Conto, novela, romance ou crônica ?

by - fevereiro 07, 2012

Disse um certo sábio “ Ler faz parte da minha felicidade”.Eu concordo.
Amo ver aqueles livros novinhos com cheirinho de uma nova aventura que eu devo embarcar.
Percebo que me apaixonei por um livro na prateleira, leio a sinopse e percebo que realmente eu tenho que levar aquele livro, mas estou indecisa entre dois que eu gostei muito, mas só posso levar um.
Então leio novamente a sinopse, folheio as paginas, olho o índice, e quando busco informações sobre o livro, percebo que um é só de contos e o outro é um romance.Ai vem aquela duvida. “ Qual a diferença entre  conto,  novela, romance e crônica?” A dúvida que me perseguiu por muito tempo. Nesse post, busquei as melhores informações sobre essa duvida que muitas pessoas tem. A pesquisa foi extraida de diversos sites do Google. Acompanhe. 
CONTO
O Conto contém apenas um único drama, um só conflito. Esse drama único pode ser chamado de "célula dramática". Uma célula dramática contém uma só ação, uma só história. Um conto é um relâmpago na vida dos personagens. Não importa muito seu passado, nem seu futuro, pois isso é irrelevante para o contexto do drama, objeto do conto. O espaço da ação é restrito. A ação não muda de lugar e quando eventualmente muda, perde dramaticidade. O objetivo do conto é proporcionar uma impressão única no leitor.

Tipos de contos
Cabe aqui ressaltar alguns tipos específicos de contos como a fábula, o apólogo e a parábola.
Fábula - Protagonizada geralmente por animais, pretende encerrar em sua estrutura dramática alguma "moral" implícita ou explícita.
Apólogo - Protagonizado geralmente por objetos que falam, também como a fábula, pretende conter uma "moral", implícita ou explícita.
Parábola - Narrativa curta, pretendendo conter alguma lição ética, moral, implícita. 
NOVELA
Uma novela nada mais é que uma sucessão de Células Dramáticas, como se fossem arrumadas em uma linha reta infinita. Em face de essa estrutura é sempre possível, acrescentar mais uma Célula Dramática, mesmo depois de terminada a novela. 

ROMANCE
 Num romance, as células estão concatenadas, formando um círculo. Uma estrutura fechada. Uma sucessão lógica com um encerramento definitivo. Seria impossível acrescentar mais uma Célula Dramática, depois de terminado um romance. 

CRÔNICA 
É o acontecimento diário sob a visão criativa do escritor. Seus personagens podem ser reais ou imaginários. Não é mera transcrição da realidade, mas sim uma visão recriada dessa realidade por parte da capacidade lírica e ficcional do autor. Normalmente, por se basear em fatos do cotidiano, ela tende a se desatualizar com o passar do tempo. Nem por isso deixa de perder seu sabor literário quando agrupamos um conjunto delas em um livro. O cronista é essencialmente um observador, um espectador que narra literariamente à visão da sociedade em que vive, através dos fatos do dia-a-dia. 



RESUMÃO
Um Conto é uma narrativa ficcional contendo uma única Célula Dramática. Uma Novela é uma narrativa ficcional contendo uma sucessão linear de Células Dramáticas. Um Romance é uma narrativa ficcional contendo uma sucessão circular fechada de Células Dramáticas.
Ufa! Explicadinho. Agora sim.
Espero ter ajudado. Beijão a todos. 
 

Essa postagem foi elaborada por: 

Contato


NOTA DA REDAÇÃO

A Ana é outra colunista que me orgulho muito. Quando ela me comunicou sobre a ideia de falar sobre essas diferenças de escrita eu aprovei e me empolguei. Adorei...demais mesmo! A Ana também tem um blog e além de amar ler ela  escreve muito bem. Ela escreveu juntamento com o Yago Lisboa um texto sobre Aids, titulado de Não desista, onde aborda que a maior dificuldade dos portadores de HIV, não é em si a doença e sim o preconceito. Esse texto foi  vencedor em uma oratória de concurso de uma gincana municipal.Parabéns amiga pelo texto! Confiram em:
Paloma Viricio



You May Also Like

16 comments

  1. Adorei saber essas diferenças, e o que mais amo é a cronica, pelo modo diferente da escrita!!!

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  2. gosto muito dos romances *.* sou uma apaixonada.
    beijo
    http://mysimplelife10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Me confundo ainda com isto, adorei o post, ajudou a diferenciar na minha mente uheuheu
    http://www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
  4. Eu no auge da minha ignorância nem sabia que tinha tipos diferentes de contos, bem feito também né haha sempre quis saber só dos cálculos.
    Adorei teu post Paloma!
    beijinhos

    www.modasdacarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah eu sou fã das crônicas e das grafic novel. O que o Neil Gaiman é muito bom ;D
    Adorei o post. é muito bom as pessoas conhecerem :D
    Parabéns.

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoro crônicas, é o que eu mais escrevo também (sou fanfiqueira rsrs e já escrevi um livro). Gostei muito do post =DD
    Conheci o blog agora mas já adorei.

    http://jennywestwick.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu prefiro os contos, agente viaja para um mundo encantador! http://makesdajojo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Fofa gostei bastante da nota da redação.
    Sou apenas uma leitora e escritora a seu dispor.
    Obrigada
    :D

    ResponderExcluir
  9. haha que bom que gostou do meu blog , eu estou seguindo aqui :]



    isperfectdream.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. aaah adorei,eu nem sabia direito as diferenças, mas quer saber? adoro leitura e adoro todoos! Tenho um livro que é uma novela "Bisa,bia,bisa,bel' (a unica novela que eu ja li) ja lesse? é pequeno e fino,mas eu super recomendo! rs.. bjs :D'

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já estou te seguindo! Parabéns pelo blog! Volta sempre viu! Uma 4ªF iluminada e repleta de bênçãos!Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post da Ana, explicações bem esclarecedoras! Bj , Paloma.

    ResponderExcluir
  13. Oi Florzinha!

    Eu adoro contos.....

    Obrigada pelo seu recadinho no meu blog, aproveito e te convido a ver as novidades por lá, tem SORTEIO novo e uma postagem sobre Beleza, se jogue nas news amada!!!

    Beijinhos e fique com Deus

    www.universoglam.com

    ResponderExcluir
  14. As vezes me confundo muito mas sempre prefiro os romances.

    ResponderExcluir