Entrevista com a escritora Marli Carmem

Olá queridos morangos! Estou trazendo para vocês entrevista com a escritora Marli Carmem, parceira do Jornalismo na Alma. Ela escreveu o livro Amazônia-Um caminho para o sonho. Vamos conferir essa super entrevista?

Jornalismo na Alma- Como surgiu o desejo de lançar um livro?
Marli Carmem- O desejo surgiu da imensa vontade de levar conhecimento ao leitor sobre uma região que provavelmente ele ainda não conhece....

Jornalismo na Alma-Como você configurou os personagens do livro?

Marli Carmem-Eles deveriam ser humanos, mas cada qual deveria ter suas próprias características para se ressaltar em meio a tantos personagens: a sabedoria de Ana Carolina, o lado escritora de Rafaela, a seriedade de Joana e a alegria de Camila....ah...e é claro..o cavalheirismo de Daniel.

Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para escrever o livro? Pesquisou em média por quanto tempo?
Marli Carmem- Desde o surgimento da ideia até a finalização da escrita foram mais ou menos sete anos. Pesquisei, viajei e escrevi. O momento de sentar em frente ao micro e digitar levou um ano escrevendo todos os dias. No início o livro sairia com umas 400 ou 500 páginas...então uma professora sugeriu que eu retirasse o excesso e deixei guardado durante um tempo...

Jornalismo na Alma-Como surgiu a escolha do nome do livro?
Marli Carmem- Queria o nome Amazônia devido ao lugar e o restante simboliza o que cada um busca durante a jornada.

Jornalismo na Alma-Como foi feita a escolha do tema de Amazônia-Um caminho para o sonho?
Marli Carmem- Eu sempre tive um grande amor platônico pela Amazônia e fui percebendo que as pessoas tinham idéias equivocadas sobre aquela região....Precisava escrever para levar conhecimento...pois só ele nos liberta! Lembro que, antes de eu viajar para fazer a pesquisa, muitos disseram que eu era louca...e na volta falaram a mesma coisa! Por que acreditavam que o jacaré-açú estava assim na rua....essas coisas....que uma “anaconda” poderia me devorar....

Jornalismo na Alma-Sobre qual tema escreveria um outro livro?
Marli Carmem- Algum tema infantil! (risos) Eu gostaria de um dia escrever um livro infantil....mas fica para mais adiante....

Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar o livro? Como superou essa situação?
Marli Carmem- A maior dificuldade foi financeira....eu superei com a ajuda da minha querida irmã do blog: http://peroladaleitura.blogspot.com/

Jornalismo na Alma-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram a obra?
Marli Carmem- Nossa!!! Muito bem!! No geral as pessoas comentam com empolgação o quanto gostaram, mas principalmente, o quanto aprenderam sobre o norte lendo Amazônia! É gratificante saber que contribuí, de certa maneira, com o leitor e com nosso país!

Jornalismo na Alma-Tem planos para 2012 no universo da literatura?
Marli Carmem- Quero continuar pesquisando para o segundo livro que provavelmente será editado em 2013-2014

Jornalismo na Alma-Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Marli Carmem- Veríssimo- escreve o cotidiano de maneira divertida. Lispector- penetra na minha alma.

Jornalismo na Alma-Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?

Marli Carmem- Gabriel García Márquez- pela maravilhosa composição de palavras!

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Marli Carmem- Vá com calma! Hoje há muitas pessoas editando livros, mas nem todos têm qualidade....então o mais importante não é quantidade. Devemos sempre lembrar disso!
Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Marli Carmem-
 Uma pessoa: TODAS!

Um desejo: SABEDORIA

Um livro: AQUELE QUE ESTÁ NA CABECEIRA.

Uma música: DEPENDE O MOMENTO

Uma comida: MACARRONADA

Uma bebida: SUCO

Uma frase:”MENOR QUE MEU SONHO NÃO POSSO SER”- LINDOLF BELL

Animal de estimação: GATO

Filhos: ALEGRIA

Dinheiro: NECESSÁRIO

Felicidade: CONTAGIANTE

Fama: FACA DE DOIS GUMES

Religião: )

Blogueiros: PROFISSIONAIS

Falsidade: LONGE!

(Marli Carmem)
Confira mais sobre a autora e a obra clicando aqui!
È autor ou tem um blog e quer ser entrevistado pelo Jornalismo na Alma? Basta enviar um mensagem pela página Contato através do formulário. 

9 comentários:

  1. Ótima entrevista Paloma!

    A Marli é uma fofa e merece toda a nossa ajuda e divulgação! Além disso, Amazônia é perfeito! =)

    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser muito bom. A gente aqui tão distante e com tantas preocupações, acabamos nos esquecendo do mundo lá fora e dessa riqueza imcomparável que temos!

    http://senhoritamoca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que legal essa entrevista! Ela teve um trabalho enorme para fazer esse livro, mas confesso que eu mesma devo ter uma idéia super equivocada sobre a região norte kkkkk
    Adorei!
    Bjos!
    amonailart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Antes de mais nada eu gostaria de dizer que eu achei o tema do livro muito interessante! *----*
    Adorei a entrevista, principalmente esse bate e volta do final! Parabéns! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Paloma!!!

    A Marli é muito fofa mesmo não?
    Amei as perguntas e também as respostas!
    Até ri!rsrs.
    Muito bom!
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Paloma....obrigada pela entrevista...amei!!! Um beijinho para vc, querida!

    ResponderExcluir
  7. Já falei que adoro as suas entrevistas??? Se não falo agora, parabéns são ótimas!!!!

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  8. Oi PAloma!
    A capa do livro já retrata bem a área falada. Acho legal quando há além de uma boa história informações. Eu acho que há muita gente principalmente fora do Brasil que acha que achamos anacondas que nos engolem por lá na amazônia rs. Ela pesquisou bastante, o livro deve ser rico em detalhes, costumes.
    E ela tá certa, quando diz que o que importa não é quantidade.As vezes as pessoas ficam preocupadas com isso e esquecem-se do essencial.

    Muito boa a entrevista, parabéns Paloma e Sucesso a Marli!

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  9. Estou adorando conhecer o Blog, o conteúdo é ótimo, agora venho sempre aqui para conferir as novidades e deixa minha opinião.
    Te convido para conhecer o meu cantinho, se gostar me Segue? Te sigo de volta =)

    Beijo Fica com Deus!
    Sucesso com o Blog

    www.isoldaandrade.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.