Coon, Bria.
Filhos: Continuidade.
Dinheiro: Importante.
Felicidade: O sorriso de um desconhecido.
Fama: Perigosa.
Religião: Deus, em todos os seus nomes.
Blogueiros: Parceiros.
Falsidade: Alguém que pensa que não precisa de ninguém.


Sobre a autora

Ana Luisa, nasceu em 1980, no Rio de Janeiro e é advogada. Desde pequena tem adoração por livros. Adorava a feirinha de livros que havia todo o ano no colégio onde estudou em Botafogo,ficava na fila para conseguir autógrafos de livros que ainda hoje guarda com carinho.Lu é fascinada por Literatura fantástica.
Contato
Twitter:@LuPiras80

16 comentários:

  1. Adoreei seu blog, já estou seguindo. obrigada por seguir o meu (:

    beeijos :*

    http://papinhodegarota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já agradeci no vídeo, mas em oportunidades como essa de divulgar um trabalho, nunca é demais. Muito obrigada pelo super apoio, Paloma!

    Ficou super legal a nossa entrevista!

    Beijocas,

    Lu (autora parceira)

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer a Lu. Equinócio dever ser um daqueles livros que dão gosto de ler!bjns
    http://cadernocolorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog! *-*
    bjs
    charmofpink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei! haha já to seguindo aqui também linda :D
    Beijos.

    http://backstagepessoal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. lindo blog adorei, já tô seguindo, depois aparece no meu blog
    trendluxo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou gostando muito das entrevistas do seu blog, e essa ficou mais uma vez ótima! A autora parece ser muito legal, e o seu livro muito bom!

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olááá

    Muito simpática a Lu Piras. Vou conferir com certeza o livro dela. Bjs e um excelente fds pra ti.

    http://tomatecomacucar.blogspot.com
    @tomatecomacucar

    ResponderExcluir
  9. retribuindo o seu mimo seguindo seu blog,obrigada por me seguir e maei seu blog bks..
    http://sejavitoriosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a entrevista!
    Bjs!

    www.larissamerlo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A entrevista foi ótima.não vejo a hora de comprar esse livro ^^ , bjinhos

    http://blogdaingridzinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Amei a entrevista!
    Obrigada pela força la no blog!

    ResponderExcluir
  13. Very entertaining. Nice post. Please do not forget to visit LIFO. It's a free fashion hub which includes an online wardrobe where you can create outfits and get fashion feedback from friends.

    ResponderExcluir
  14. O livro dela é uma graça e ela mais ainda *-*
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.