Resenha- O próximo passo-Marcelo Cezar

by - dezembro 03, 2011


Olá pessoas! Venho trazendo para vocês resenha do Livro O Próximo Passo do autor Marcelo Cezar psicografado pelo espírito do Marco Aurélio. 

FICHA TÉCNICA

Páginas:320
Formato: Brochura
Selo: Vida e Consciência


NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 9.8
Diagramação: 10
Nota geral: 9,93

O próximo passo pode mudar sua vida
Por Paloma Viricio


    Posso afirmar que este foi um dos melhores romances espíritas que já li. No começo confesso que me incomodava um pouco a repetição de nomes de personagens pelo autor, mas acredito que possa ter sido para fixar os mesmos na cabeça dos leitores. Conforme vamos passando as páginas, descobrimos revelações atrás de revelações que vão dando sentido a tudo aquilo que ficara no ar paginas atrás. A trama roda em volta das indagações: O que faz uma mãe odiar um filho? O que faz uma filha odiar a mãe?  As  resposta se dão através da base de vivências passadas dos mesmo. É um ótimo livro para quem está começando a conhecer o espiritismo, pois possui muitos termos usados no espiritismo, que são explicados muito bem pelo autor.

    Os personagens se dividem em duas famílias diferentes. De um lado Josefa, Olair, Alzira e Arlete, todos pertencentes a uma família simplória de São Paulo. Josefa e Olair são casados e pais de Alzira e Arlete. Josefa morre vítima de câncer e as filhas ficam desoladas. Olair por sua vez, é um homem bruto, ignorante que não amava a mulher e odiava as filhas por achar que as três não passavam de mero prejuízo para o bolso dele. Espancava as meninas constantemente e também batia em Josefa. Alzira é uma menina meiga e mais compreensível as atitudes do pai. Arlete não quer saber de conversa, é  aquela que enfrenta Olair constantemente. O homem bruto, não espera nem o corpo da viúva esfriar e já cai nas garras de Gisele, uma qualquer que só pensa em fortalecer  através de interesses materiais. As meninas contam com ajuda de Célia e Ariovaldo, antigos amigos de Josefa, que auxiliam as meninas e explicam mais sobre questões da alma para as duas. Arlete conhece Osvaldo e engatam um namoro. As meninas são expulsas de casa pelo pai que casa-se com a lambisgoia da Gisele. Passam então a morar com Lurdes, irmã de Olair e tia delas que é odiada pelo irmão, por ter sido abandonada grávida na juventude por um namorado. Lurdes é muito atenciosa com as duas e as meninas acabam prosperando na vida com ajuda da tia. Arlete casa-se com Osvaldo e tem uma filha chamada Olívia, que é muito apegada ao pai mais rejeita de alguma forma a mãe. Alzira conhece Eugênio e também firmam matrimônio, mas decidem não terem filhos. Gisele toma a casa de Olair juntamente com Rodinei,  Olair não resiste de tanto ódio e morre. A alma dele fica aprisionada em Gisele e o mesmo deseja se vingar da ex-mulher e do amante dela.

   De outro lado, em uma família rica, encontramos Valéria e Américo, pai que perdeu  a esposa quando a filha nasceu, mas sempre deu toda a tenção e amor a mesma. Valéria era amiga de Natália, uma menina quieta , que acreditava e estudava o espiritismo. Valéria se envolve com Dario, um drogado e alcóolatra, que estava sendo vítima de encosto do espírito de Tavinho, um ex-namorado da moça que morrerá quando ela tinha uns 15 anos em um racha. Por vez, Valéria gosta mesmo de Thomas, que namora Marion, uma mulher sem escrúpulos que não mede esforços para alcançar os interesses dela e também acredita que tudo está relacionado a beleza do corpo. Valéria resolve terminar com Dário, mas voltando da casa de praia os dois sofrem um acidente de carro, motivados pelo espírito de Tavinho. O tempo passa e Dario desencarna, Valéria sobrevive, mas fica grávida do namorado morto. Natália, Valéria e o tio da última citada, Adamo, viajam para Itália onde as meninas vão estudar. A amiga e o tio se apaixonam e casam-se . Natália descobre que não pode ter filhos. Nasce Frederico, filho de Valéria que é rejeitado pela mão por lembrar-se do erro que cometeu em se deitar com Dario no passado.

   Frederico e Olívia eram amores de vidas passadas, e vão estudar no exterior onde se encontram mas, o destino faz questão de separar. Arlete perde Osvaldo que desencarna antes da esposa. Alzira tem uma grande empresa de culinária e Arlete assume os negócios da irmã, pois Alzira lança o tão sonhado livro de receitas dela e é contratada para ser apresentadora de um programa de televisão sobre o mesmo tema. Tia Lurdes vira assistente de palco dela. Thomas se separa de Marion e engata um romance com Valéria que tem já tem uma relação amigável com o filho. Marion consegue a tão sonhada carreira de atriz. Sofre um acidente e tem o rosto desfigurado. Diante de tremendo desgosto se suicida e fica com a alma aprisionada ao corpo. Ela acompanha cada passo de putrefação da carne mortal em um círculo agoniante. Gisele fica paraplégica após um assalto sofrido no bar de Rodinei. O espírito de Olair se cansa de vingança e segue o caminho da luz. Américo encontra o grande amor do passado, que era Lurdes e reatam um namoro. Frederico e Olívia se reencontram e casam em uma cerimônia conjunta com Valéria e Thomas. Durante todo o enredo os personagens vão se entrelaçando aos poucos e é esse o grande charme do livro. Toda a trajetória das duas famílias é acompanhada e orientada pelos espíritos de luz de Lolla e Eliel. No final, a vida se encontra e toma sentido mesmo sendo seguida em linhas tortas.

   Conhecendo melhor a história de cada personagem e as vidas passadas deles, entendemos que tudo já está pré-definido  para que possamos aprimorar nosso espirito. Muitas vezes nos lamentamos por dores e obstáculos que devemos ultrapassar, mas que deixam marcas no coração e na alma e indagamos e porque sentir demasiada dor e angústia. Com o livro aprendemos que a vida e o destino se encarregam de fazer o melhor para nós mesmos e aqueles que amamos. É mais que uma questão de valores. Vemos que somos donos de cada atitude que executamos em nossa caminhada. A solução não está no lamento das dificuldades que passamos. Ao fim, descobrimos que a solução e caminho para a felicidade pode ser conquistada por nós mesmos, basta apenas efetuar O Próximo Passo.

Postagens Relacionadas





Licença Creative Commons
O trabalho O próximo passo pode mudar sua vida de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos. 

You May Also Like

15 comments

  1. Muito boa a sua resenha crítica q: bjinhos

    www.blogdaingridzinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa flor que lindoo seu blog ameii..já estou te seguindoo adorei..flor participa do sorteio que tá rolando lá no blog com produtos jequiti e Beauty Color --> http://dessajoliiee.blogspot.com
    (segue de volta) Ficarei muito feliz.*
    big beeijo.*

    ResponderExcluir
  3. MUITO OBRIGADA POR SEGUI MEU BLOGUINHO!
    e estou seguindo o seu, CLARO! :)


    Beijinhos no S2, amiga!
    espero sua visitinha no meu blog!!

    ofabulosomundodemarcellilessa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ai q blog diferente!
    Estou te seguindo tambem.

    Confesso q abandonei o habito da leitura há tempos, mas vou retornar. Nunca li um romance espirita.

    http://perolaemmim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii, Paloma!

    Obrigada pela visitinha ao blog!

    Já estou super te seguindo!

    Beiijos
    http://diario-de-uma-consumista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii flor,vim aki pedir ajudaaaa se vc puder votaa http://saladadefrutasbr.blogspot.com/ pra mim
    o nome do blog está >> 'CutCupCake'<< na enquete ! por favor' ! Ele é o 5° blog :)
    Obrigadaaaaaa ♥
    Bom domingo !

    http://fanideisi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Participe do sorteio do meu blog: http://juliabottoni.blogspot.com/2011/11/sorteio-divulga-o-meu-blog.html

    ResponderExcluir
  8. Oiee tudo bem? Espero que sim.
    Os blogs Mi mundo de colores e Masterpiece estão fazendo um concurso em parceria, aqui está o link com as informações sobre o concurso.Vamos ficar muito felizes se você participar!!
    Beejos
    http://mimundo-naty.blogspot.com/2011/12/concurso-meu-amor-verdadeiro.html

    ResponderExcluir
  9. Paloma !!
    Lindo seu blog !!!
    Ameiii tudinho ! Estou seguindo !!
    Te desejo muito sucesso como jornalista, blogueira .... Apesar de não andar lendo nada (livros) ultimamente, eu amei as dicas !!

    Bjo'sSSSsss :g

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post ^^
    Já respondi as perguntasss...
    Beijinhos

    http://pinkperola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá querida
    passando pra desejar uma semana iluminada pra ti
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi minha linda! Adorei a sua visita e achei o máximo aqui! Esse livro parece ser muito bom, fiquei c vontade de ler ao ver a resenha.
    Olha so, a partir de janeiro o Vou-de-Blog terá uma promo somente pra blogs parceiros. Junte-se a nós e divulgue o seu blog. Dá uma lidinha nas regras de parceria: http://www.voudeblog.com/p/anuncie-aqui.html

    Bjinhos e ótima semana.
    Lu

    ResponderExcluir
  13. Apesar do tema ser muito bom, pois exite sim essa rejeição. Não curto muito esse tipo de livro, que envolve vidas passadas. Mas pra quem curte parece muito bom.

    Amei sua blusa *-*

    ResponderExcluir
  14. ah esse tema me deixa muito intrigada gosto muito de livros assim!

    ResponderExcluir