Resenha- Agosto- Rubem Fonseca e Ganhador do livro+marcador


Olá amores! O blog chegou a 300 seguidores e estou postando aqui o nome do vencedor e Resenha Escrita do livro sorteado. Já fiz uma resenha em vídeo desse livro. Quem quiser pode conferir em:
http://www.youtube.com/watch?v=M9oUTx64PDA
A Sortuda foi :



Parabéns Suzana!Espero que goste dessa maravilhosa obra!
Envie um e-mail para palomaviricio@gmail.com, com seu endereço para que eu possa enviar o Livro e o Marcador. (Prazo de três dias para resposta)




Resenha Agosto- Rubem Fonseca
NOTAS
Capa: 5.0
Conteúdo: 9.5
Diagramação: 9.0
Nota geral: 7,83


Agosto, o mês que marcou a história de 1954
Por Paloma Viricio

O romance Agosto do autor Rubem Fonseca, relata fatos fictícios e reais, que aconteceram durante todo o mês de Agosto do ano de 1954. Cada capítulo do livro corresponde a um dia do mês que o nomeia. Com o romance o autor tenta mostrar toda a corrupção dos policiais da época, que recebiam dinheiro sujo do jogo do bicho. Mostra o que acontecia na política do país e ainda o papel do jornal durante todos os escandalosos acontecimentos do mês.
A história é narrada pelo próprio protagonista do livro, o único comissário honesto, Alberto Mattos. O policial vivia sozinho em um apartamento simples e tinha uma séria úlcera no estômago. Mattos investiga o assassinato de Paulo Gomes Aguiar, cujas únicas pistas que consegue no local do crime são: Um anel, contendo a inicial  F e um sabonete no banheiro, que continha pelos, comprovados ser de uma pessoa negra; ele guarda o anel sem que ninguém percebesse, no bolso junto com um dente de ouro que sempre levava consigo. Mattos tinha duas mulheres na vida: Salete, uma jovem loucamente apaixonada pelo mesmo, que ignorava o amor dela e Alice, que era casada com Pedro Lomagno, que por sua vez era amante de Luciana, mulher de Paulo Gomes Aguiar.

Mattos começa as investigações sobre o assassinato de Aguiar, e a principio suspeita de Gregório Fortunato, também conhecido como Anjo Negro, chefe da guarda pessoal de Getúlio Vargas. Durante este meio tempo acontece um atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, do Jornal Tribuna da Imprensa, que era contra o governo de Getúlio. No atentado Lacerda fica apenas ferido, mas o Major Vaz que o acompanhava, acaba falecendo. Gregório era o mandante do atentado e encomendou o crime a Climério, que contratou Alcino e teve ajuda do taxista Nelson. Mas Alcino acabou baleando por engano o Major, em vez de Lacerda.
Gregório Fortunato é preso. Com toda a pressão causada pela oposição, Getúlio Vargas sente-se em um beco sem saída. Então em 24 de Agosto, ele se suicida com um tiro no peito e deixa um bilhete de despedida. Mattos soluciona a investigação e descobre que Paulo Gomes foi assassinado por Chicão a mando de Pedro Lomagno. Alice torna-se desequilibrada e acaba sendo internada. Mattos vai até o enterro de Getúlio e retorna para o apartamento dele, onde se sente muito mal. A princípio pensou ser por causa da úlcera, porém suava frio e não sentia dor alguma no estômago nem ao menos a azia costumeira. Salete chega para lhe fazer companhia. Um negro forte e mal encarado invade o apartamento de Mattos e depois de pegar o anel que o comissário achou na cena do crime, assassina-o e logo após Salete. Ironicamente e com sangue frio o bandido ainda fala para a moça que odeia matar mulheres bonitas.
Como acontece hoje em dia, o papel do jornal tinha importante fundamento na época. Tanto que o jornalista Carlos Lacerda utiliza desse meio para denunciar a corrupção na política e contrariar o governo de Vargas. Os meios de comunicação têm grande influência sobre as pessoas, como é mostrado no livro. O papel do comunicador veio crescendo mais e mais até o atual dia em que vivemos. Hoje, ainda sofremos uma espécie de repressão reprimida, mas ainda sim, temos maior liberdade de expressão do que na época da ditadura brasileira.

Licença Creative Commons
O trabalho Agosto, o mês que marcou a história de 1954 de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos. 

9 comentários:

  1. Parabéns pra Susana. A resenha ficou otima Paloma. *-*

    Bom fim de semana.

    http://naahthaliaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie fofa , adorei seu blog , muito obrigada por visitar o meu cantinho . Volte sempre que quiser viu! Já estou retribuindo a visitinha e é claro ja estou
    segindo www.estilosa-sempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog, é muito bonito e o conteúdo é ótimo!
    Flor, começei um blog hoje, poderia passar por lá? Obrigada

    http://heylive.blogspot.com

    Beijos

    B.

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!

    Gostei muito do seu blog já virei seguidora!

    Aparece no meu tb e se gostar me siga, será um prazer!

    Bjus!

    http://desejosdeumafashionista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. adoro jornalismo, amei seu blog vou ler sempre! obrigada pela visitinha no meu, já sigo! beijos :*

    ResponderExcluir
  6. aaaah até que enfim ganhei um sorteio *--* shaushauhaushau pode mandar pro mesmo endereço! obrigada mesmo flor, estou super feliz aqui kk *o*

    ResponderExcluir
  7. nunca li o livro, mas ouvi boas indicações dele.

    ResponderExcluir
  8. Que sorteio legal, pena que não participei!
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. suas resenhas sempre são otimas , faz um excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.