Aniversário do Jornalismo na Alma #02


Olá meus bolinhos de chocolate com cerejas! Doce e muito doce...afinal estamos em festa! Bom, como prometido estou trazendo nesse post as respostas das perguntas e o resultado do sorteio. Para conferir o blog de cada participante, basta clicar no nome da pessoa! Gostaria de agradecer muito mesmo á todas as pessoas que participaram do Aniversário do Jornalismo na Alma. È muito bom ter o carinho e a amizade de vocês! Algumas perguntas foram repetidas ou parecidas. Então vocês verão mais de um autor em alguma delas.

1-O que te motiva a continuar com o blog? (Marli Carmem)

Paloma Viricio- Acredito que seja principalmente os leitores. Como uma rádio não existe sem ouvinte, como a TV não existe sem telespectador, como um jornal não existe sem leitor, o blog também não existem sem vocês. Esse espaço aqui é mais do que meu é de todos que acompanham as postagens, dos parceiros, dos colunistas, dos amigos!Enfim, o Jornalismo na Alma também é feito por vocês. Gosto muito desse contato com as pessoas...ouvir a opinião de cada um e tentar melhorar cada vez mais.

2-E quando a inspiração desaparece: onde você a encontra novamente? (Carolina Lima)

Paloma Viricio- Bom, até agora ela está firme e forte! (Risos) Quase sempre recebo pedidos de leitores, sugestões de amigos e parceiros...e assim vamos caminhado!

3-De onde surgiu a ideia de criar um blog e um sonho que você tem para ele? (Sandro Honorato) / (Camila Márcia) / (Crislaine da Silva) / (Jeniffer Yara)

Paloma Viricio- Eu tenho blog desde a época do colegial (13 anos). Comecei com um blog que falava sobre tudo e posteriormente virou uma página de crônicas. Quando entrei na faculdade e comecei a realizar vários trabalho acadêmicos, vi que tinha a necessidade de criar um portifólio. Foi assim que nasceu o Jornalismo na Alma. Postava vagamente e geralmente eram resenhas acadêmicas, textos mais pesados, voltados mesmo para a parte de Teoria da Comunicação. Deixei o blog um pouco de lado devido a correria do dia. Quando terminei um estágio que fazia, resolvi desenterrar o blog. Pensei, que postar somente resenhas acadêmicas fazia com que o Jornalismo na Alma, ficasse interessante somente para um público bastante restrito. Pensei em uma das coisas que mais gostava de fazer...e logo me veio á cabeça criar algo sobre livros. Foi assim que meu filho reviveu...da Junção de duas paixões: Jornalismo e Livros. Bom, um sonho...gostaria de poder continuar com ele para o resto da vida.

4-Qual a maior dificuldade em ser uma blogueira? (Anderluci Honorio)

Paloma Viricio- Acredito que seja manter uma rotina, digo sempre atualizar o blog. Muitas vezes você fica sem tempo ou sem internet e não consegue fazer o blog "rodar". No começo foi um pouco cansativo.Mas, eu já me adaptei e consigo atualizar o blog bem agora.

5-Quando a surgiu a vontade de se tornar uma jornalista? (Thais Rodrigues) / (Licínia Ramizete) / (Ana Carolina Silveira)

Paloma Viricio- Olha, vou lhe confessar que foi uma situação engraçada.Tinha acabado o segundo grau e ainda não sabia o que iria fazer na faculdade. Tinha algumas profissões em mente...mas ainda não estava certa de nada. Um belo dia em casa assistindo ao Jornal Hoje...eu olhei o Evaristo Costa e falei...gente que homem lindo, tem postura, fala bem...suspirei! (Risos) Falei...tai..por que não pensei nisso antes? Vou fazer Jornalismo. Encaixa direitinho...eu amo escrever e ler, adoro foto, rádio, revista! Como não pensei nisso antes? Resolvi pesquisar um pouco mais sobre a profissão e através da internet consegui falar com profissionais muito simpáticos da área, como o Michael Kiler, Eduardo Ribeiro e Fábio Ramalho da TV Record. Eles me deram dicas adoráveis. Conheci outros jornalistas e ai me convenci que cursaria Jornalismo!

6-Como consegue essas entrevistas maravilhosas? (Deyse Joyce)

Paloma Viricio- Elas realmente são maravilhosas! Eu tenho que admitir que sou a menos culpada nisso, porque o entrevistado é aquele faz uma entrevista ser um sucesso. (Risos) Deus tem colocado na minha vida pessoas maravilhosas, super inteligentes, simpáticas. Cada entrevista é um aprendizado, uma riqueza de palavras, opiniões e não poderia ser melhor. Fico até arrepiada em falar sobre isso. O Jornalismo é isso...interação direta com os leitores e entrevistados, não existe receita melhor.

7-Qual foi o momento mais difícil de administra o blog? (Rafaela Oliveira)

Paloma Viricio- Acredito que no início, porque ainda estava criando modelos de postagens, layout, resenhas, vídeos, promoções, parcerias e tudo mais. Hoje em dia, o único momento que pesa um pouco, é a época de prova na faculdade...porque fico demasiadamente atarefada. Mas, estou conseguindo levar os dois.

8-Como você elabora as perguntas das entrevistas? (Valquíria Novaes)

Paloma Viricio- Bom,primeiro eu observo o entrevistado, procuro saber mais sobre o que ele gostaria de falar. Depois eu procuro me colocar no lugar do leitor e com ajuda do entrevistado, responder as possíveis dúvidas que uma pessoa teria  ao ler uma matéria ou entrevista. È mais ou menos aquilo que em Jornalismo nos chamamos de Lead-que são as perguntinhas básicas para confecção de uma matéria jornalística ( "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?"). Também procuro ver alguma curiosidade sobre o entrevistado, o ponto de vista dele sobre algum assunto de cunho social, um diferencial e por ai vai...cada entrevista é uma caixinha de surpresa!

9-  HELP, me fala um livro que você leu e indica? (Helena Lopes)

Paloma Viricio- Gente...socorro! Que pergunta difícil! (Risos) A maioria dos livros que li...foram maravilhosos. Realmente em toda minha vida só não gostei de um livro, que não vou citar aqui! Mas,  indico Cem anos de Solidão-Gabriel García Márquez...meu preferido. Gosto muito aliás do modo  como o Gabriel García escreve em geral. E indicaria também o livro Julieta Imortal da Stacey Jay, que se tornou outro favorito meu.

10-Gostaria de escrever um livro sobre que assunto? (Patrícia Figueredo)

Paloma Viricio-Sobre vários assuntos!Escrevo desde os 11 anos e tenho várias peças de teatro armazenadas que fazia para apresentar no colégio. Tem uma em especial que é um romance titulada de Para sempre...quero muito reformular ela e lançar um livro...mas vou mudar esse título. Também quero lançar um livro de poesias...tenho várias armazenadas. Penso em transformar minha monografia em livro ou escrever outro que relacione o jornalismo. Atualmente, estou montando o projeto de um livro que será escrito por 10 autores. Não posso falar muito...mas adianto que já já tem novidade!

11-Qual é a sensação de ser influente na internet, formando novos leitores e divulgando a literatura com seu blog? (Caíque Fortunato)


Paloma Viricio- Não sei se sou tão influente assim! (Risos) Mas, gosto muito de ler a opinião das pessoas sobre os posts...A sensação é muito rica!

12-Você queria fazer jornalismo ou pensava em fazer outra coisa? (Thais Terra)


Paloma Viricio- Fiz Técnico em Informática...e pensava em continuar nessa área. Mas, vi que número binários, programação e outros itens não eram tanto minha praia!


13-Como você se sente, tendo um blog grande e botando sua breve profissão em prática, o jornalismo...? (Jeremias Oliveira)


Paloma Viricio- Bom, não sei se será uma breve profissão! (Risos) Mas, é bem legal fazer o que eu gosto e juntar Jornalismo e livros é algo muito bom!

14-Você acha difícil um blog novo ser reconhecido por uma editora para ganhar parceria? (Alexandra Rabelo)


Paloma Viricio- Acho muito difícil sim!Pelo menos para minha pessoa foi! Tive que ralar muito para consegui meus amigos leitores, parcerias e afins! Não é nem um pouco fácil...tem que ter persistência e dedicação!

15-Qual a dificuldade no blog que você imaginou não superar e superou? (Anhy Menires)


Paloma Viricio- Acredito que foi o número de seguidores! No começo fiz uma promoção que só iria acabar quando o blog atingisse 300 seguidores! Demorou tanto...pensei...nossa não vai dá certo! Mas, estava enganada! Deu certo e foi um sucesso! Quando realizei o primeiro concurso para blogueiros aqui eu também pensei que ninguém ia se inscrever e o resultado foi maravilhoso...mais de 20 e poucos blogs inscritos...fique muito feliz!

16-O que o teu blog te ensinou? (Wendyel M. Borin)


Paloma Viricio-  N' coisas! Quando faço uma postagem as pessoas vem aqui e escrevem a opinião delas ...muitas comentam algo relativo ao tema que eu não sabia e por ai vai! Além é claro das entrevistas...elas são sempre muito bem respondidas e trazem grande ensinamento!

17-Quando você começou o blog você já planejava ter muitos membros, comentários,colunistas,e claro muita informação ? (Andreza Hoffmann)


Paloma Viricio- Não planejei anda inicialmente. Todas as ideias de postagem, vídeo resenha, promoções, colunistas, quadros...foram surgindo gradativamente e se encaixando no blog de uma forma tão redondinha...que ás vezes me surpreendo com a receptividade das pessoas. Isso é muito bom mesmo!
Espero que você tenham gostado dessa dinâmica minha com meus amigos leitores! Agora vamos ao resultado do sorteio!!! (Risos) Uhu! \o/

Resultado Sorteio Aniversário Jornalismo na Alma


Parabéns Rafa! Ela é dona do Blog Melody e sempre está presente aqui no Jornalismo na Alma
Vou mandar o e-mail comunicando a sortuda!

(Prêmio)

20 comentários:

  1. Que legal conhecer seu lado profissional melhor!
    Parabéns à Rafa Oliveira.
    beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à ganhadora.
    Adorei ver a minha pergunta e, sua resposta.
    Que tenhas muito sucesso!


    @wendyelmb
    http://tecido-doce.blogspot.com/
    http://cerejadeneve.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, fofa. Nossa, que entrevista interessante. Adorei e parabéns a minha chará, Rafa. kk

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adivinha qual a pergunta e resposta que mais gostei? Brincadeira gostei de todas e de saber todo seu esforço e empenho com seu blog.
    Livro com 10 autores, d+.
    E que legal você gosta mesmo de escrever tem até peça, que chique.
    Não esqueça quando escrever o livro quero ilustrar e se for fazer a peça ajudo no figurino.Aí, que abusada eu kkkkk!!!
    Adorei tudo, a entrevista tá linda, só mandaram perguntas boas.
    Parabéns novamente e muito sucesso e parabéns para o sorteada, pena que não fui eu kkkk :P
    Bj, Pa

    ResponderExcluir
  5. Parabens seu blog lindo! Parabens, paloma!

    ResponderExcluir
  6. Ameiii opost e o blog.

    conheça o meu tbm

    www.emporiokafashion.blogspot.com

    Bjocas
    Gi

    ResponderExcluir
  7. Adorei as respostas, e parabéns mais uma vez seu blog merece todo sucesso.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Bem divertida a entrevista e vc ainda colocou minha pergunta ;)
    Só fiquei triste pq não ganhei :((((
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. adorei suas respostas. muito legal conhecer melhor seu lado tanto pessoal quanto profissional. Eu já te respondi sobre o seu projeto literário (no qual você queria juntar 10 autores), e eu adoraria participar. Pode contar comigo na sua equipe, ok?
    beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Como sempre me surpreendendo. Parabens. Gostei das respostas! E da dedicaçao

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resposta, seu blog é realmente demais e tudo se encaixa! haha, parabéns pra sortudaaaa :( bj ♥
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ahh parabéns pra ganhadora, pena que não ganhei, mas outras oportunidades virão! hsiahsuia
    beijinhos

    www.modasdacarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ameei a entrevista eu ameei tudo seu post's são lindos e seu blog Maravilhosos *--*
    da uma passadinha la bno Portal Disturbia Ficaria Feliz ?
    http://pdisturbia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Adorei que você respondeu minha pergunta :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  15. Oi Paloma, gostei muito desse post, a ideia foi muito criativa, parabéns!!! Você é influente sim, pelo menos para esse tanto de gente que é fã do seu blog, assim como eu.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito mesmo da entrevista! Fazer Jornalismo e escrever sobre Livros seria um sonho meu também realizado, se eu fizesse Jornalismo,rs. Já pensei em cursar, mas acho que não é muito minha praia, mas admiro quem faz, e todas suas repostas foram muito boas, deu pra saber mais sobre o blog e sobre você né ><

    Não ganhei o prêmio do sorteio, mas só a entrevista já foi um prêmio, não só pra mim, mas para todos os seus leitores *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá :)
    Adorei as perguntas e suas respostas *-*
    E meus parabéns a vencedora :)

    Beijos e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  18. Parabéns a ganhadora, e adorei minha resposta, mas não é só pelos entrevistados não hein, você sabe entrevistar de forma inteligente e que nos prende!!!

    Parabéns a você, pelo ótimo tato para a coisa!!!

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  19. Ah eu ganhei!!!!!!!!
    Obrigada Paloma!!!!
    Adorei as respostas principalmente a da minha pergunta, realmente, estou no comecinho e é tudo muito difícil, rsrs.
    Beijos
    Rafa :)
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Adorei sua ideia de deixar seus leitores te entrevista, achei incrível e deu vontade de fazer o mesmo, confesso.
    Nossa, que legal sua forma de decidi a profissão. haha

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.