Entrevista com o escritor Evandro Ribeiro

Olá Amados leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com o escritor Evandro Ribeiro, parceiro do Jornalismo na Alma. Ele é autor do livro "Não deixe o sol brilhar em mim".Vamos conferir essa super entrevista?
Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro?
Evandro Ribeiro-O desejo de escrever “Não Deixe o Sol Brilhar em Mim” surgiu após assistir ao filme do diretor sueco Tomas Alfredson baseado no livro Homônimo de John Ajvide Lindqvist “Let The Right One In”. Não escervi uma cópia do filme ou plagiei a história como alguns insinuam ao ler a resenha por ter um tema parecido com o filme. Pelo contrário, achei o filme belíssimo, entretanto senti o desejo de desenvolver a minha própria história sobre o tema. No meu livro as personagens são um garoto e uma menina vampiro como no filme.  Entretanto, apesar de seguir a linha da amizade e romance entre essas personagens (coisa que não acontece na história sueca, pois o fator “romance”, por motivos que só quem ler o livro da história sueca vai entender, não acontece.) minha história segue outro rumo, e foi baseado em reminiscências de minha infância.

Jornalismo na Alma-Como você configurou os personagens do livro? 
Evandro Ribeiro-O livro conta a história de Dennis e Valquíria, dois pré-adolescentes cada um com sua vida solitária e que encontram um no outro o apoio necessário para fugir da solidão. Os outros personagens são a família do tio de Dennis, o irmão e protetor de Valquíria e os garotos da escola.

Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para escrever Não deixe o sol brilhar em mim?
Evandro Ribeiro-Levei exatamente 10 meses para concluir a história.


Jornalismo na Alma-Como surgiu a escolha do nome do livro?
Evandro Ribeiro-O título da história veio da música de Elton John e Bernie Taupin “Don’t let the sun go down on me” (Não deixe o sol se pôr em mim)  que é uma música que tem uma certa importância pessoal na época em que é passada a trama.

Jornalismo na Alma-Por que resolveu escrever sobre vampiros?
Evandro Ribeiro-Não escrevi sobre vampiros porque estava na moda, escrevi porque era um tema que me agradava e que decidi que se escrevesse um livro algum dia a minha história seria sobre vampiros. Até começar a escrever meu livro não me passava pela cabeça haver um mercado literário tendencioso em moda.

Jornalismo na Alma-Sobre qual tema escreveria outro livro?
Evandro Ribeiro-Várias ideias me passam pela cabeça, fora uma continuação de Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, que já comecei a escrever, e que diga-se de passagem não estava nos meus planos até receber vários pedidos de leitores. Penso em escrever uma história que não tem nada de sobrenatural, seria algo entre drama e suspense, mas no momento não passa de um projeto.

Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar seus livros? Como  superou essa situação?
Evandro Ribeiro-O Mercado literário é restrito e não pensei que pudesse publicar um livro. Mas tive sorte de entrar em contato com a editora Dracaena, e estou muito satisfeito com o resultado. Posso dizer que sei das dificuldades que novos autores têm em publicar seu livro, e isso já é dificuldade em demasia. Felizmente não tive dificuldades nesse quesito, entretanto publicar é só o início, a segunda etapa e ter seu livro aceito pelos leitores e nessa parte ainda estou trabalhando a todo vapor.

Jornalismo na Alma-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram a obra?
Evandro Ribeiro-Fico muito feliz por muitas pessoas estarem dando uma resposta positiva ao meu primeiro trabalho. É gratificante ver pessoas falando bem do que fizemos. Claro que nunca se consegue agradar a gregos e troianos, mas o importante é que mais de 95% dos leitores têm falado bem do livro.

Jornalismo na Alma-Tem planos para 2012 no universo da literatura?
Evandro Ribeiro- Além de escrever a continuação de Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, pretendo voltar ao Brasil após 19 anos fazer o lançamento do livro aí em terras brasileiras e quem sabe participar de uma bienal.

Jornalismo na Alma-Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Evandro Ribeiro-José Lins do Rego, Monteiro Lobato, porque são os autores que mais li.


Jornalismo na Alma-Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?
Evandro Ribeiro-Edgar Alan Poe, foi através de seus contos que comecei a apreciar a literatura fantástica.

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Evandro Ribeiro-Se escrever é o seu sonho, não desista dele. Corra atrás, estude, pesquise; veja o que os outros autores do estilo que gosta estão fazendo. Publicar um livro é realmente uma grande batalha, mas é preciso ter escrito algo primeiro. Publicar um livro não dependente do autor, mas escrever o livro só depende única e exclusivamente dele. Por isso, mãos a obra, o resultado com certeza será gratificante, não importa os obstáculos encontrados.

Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Evandro Ribeiro-
Uma pessoa:
 Nenhuma em especial, várias em importância.
Um desejo:
Poder escrever em tempo integral.
Um livro:
Dom Casmurro.
Uma música:
Don’t Let the Sun Go Down on Me
Uma comida:
Tirashi Zushi
Uma bebida:
Vinho tinto
Uma frase:
È preferível ter um inimigo do que um falso amigo.
Animal de estimação:
Cachorro ou pássaro.
Filhos:
Nos complementam.
Dinheiro:
Não é tudo, mas é necessário.
Felicidade:
Uma cadeira confortável, tempo livre e um livro á mão.
Fama:
As vezes atrapalha
Religião:
Budista.
Blogueiros:
Uma força que veio para somar.
Falsidade:
 Algo deplorável.
(Evandro Ribeiro)

Contato

Espero que tenham gostado. Vocês podem conferir mais sobre o autor e a obra clicando AQUI!

15 comentários:

  1. Tu e tuas entrevistas maravilhosas!
    Bom com certeza vou conferir mais sobre o autor!
    beijinhos

    www.modasdacarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, o livro promete boa leitura pelo que estou vendo *-* rs
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bem legal a entrevista :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. muito bom o bate bola =)

    beijinhos

    http://clubedapenteadeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. nossa que entrevista legal! Eu adorei essas dicas que ele deu para futuros escritores , e me deixou bem curiosa para ler esse livro dele haha . Curti muito . Ótima entrevista para se ler !

    volte sempre
    http://braziliandiamond.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da entrevista Paloma, também sou um grande admiradora de vampiros rsrs, o livro é bem o meu estilo literário, apesar de eu gostar de ler livros variados. Bjinhos Paloma.
    http://blogdaingridzinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Minha querida tudo bom?

    nossa eu amei a entrevista! comecei a escrever meu livro!

    http://wwwmaismoda.blogspot.com/

    beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista rs e concordo , dinehri nao é tudo, mas é necessario!
    adorei a entrevista de vdd haha *-*
    obg pela visita lá no meu blog fofa, espero que volte mais mais vezes <3 rs
    sempre que puder venho comentar aqui!

    Beijos,
    bnascimentooo.net.tc

    ResponderExcluir
  9. Só por esse título, já estou gostando do livro! hahaha bem legal a entrevista!

    http://creativityandpersonality.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de livros sobre vampiros. Não conhecia este, fiquei muito interessada! *.*
    Parace ser muito bom mesmo. Tomara que cada vez mais, nossos queridos autores nacionais sejem valorizados, tanto pelos leitores, como das Editoras! Bela entrevista!
    Resenha nova no Blog, passa lá depois!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  11. adoreei a entrevista *--*

    beijos

    www.deliriosdeumcloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que entrevista bacana \o/ hehe adorei!

    Visita? Novo layout + post.

    www.blogmeianoite.com

    ResponderExcluir
  13. Oi querida, vim conhecer seu blog e AMEI, ele é lindo parabéns, comecei a seguir aqui, e vou voltar sempre que possível :) Beijos;

    http://www.byjessicarodrigues.com/

    @jescrodrigues

    ResponderExcluir
  14. fico feliz que voce gostou das parcerias do meu blog!
    Tem post novo la
    http://daniele-costa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Adoro ler as entrevistas aqui do seu blog!
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.