Entrevista com o escritor Ulisses Góes

Olá Amados leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com o escritor Ulisses Góes, parceiro do Jornalismo na Alma. Ele é autor do livro Efeito Cacaos, que parece ser super bom!  Vamos conferir essa super entrevista?
Jornalismo na Alma- Como surgiu o desejo de lançar um livro?
Ulisses Góes-Esse desejo surgiu desde menino quando descobri que adorava escrever. Sempre tive sensações realizadoras desde criança ao escrever, ao criar histórias com personagens fabulosos, marcantes em histórias envolventes. E a ideia de publicar livros desde então me persegue, como algo que tenho que fazer independente de qualquer outra coisa em minha vida. E não penso em publicar um livro, mas vários livros, e promover nas pessoas o prazer de ler uma história que faça elas se emocionarem, refletirem, pensarem e questionarem suas próprias vidas a partir daquilo que elas acabaram de ler. Eu diria que esse é meu desejo maior embutido dentro do desejo de lançar livros.

Jornalismo na Alma- Como você configurou os personagens do livro Efeito Cacaos? 
Ulisses Góes- Quando comecei a escrever Efeito Cacaos, eu tinha mentalmente toda a história definida em minha mente, e à medida que eu ia desenvolvendo e escrevendo, os personagens foram surgindo e mostrando cada um sua personalidade, seu caráter, seu sofrimento interior. Isso eu não consigo programar, tudo isso que envolve os personagens vão surgindo com o decorrer da história. O jovem foi o primeiro personagem que me surgiu e eu já sabia como ele era, o que ele pensava, como ele agiria em determinadas situações. E ainda assim, em alguns momentos, ele acabou me surpreendendo com atitudes que eu nem imaginava para ele.

Jornalismo na Alma- Quanto tempo levou para escrever o livro?
Ulisses Góes- Eu me debrucei sobre a história durante 5 ou 6 meses, e foi um período de total dedicação, onde eu apenas escrevia e escrevia. Eu tinha uma vontade incontrolável de desenvolver o livro e enxergar logo todo o final que eu já imaginava que ocorreria. Quando temos imagens em nossa mente, rapidamente temos aquele desejo de que tudo aquilo se materialize logo e se mostre aos nossos olhos acontecendo de fato. E foi o que aconteceu comigo quando escrevi Efeito Cacaos. Eu queria logo realmente visualizar no papel toda aquela história e seu final intrigante.

Jornalismo na Alma- Como surgiu a escolha do nome do livro?
Ulisses Góes- Quando comecei a escrever, eu já tinha o título definido, e ele seria apenas "Cacaos", que seria uma brincadeira fonética envolvendo o fruto cacau, que foi durante muito tempo a base do desenvolvimento econômico da região Sul da Bahia, a minha terra natal, e a palavra caos, que é o fator que desencadeia todo o sofrimento dos personagens de meu livro. Posteriormente, lendo sobre a Teoria do Caos e após assistir ao filme "Efeito Borboleta", decidi mudar o nome do livro para "Efeito Cacaos", influenciado pelo chamado "efeito borboleta, que explica que uma simples ação nossa pode acabar gerando consequências no outro lado do mundo. O "Efeito Cacaos" que dá nome ao meu livro poderia ser explicado como as consequências criadas por um evento catastrófico de maneira indireta na vida de muitas pessoas, tal qual ocorre com os personagens de meu livro.

Jornalismo na Alma- Como surgiu a ideia de disponibilizar o livro em E-book?
Ulisses Góes- Essa ideia surgiu mais por necessidade do que por opção. Percebendo alguns entraves para que eu conseguisse lançar meu livro por uma editora, eu decidi na ousadia e na coragem lançar meu livro virtualmente e disponibilizar uma versão PDF para que os leitores interessados possam baixar e ler. Os resultados se mostram até o momento modestos mas positivos, e fico feliz por isso. Mas ainda pretendo lançar Efeito Cacaos por uma editora.

Jornalismo na Alma- O que você acha do incentivo da arte e cultura no Brasil?
Ulisses Góes- Eu vejo claramente que em nosso país a cultura é pouco valorizada, principalmente quando se trata de livros. A maioria dos brasileiros não tem o hábito da leitura, e você não vê muitos projetos de incentivo à leitura para os jovens. E para os escritores, as dificuldades são ampliadas pela falta de apoio cultural ou financeiro. Até que você consiga lançar um livro seu e ser reconhecido pelo público, você tem que sofrer muito com todas as dificuldades que surgem pelo caminho. Geralmente você tem sua obra aprovada pela editora, mas precisa dividir os custos editoriais e torcer para que o livro tenha respaldo positivo junto ao público leitor, o que nem sempre ocorre.

Jornalismo na Alma- Qual livro você daria para um inimigo? Por quê?
Ulisses Góes- Para um inimigo eu daria "O Pequeno Príncipe". Quem sabe ele acabaria entendendo o verdadeiro valor de uma amizade e não mais seria meu inimigo.

Jornalismo na Alma- Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Ulisses Góes- Confesso que Machado de Assis é meu autor preferido, pelo elo incrível que ele consegue construir com o leitor, a maneira como ele te envolve e faz você tecer questionamentos sobre o que realmente aconteceu, ou refletir a respeito da existência desse ou daquele personagem.

Jornalismo na Alma- Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?
Ulisses Góes- Sem dúvida nenhuma, meu autor estrangeiro preferido é José Saramago, pela sua maneira única e magnífica de escrever, envolvendo o leitor em um universo onde você não faz ideia do início e nem do fim, mas tem a certeza de que foi engolido por algo maior do que sua própria existência.

Jornalismo na Alma- Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Ulisses Góes- Ter coragem e persistência, antes de mais nada. Coragem para mostrar seus trabalhos e nunca desistir de seus objetivos estabelecidos. Sempre seguir adiante e nunca desanimar diante de derrotas, portas fechadas ou caminhos travados. Divulgue sempre suas obras, faça ser lido, ser visto, ser comentado, e sempre aceite as pequenas oportunidades e espaços para divulgar seu material literário. E nunca parar de escrever, pois sempre existirão leitores prontos para serem cativados por histórias fabulosas, emocionantes, comoventes e fantásticas.

Jornalismo na Alma- Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Ulisses Góes-
Uma pessoa: na verdade, duas pessoas, meus dois afilhados incríveis
Um desejo: publicar livros que todos irão ler
Um livro: O Mundo de Sofia
Uma música: Original Of The Species, U2
Uma comida: culinária chinesa
Uma bebida: vinho
Uma frase: Às vezes, é necessário você se perder para se encontrar e compreender seu verdadeiro lugar neste mundo.
Animal de estimação: gato
Filhos: dádiva para quem os tem
Dinheiro: um mal enraizado no mundo
Felicidade: tudo o que faz você se sentir realizado
Fama: um caminho perigoso
Religião: ópio da humanidade
Blogueiros: guerreiros virtuais que merecem nosso respeito
Falsidade: atitude dos fracos


(Ulisses Góes)
Saiba mais sobre o autor e o livro clicando AQUI!

Contato

27 comentários:

  1. que legal a intrevista flor, otimo post!

    beijinhos

    http://clubedapenteadeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. amei minha querida! adoro estas entrevistas que você faz!

    http://wwwmaismoda.blogspot.com/

    beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  3. que legal a entrevista com esse escritor flor!!
    bjokas
    www.chatofbeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro dele :/
    Vou procurar, ele parece ser bem talentoso.

    Tem post sobre livro no blog, corre la e confere: posdezesseis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Entrevista mara!!! Adoro!!!

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  6. AAA que legal sua entrevista com o Ulisses, Paloma *____*
    Ele realmente é bem simpático (;
    Eu quero ler muito o livro dele hehe
    Ótimo post viu diva? Você é demais hehe
    Sucesso SEMPRE, no que precisar estou aqui, Beeijão ;*


    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro
    http://migre.me/7FM59

    ResponderExcluir
  7. Adoreeei conhecer mais um escrito ^^

    Bjinhos ;*

    Pâm
    http://chiqueatodaprova.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adoorei a entrevista (:
    Continue fazendo hem? ^^

    Beijos
    www.diariodelooks.com
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dia, gostei da capa, bem diferente.. *-*
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, como vai? Passando para avisar que lá no blog, ta rolando promoção, participa, esse é o link http://www.diariovirtualdaane.blogspot.com/2012/01/promocao-sorteio-entre-as-150.html .


    Beijos
    Ane
    http://www.diariovirtualdaane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa sobre o conteúdo do livro, ele tem grandes chances de fazer sucesso e lançar muitos outros :)

    ResponderExcluir
  12. Adoro as entrevistas que você faz e adoro seu blog *-*

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  13. Gostei da entrevista , ele parece ser super simpatico -haha beijos

    www.deliriosdeumcloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. oooooii
    tudo bom??
    muito boa a intrevista, gostei muito, parabéns!!
    sucessooo!

    já estou te seguindoo (:
    http://mariacerejamaquiagem.blogspot.com/
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Legal essa forma de disponibilizar o livro dele em E-Book.
    http://pinkepaete.blogspot.com
    bjoos

    ResponderExcluir
  16. Gostei da entrevista, principalmente quando ele falou sobre a cultura do país que não é muito valorizada,e muitas pessoas não tem o hábito de ler por preguiça na maioria das vezes, e falta de conhecimento. Parabéns por mais uma bela entrevista ^^, bjinhos Paloma
    http://blogdaingridzinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. nao cohecia ele, mais adorei a enrtevista
    (:

    Beijooos
    larysilvestre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei a entrevista ...


    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelo carinho e comentario no Embalaço.

    Parabens pela entrevista, é sempre bom conhecer um pouco de quem escreve histórias perfeitas..

    /Visite novo post (esse é especial)
    http://embalaco.blogspot.com/2012/01/e-quem-ganha-o-presente-e-voce.html

    ResponderExcluir
  20. Muito bom quando aparecem ótimos escritores, com essa garra pela escrita. Meu lado leitora agradece bastante. Beijos
    http://meuspreciosospes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Adoooooooro essas entrevistas com autores!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Paloma, como amo ler, amei a entrevista com ele ;)

    Beijinhos e uma ótima quinta-feira para vc ;)

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Poxa, meu sonho qdo pequena era escrever um livro,mas acabei descobrindo que meu negócio era desenhar.
    Agora me contendo em ler o dos outros. A história desse livro deve ser emocionante e gostei do comparativo do nome do livro com o do filme.
    Ótima dica do Ulisses, dar o livro o pequeno principe para um inimigo.
    Eu tb adoro Machado,até por ser um exemplo de vida numa época cheias de tabus e preconceitos.
    Pa,parabéns pela entrevista

    ResponderExcluir
  24. Que post interessante, adorei a entrevista!

    Bjus!

    http://desejosdeumafashionista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. que mara essa entrevista
    bj
    http://thecamilamorena.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá a todos os leitores deste blog fabuloso, estou para agradecer a Paloma pelo convite para a entrevista e pela oportunidade oferecida para contar um pouco sobre minha obra e trazer para todos vocês a chance de conhecer meu livro e ler esta história fantástica escrita por mim. Abraços literários para todos e espero que estejam dispostos a serem cativados pelas páginas de Efeito Cacaos.

    ResponderExcluir
  27. oown, que querido.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.