Entrevista especial- Ivana-Porã Artes

Olá Amores! Trago para vocês uma entrevista Especial com a Ivana, proprietária da Lojinha Porã Artes e mais nova parceira aqui do Jornalismo na Alma. Em breve colocarei no blog o sorteio de um lindo caderno cedido por ela. Fiquem atentas! Vamos conferir a entrevista!



Jornalismo na Alma-Como surgiu a vontade de trabalhar com encadernação artesanal?
 Ivana-Porã Artes-Na verdade sempre fui apaixonada por papéis, canetas e livros. Lentamente, à medida que a escolha de uma profissão se aproximava, fui deixando de lado essa paixão. Tomando outro rumo, tornei-me fisioterapeuta.  Há cerca de 7 anos, uma amiga bibliotecária iniciou um curso de encadernação e restauro com a bibliotecária, museóloga e restauradora Nilza Saiki, uma das maiores especialistas brasileiras na área. Fiquei sabendo da novidade e, ao ver as peças que ela estava fazendo, encantei-me. Pouco tempo depois iniciei o curso com o objetivo de me distrair, um passatempo... Mas comecei a mergulhar  nesse vasto mundo que detém conhecimento rico e ancestral. Comecei a comprar algum material, fiquei mais entusiasmada, e, quando dei por mim, já tinha uma oficina completa! Daí a trabalhar... um passo!
  
Jornalismo na Alma-Há quanto tempo você realiza esse trabalho?
Ivana-Porã Artes-Como disse, dei início ao primeiro curso há 7 anos e tudo foi se encaixando naturalmente.

 Jornalismo na Alma-Você tem alguma encadernação que seja especial... o seu xodó? Qual? Por quê?
 Ivana-Porã Artes-O Caderno de Vinhos. Porque Cadernos de Vinhos são praticamente inexistentes no Brasil. Inicialmente, tive de fazer uma vasta pesquisa sobre os itens que seriam relevantes na caracterização dos vinhos. Pesquisei os cadernos franceses e transpus os termos para o português com a ajuda de enólogos. Depois, o miolo: o tipo, cor e gramatura do papel, o estilo e a cor a utilizar nos tipos gráficos, o adorno  (cacho de uva) e - o fundamental - qual o tipo de encadernação a ser utilizada, uma vez que haveria espaço para a colagem do rótulo e o caderno não poderia “abrir a boca”. Depois disso, a escolha do desenho em alto-relevo da capa, e  testes e mais testes misturando cores diferentes de tinta para couro até chegar numa combinação adequada, que fosse aproximada aos tons do vinho tinto. Foi um trabalho muito difícil,  mas extremamente prazeroso. O resultado final agradou-me muito.
(Caderno de Vinho)
Jornalismo na Alma-De onde surgem as inspirações para a confecção de cada tipo de encadernação?
 Ivana-Porã Artes-Toda e qualquer inspiração surge de algo que vimos, vivemos ou gostamos e que, consciente ou inconscientemente, repetimos. Em cima de um “projeto-cópia inicial”,  novas idéias surgem, um turbilhão de idéias que, se não anotadas, desaparecem na mesma rapidez com que surgiram. As idéias são inesgotáveis em todo e qualquer ser, basta apenas manter-se atento para não deixá-las passar.
  
Jornalismo na Alma-O que o artesanato significa na sua vida? Por quê?
 Ivana-Porã Artes-Em primeiro lugar é estudo e conhecimento. Depois, o prazer da transformação de materiais brutos em peças delicadas.
  
Jornalismo na Alma-Qual tipo de encadernação é mais difícil de ser feita? Por quê?
 Ivana-Porã Artes-Capa presa em couro com douração. Porque é necessário profundo conhecimento de: técnicas,  couros, tintas, química, teoria das cores e muita habilidade manual para gravação.
 Jornalismo na Alma-Porque resolveu criar uma loja online?
 Ivana-Porã Artes- Os produtos de encadernação tem eco num nicho pequeno da população. Estamos vivendo o momento dos meios eletrônicos que permite que esse nicho  tão específico seja alcançado com maior facilidade.
Jornalismo na Alma-Como se sente com a receptividade das pessoas em relação a seu trabalho?
 Ivana-Porã Artes-Trabalho tanto com couro em encadernações clássicas,  quanto com tecido e papel em encadernações contemporâneas. A receptividade  é notadamente maior nos trabalhos contemporâneos. Talvez pelo gosto dos brasileiros pela cor e pela modernidade...
Caderno Happy Cats


Gostaram da entrevista? Eu adorei! É sempre bom conhecer pessoas que façam trabalho tão gratificantes e lindos como esse! Vamos visitar a lojinha e conferir os produtos:
O blog dela é:

4 comentários:

  1. adorei a entrevista!!
    eu tb adoroo coisas de papelaria, fiquei mto inspirada *.*

    Beijinhoo flor :*
    http://estacaofofa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essas entrevista são massa!
    É um jeitinho de conhecemos mais as pessoas e o trabalho delas!
    Adorei o trabalho!
    Beijos da ká

    http://rosaoulilasqualvocegostamais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo essa de arte...é um trabalho muito minucioso e o resultado lindo. E esse caderno de vinhos, não conhecia....trabalho cheio de capricho.Parabéns pra ela, depois vou lá conhecer o blog com calma!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista, elas tem um trabalho muito lindo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.