E se os livros acabassem?



-Mãe, hoje a professora ensinou sobre biblioteca. Na era que os livros contavam histórias e eram feitos de papel.
- Filha, isso faz bastante tempo, eu lembro que a ultima biblioteca foi fechada quando eu tinha onze anos.
- E como eram os livros? Eram mesmo de papeis?
- Sim filha. Os livros eram feitos de papeis e tinham a capa dura. Havia algumas capas simplesmente fascinantes. A distribuição das cores, a textura de algumas capas. Adorava as capas com duplo sentido ou que tinha imagens que chamava minha atenção.

- E tinham mesmo histórias que não eram verdade?
- Os livros de ficção. Eu li um livro, que me deixou sem ar. Eu não conseguia parar de ler. Sua avó me chamava de obsessiva. Eu ria junto com os personagens, às vezes chorava. Impressionava-me quando os personagens do livro sentiam e viviam semelhantes a mim. Ainda lembro o gostinho de folhear as paginas novas, sentindo toda aquela história em minhas mãos. Sabia que não tinha autoridade para mudar nenhum detalhe do livro, mas me apegava tanto a algumas histórias, que depois de ler o livro ficava imaginando se o personagem tivesse tomado outra atitude ou tivesse tido outro fim.  Uma experiência única.
- Se foi tão bom assim porque acabou?

- Filha, os livros te levam a outro mundo. Te deixam livres para pensar, questionar. Abre os olhos para questões antes invisíveis. O governo estava sendo prejudicado por novas gerações de leitores, que indagavam e ameaçam o governo. Foi também o período da internet, o mundo a um clique. Eles aproveitaram essa inovação a baixo custo e incentivaram ao sedentarismo. Divulgando também sites pouco educativos, querendo tampar a população a verdadeira educação e ao pensamento critico. Primeiro eles incentivaram ao uso do livro no computador, apoiando o meio ambiente. Depois fecharam as editoras, foi um processo lento, um passo de cada vez.  Até quando veio uma ordem judicial para ser proibido o uso de livros não didáticos. As livrarias, bibliotecas, tudo que fornecia acesso a livros foi fechado. Hoje suas aulas são por holograma, e-books, e percebi que suas matérias estão mais voltadas para as ciências exatas e naturais. Eles fizeram o que sempre desejaram.  Trancafiaram e educaram o pensamento com o único proposito de servir ao governo.

- Você não escondeu nenhum livro?
- Sim, mas por pouco tempo. Foi decretada uma lei e todas as pessoas teriam que devolver os livros que tinham em casa.  Houve protesto da parte dos leitores e escritores, mas eles foram considerados opositores ao governo progressista e foram para cadeia.
- Mãe, mãe. Mãe.
- O que filha?
- Mãe, me abraça.
- Porque você esta abraçando seu livro minha linda?
- Tive um pesadelo horrível. Sonhei que não existiam mais livros, nem bibliotecas, nem escritores.
- Reze minha filha, reze para isso não se tornar realidade. 

Essa postagem foi elaborada por:   

Contato



NOTA DA REDAÇÃO

Adorei essa história que a Ana escreveu. Nossa, eu fiquei sentida refletindo sobre o tema principal que o texto passa. Mesmo com toda essa tecnologia, e-book, tablet's e vários outros dispositivos com objetivo de tornar a leitura virtual agradável...eu não consigo! É bom folhear um livro, sentir o cheio dos papéis novos ou velhos, é bom ter a história nas mãos! Não sei o que seria da minha pessoa sem livros! Está de parabéns! Muito bom mesmo!
Paloma Viricio

18 comentários:

  1. Nossa, se acabassem acho que eu morria,tenho muitos livros,e adoro,quero sempre mais! :D IUSHDASUI,*Confere lá no blog o resultado do sorteio+1 ano de blog, e tem dois selos especiais do blog lá, pegue eles, vou adorar! ♥ xoxo
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com/2012/02/1-ano-de-blog-resultado-do-sorteio.html

    ResponderExcluir
  2. Nem fala sobre isso... Se os livros acabassem seria horrível! Não consigo me imaginar lendo um livro digital! é mt bom pegar num livro de papel, folheá-lo... Espero que isso dure enquanto eu viver! E que as próximas gerações tenham acesso aos livros! Muito legal o post... Nos faz refletir!

    Beijos. Amanda♥

    maiskmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. noossaa amei essa história!
    nunca quero que isso aconteça, amo demais ler!
    vaidosamodeon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Princesa, tudo bom?

    como sei que vc é expert nisso =)
    será que pode dar uma olhadela numa pequena história da minha autoria, que estou a escrever?
    eu amo escrever...não quer dizer, porém que o faça bem=)lol

    mas cm vc é mt culta, gostaria, quando vc tivesse tempo que desse uma olhadela e me deixasse a sua opinião=)

    não tenho pretensões, muito menos klk género de ambição com o que escrevo, escrevo apenas porque me eleva a alma=)nada mais

    ficaria imensamente grata...
    gosto que leiam o que escrevo=)
    faz-me sentir feliz, realizada=)

    agradeço do fundo do coração=)

    aqui ficam os link para os capítulos, mas não é nada demais =)

    1- http://omgbee.blogspot.com/2011/11/dark-forest-capitulo-1.html

    2-http://omgbee.blogspot.com/2011/12/dark-forest-capitulo-2.html

    3-http://omgbee.blogspot.com/2012/02/dark-forest-capitulo-3.html

    4-http://omgbee.blogspot.com/2012/02/dark-forest-capitulo-4.html

    5-http://omgbee.blogspot.com/2012/02/dark-forest-capitulo-5.html

    muito obrigada fofa=)
    lov
    bee*
    www.omgbee.blogspot.com
    p.s. tb posto muitos poemas que crio, dê uma vista de olhos se gostar=)

    xoxo

    ResponderExcluir
  5. se os livros acaba-sem eu iriiiaaaa morreer eu nao consigo ficar um dia sem leer *--*

    que históriaa divaa (:

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Onde eu moro já estão substiruindo livros por Ipad :/
    Gostei da historia!

    Bjs,
    Giih!

    http://blogdasmeninasblogueiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo carinho, sua visita e comentário no Embalaço.

    Vim lhe avisar: Rolando enigma no Embalaço, concorra a dois presentes on...
    http://embalaco.blogspot.com/2012/02/enigma-quem-e-estrela.html

    Aguardo sua presença ;)

    ResponderExcluir
  8. Tenho vício por folhear, cheirar as páginas, passar a pontinha do dedo nas capas...Até consigo ler digitalmente, mas leu um bom livro não tem preço!

    exclusivoparagarotas.tk

    ResponderExcluir
  9. Ah eu espero que nunca acabe, porque afinal como diz uma frase, não são os homens que mudam o mundo e sim os livros que mudam os homens e eles mudam o mundo ;)

    Beijos, ederoerasunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Livros são um dos caminhos para a sabedoria, sem eles você não sabia ler e aprender, ler através do pc não faz bem a nossa mente, ler no papel faz muito bem. ♥ Bjo.

    http://sweetdreamsoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros!
    Lindinha, desculpe o sumiço, mas a correria do dia-a-dia. Mas aos poucos estou voltando a retribuir todas as visitinhas e visitar os blogs que eu adoro, como o seu! =)

    Beeijos =*
    Blog Momentos de Beleza

    Beeijos =*
    Blog Momentos de Beleza

    ResponderExcluir
  12. Que história fascinante essa. Não consigo imaginar o mundo sem livros, seria um verdadeiro pesadelo. Eu adoro ler. Me fez refletir sobre o mundo tecnológico; mesmo que tenha livros no computador, ainda prefiro folhear as páginas de um de verdade. Beijos!

    http://vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. pra mim seria o fim do mundo u_u
    amo livros e odeio ebooks x_x
    muito melhor ler no papel ♥

    http://himi-tsu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Amei!
    E levei um susto só quando li o título da postagem!rsrs...
    Não conseguiria viver sem livros!!!
    Beijos!!!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Sou totalmente ambientalista, mas acho que há outros lugares pra se economizar papel. Os livros não representam nem 15% do papel que é usado no mundo. E-books são legais, mas não é a mesma coisa.
    Simplesmente adorei o texto o/

    Ah, e fiquei super feliz que você já enviou os marcadores, Paloma! Estou ansiosa pra ele chegarem HAHAHAHAH Quando entregarem eu te aviso, ok?
    E legal saber que dá pra postar a frase do concurso várias vezes em redes sociais. Vou fazer isso, quem sabe minhas chances aumentam HAUHEUA ;)

    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nada pode substituir o prazer de comprar um livro, folhear, cuidar dele, colocar na sua coleção, apreciar sua capa, ilustrações se tiver, ver sua estante cheiinha, como vc disse o cheirinho seja de novo ou de velhinho... nenhuma tecnologia pode passar essa emoção.Livros nunca morrerão! Bjs

    ResponderExcluir
  17. Isso é o tipo de coisa que não pode acontecer mesmo sendo provável que aconteça. O mundo sem livros não teria sentido, não teríamos a magia de tocar em folhas e ver ali histórias, personagens. O livro impresso deve ser eterno e cada dia mais valorizado.

    ResponderExcluir
  18. Os livros não podem acabar, deve ser eterno e sempre transmitir emoções por mais que a tecnologia esteja cada dia mais presente e querendo acabar com a magia de um livro.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.