Entrevista com o escritor Khêder Henrique

Olá queridos leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com o escritor Khêder Henrique, autor do livro O Poder do Fogo. O khêder é jornalista como euzinha e fiquei muito feliz em poder entrevistar um colega de profissão. Sem contar que a capa do livro é muito show, ela passa algum tipo de mistério.Tenho certeza que irão adorar. Obrigada Khêder pelo carinho com os leitores do Jornalismo na Alma. Vamos conferir como ficou a entrevista? 


Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro? 
Khêder Henrique-Desde criança gosto de ler e escrever. Por isso, busquei aprimorar minha habilidade com a escrita desde cedo. Participava de cursos e oficinas que pudessem me inspirar e melhorar tecnicamente meu texto. Inclua nesse pacote desde oficinas de redação, fotografia, teatro até cursos de História em Quadrinhos e Astronomia (!). Minha primeira graduação foi em Jornalismo por esse motivo também. O desejo de lançar um livro foi uma consequência natural de todo esse processo.


Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para concluir seu livro?
Khêder Henrique-Esse primeiro livro foi produzido relativamente rápido. Foram 5 meses de trabalho. Esse foi o tempo para escrevê-lo. Não incluo nesse período as pesquisas realizadas para sua elaboração ou insights para criação de situações e personagens. Idéias são coisas que temos a qualquer instante.

Jornalismo na Alma-Como você configurou os personagens?Kiara Ancessus foi inspirada em alguém?
Khêder Henrique-Nesse ponto, o meu lado jornalista ajuda muito. Em matérias jornalísticas, é comum colocarmos "personagens" nas notícias para nos identificarmos. Não basta falar de uma enchente, por exemplo, temos que entrevistar a dona de casa que perdeu a casa na enchente para aquela nota fazer sentido pra gente.

O processo de criação de personagens é parecido. Muito de um personagem é definido pelo contexto que ele vive. A Kiara, por exemplo, é uma garota pobre que vive em uma cidade do interior e não possui perspectivas profissionais. Ela poderia ser uma garota extrovertida e super alegre? Acho que não...(Risos). Por isso, ela é mais tímida, introvertida, reservada....etc. Pra mim, basear um personagem em características de pessoas que se conhece ajuda muito, claro, mas não acho suficiente para tornar aquele personagem real. Especialmente, em histórias de fantasia onde coisas incomuns podem acontecer.


Jornalismo na Alma-Como surgiu a ideia dos Elementares?
Khêder Henrique-Eu sempre gostei de histórias de fantasia. Seja literatura, video game, cinema, quadrinhos, rpg, etc. É comum notarmos em tais histórias presenças de elementos da natureza (fogo, ar, água, etc). E isso por si só já é uma metáfora pronta. Uma pessoa fria e calculista pode ser associada ao gelo. Uma pessoa explosiva ao fogo e assim por diante. Para evitar semelhanças com outras obras de fantasia resolvi escancarar isso e criar um grupo de pessoas que controlassem os elementos da natureza. É comum ouvirmos falar de "elementais" em jogos de rpg e quadrinhos, mas optei pelo termo "elementar" pelo link direto que o termo possui com a natureza. A natureza é algo fundamental para nossas vidas. É algo necessário. Essencial. Elementar. 

Jornalismo na Alma-Por que ler O Poder do Fogo?
Khêder Henrique-Porque, apesar de uma obra de fantasia, ela é calcada no mundo real. A história não é sobre poderes super humanos, mas sobre pessoas e seus dilemas. Como os nossos do dia-a-dia. E o livro foi escrito de uma forma leve também.... para agradar quem gosta e quem não gosta de ler. Portanto, é um convite também para quem não cultiva o maravilhoso hábito de ler.

Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar os livro? Como  superou essa situação?
Khêder Henrique-A principal dificuldade pra quem está começando é o fato de estar começando. Muitas editoras não apostam em autores novos. Elas optam por alguém que já tenha um nome estabelecido no mercado ou alguma obra publicada. Contornei a dificuldade pesquisando sobre editoras que tinham selos para novos autores. Até que cheguei a editora Novo Século e ao selo Novos Talentos da Literatura Brasileira.

Jornalismo na Alma-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram a obra?
Khêder Henrique-Muito feliz. Quando você escreve, você primeiro escreve para si mesmo. Para entender....antes de começar a escrever, eu preciso definir meu público alvo. Ok. Mas eu escrevo algo que eu gostaria de ler. Mesmo que em tese eu não faça parte do meu público alvo. Ou seja, quando você termina um trabalho desse tipo, por mais que ele tenha te agradado, você não sabe se agradará as pessoas. Ou se as pessoas terão curiosidade para lê-lo. Fico muito feliz com a receptivdade das pessoas mesmo elas gostando ou não do livro. Fico contente por despertar-lhes a curiosidade de ler um texto escrito por mim.

Jornalismo na Alma-Você tem algum vicio ou ritual que realiza antes de começa a escrever?
Khêder Henrique-Não. Eu gosto apenas de ter tempo de escrever. Não gosto de ficar escrevendo picadinho, sabe? Um pouco hoje, mais um pouco outro dia. Gosto de parar e escrever por horas.

Jornalismo na Alma-Você disse no seu site que curti histórias em Quadrinhos, cinema e fotografia. Já pensou em publicar um livro envolvendo algum desses temas?
Khêder Henrique-Nunca tinha pensado nisso. Se bem que O Poder do Fogo leva influência de todas essas outras artes. Não sou especialista em nenhuma dessas artes para escrever uma obra sobre tais assuntos, mas quem sabe um dia não utilize tais recursos para a produção de um livro, né? Livro com ilustrações ou fotografias, por exemplo.

Jornalismo na Alma-Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Khêder Henrique-Difícil citar apenas um. Vou dizer o Eduardo Spohr porque acho que A Batalha do Apocalypse um livro magnífico dentro do gênero literatura fantástica.

Jornalismo na Alma-Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê? 
Khêder Henrique-Neil Gaiman. Porque muitos trabalhos dele elevaram as histórias em quadrinhos ao mesmo status da literatura. Quem leu Sandman sabe do que estou falando. Recomendo o livro Deuses Americanos para leitura.

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Khêder Henrique-Escrever é algo que qualquer um pode fazer, mas reescrever não. Tenha coragem de reescrever seu texto. De editá-lo. Uma ótima idéia pode revelar-se ridícula quando posta no papel. Cabe a você reescrever, trabalhar tal idéia para que ela se torne atraente para seus leitores.

Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Khêder Henrique-
Uma pessoa: Minha esposa.
Um desejo: Viajar pelo mundo.
Um livro: O Herói de Mil Faces (Joseph Campbell).
Uma música: O Calibre (Os Paralamas do Sucesso).
Uma comida: Filé a parmegiana.
Uma bebida: Suco de laranja.
Uma frase: "O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido."
Animal de estimação: Não tenho, mas se tivesse um seria um cachorro.
Filhos: Nos planos.
Dinheiro: Um recurso para determinadas finalidades.
Felicidade: Uma busca constante.
Fama: Efêmera.
Religião: Crença particular. Algo para nos fazer bem. E não para nos jogar uns contra os outros.
Blogueiros: Os verdadeiros blogueiros profissionais compõem uma categoria que merece mais reconhecimento. 
Falsidade: Algo desnecessário.

( Khêder Henrique)

Sobre o autor

Filho de um mineiro e uma paraense, Khêder nasceu em 29 de novembro de 1982 em São Paulo. Apesar de nascido na capital paulista, ele mora desde criança na cidade de São Bernardo do Campo.Em 2005, graduou-se em Jornalismo pela Umesp. E, em 2009, concluiu a faculdade de Gestão de Recursos Humanos pela mesma universidade. Khêder também curte Histórias em Quadrinhos, cinema e fotografia.Curiosamente, ele aprecia tanto HQs que chegou até a fazer um curso sobre o assunto. Já leu um pouco de tudo no segmento. Desde os quadrinhos infantis brasileiros, passando pelos tradicionais comics americanos até os quadrinhos italianos (fumetti) e japoneses (mangá).


Já o cinema é um de seus hobbies preferidos. Gosta de assistir a quase todos os gêneros. A sétima arte foi inclusive o tema de seu trabalho de conclusão de curso de Jornalismo que envolvia a produção do primeiro exemplar de uma diferenciada revista sobre cinema.Quanto a fotografia, apesar de ter participado de algumas oficinas, ele nunca atuou profissionalmente como fotógrafo. Mas considera uma câmara digital um item indispensável em uma viagem.

Contato

E-mail:khederhenrique@gmail.com


10 comentários:

  1. Olá flor!
    Nossa que chic, adorei a entrevista pena que não li este livro ainda...

    Beijos
    @tudodmenina
    http://tudodmenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. muito lgl a entrevista! não conhecia o livro e o autor mas a capa eh realmente muito bonita! *-*

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  3. Oi Paloma, bem interessante a ideia da criação desse blog e também da entrevista, Obrigada por ter passado no meu blog e por ter feito um elogio tão fofo como aquele

    http://saladadefrutasbr.blogspot.com/
    http://blog-alldesigner.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Super legal o seu blog, já estou te seguindo com certeza! Muito obrigada pela visita no meu e volte sempre! Um beijão

    http://carolinaybarramakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Paloma!!
    Adorei sua visitinha lá no blog, to passando para agradecer e dizer que ja estou te seguindo.

    Um super xero e sucesso com o blog!!=*
    http://osegredodasunhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi amore!
    Desculpa a demora pra te responder, é que eu estou com um probleminha de saúde e fiquei afastada do blog =\
    Mas vim agradecer sua visita e conhecer seu cantinho. Muito interessante, já estou seguindo!

    Beijinhos

    www.natybeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Paloma gostei do blog e da entrevista,assim vou me informar mais querida...

    Bjos.
    http://licoisasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Flor passando pra retribuir a visita...Adorei o Blog...Tambem sou jornalista (em formação)e achei o máximo seu trabalho.
    Já estou seguindo seu Blog tambem.
    Beijos

    www.diversidades.info

    ResponderExcluir
  9. oi flor! fiquei super fan do seu blog, muito lindo ^^
    obrigada pela visita, seguindo tbm!


    =*

    ResponderExcluir
  10. Bonitão né? :G AUHSUAHSA
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.