Entrevista com a escritora Fernanda França


 
Olá meus leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com a escritora Fernanda França, jornalista, autora dos livros Nove Minutos com Blanda e  Malas, Memórias e Marshmallows. Vamos conferir essa super entrevista?

Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro?

Fernanda França -Olá, pessoal! Sempre quis escrever. Quando criança já dizia que seria poeta (não levo jeito, risos) e na adolescência escolhi ser jornalista. Trabalhei como repórter por 12 anos, mas sempre quis escrever ficção também. Comecei com contos e Nove Minutos com Blanda era para ser um deles, mas cresceu e se transformou em um romance, lançado em 2010.
Jornalismo na Alma-O livro Nove Minutos com Blanda, foi inspirado em alguém?
Fernanda França - Eu digo que a Blanda é inspirada em todas as mulheres. Ela tem garra, corre atrás do trabalho que a deixa realizada e feliz e questiona o verdadeiro amor. Não acredita em histórias de cinema no começo do livro, mas logo começa a viver a sua...

Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar seu livro? Como você enfrentou essa situação?
Fernanda França - O primeiro livro é sempre mais difícil porque as pessoas ainda não te conhecem, mas eu nunca desisti porque sempre acreditei no meu trabalho. A cada "não" que eu recebia, eu tentava encontrar mais forças até chegar ao "sim".

Jornalismo na Alma-Como sente-se com a receptividade das pessoas que leram Nove Minutos com Blanda?
Fernanda França - É maravilhoso receber os e-mails e recados de quem leu e se identificou com o livro. Fico muito feliz!

Jornalismo na Alma-Qual sua relação com os leitores?
Fernanda França - Eu AMO falar com os leitores, o que faço por meio do meu site, blog, Facebook e Twitter. Faço questão de responder todo mundo! Os leitores são importantíssimos para o trabalho e sem eles nada existiria.

Jornalismo na Alma-Qual suas perspectivas para o lançamento de Malas, Memórias e Marshmallows?
Fernanda França - Estou muito empolgada com o lançamento e espero que gostem da história da Melissa, uma jornalista que viaja por mais de 30 cidades durante o livro. Vive aventuras, descobre o valor da amizade, as surpresas do amor e não desiste nunca dos seus sonhos!

Jornalismo na Alma-Sobre o que fala o novo livro? Como surgiu a inspiração do tema central deste?
Fernanda França - Vou deixar com vocês a sinopse de Malas, Memórias e Marshmallows para que possam conhecer um pouco mais sobre a história:

Às vezes, o fim de algo pode ser apenas um novo começo. Após ser despedida do trabalho no dia de seu aniversário, Melissa Moya conhece Theodoro Brasil, seu vizinho, dando início a uma nova amizade que vai permitir que a jovem jornalista realize seu maior sonho: viajar mundo afora. Ela embarca no projeto “América sobre rodas”, uma aventura por diversas regiões dos Estados Unidos, deixando para trás sua gata, Lady Gaga, sua família e seus amigos. Máquina fotográfica na mão, notebook debaixo do braço, Melissa vai acabar percebendo que a vida surpreende a cada momento, principalmente quando o assunto é o amor verdadeiro. 

Jornalismo na Alma-Qual sua maior inspiração quando está escrevendo? Por quê?
Fernanda França - A vida. As histórias de vida me inspiram na ficção.

Jornalismo na Alma-Você tem algum vicio ou ritual que realiza antes de começar a escrever?
Fernanda França - Não... Mas prefiro escrever à noite ou de madrugada. Não sei se essa rotina vai continuar depois do nascimento do meu bebê (risos), mas eu gosto do silêncio da noite.

Jornalismo na Alma-Você também escreve contos, cada um é inspirado em algo ou alguém?
Fernanda França - Às vezes, sim. Geralmente, não. Mas a vida inspira em todas as suas formas, seja ouvindo uma história na rua, ou conversando com amigos. Até uma notícia pode me inspirar.

Jornalismo na Alma-Pretende lançar um livro somente de contos? Por quê?
Fernanda França - É uma ideia bacana, né? Quem sabe um dia! :o)

Jornalismo na Alma-Já pensou em lançar um livro sobre jornalismo?Por quê? Se sim,falaria sobre alguma área específica? Qual?
Fernanda França - Eu sou apaixonada pelo jornalismo, mas nesse momento não tenho nenhuma ideia de livro jornalístico, não. Pode ser que aconteça, mas estou bastante envolvida com os romances. Gosto de temas que envolvem as mulheres, de maneira geral.

Jornalismo na Alma-Quantos livros você lê por ano?
Fernanda França - Menos do que eu gostaria! (risos). Isso porque eu leio muuuuitas vezes os meus próprios livros, vale? :o) No processo de escrita eu leio menos. Quando estou sem escrever, leio só um pouco mais, de dois a quatro por mês.

Jornalismo na Alma-Qual seu autor preferido no Brasil? Por quê?
Fernanda França - Tenho vários. Adoro o Maurício de Sousa, aprendi a ler com seus gibis. Na infância ainda, lia Pedro Bandeira. Já Machado de Assis e Clarice Lispector me despertaram emoções profundas na adolescência. Adulta, comecei a ler Mario Prata e Adriana Falcão. Cada fase tem um autor preferido.

Jornalismo na Alma-Qual seu autor estrangeiro preferido? Por quê?
Fernanda França - Eu leio tudo e mais um pouco, sou eclética mesmo. Gosto de Saramago porque é brilhante, Sidney Sheldon e suas histórias que prendem, Stephen King e seus mistérios, Sophie Kinsella com seu humor alto-astral, Agatha Christie e suas histórias incríveis, Franz Kafka e sua literatura densa. E tem tantos ainda...

Jornalismo na Alma-O que você acha do incentivo da arte e cultura no Brasil?
Fernanda França - Falta muito para o ideal. A cultura no Brasil ainda não é valorizada.

Jornalismo na Alma-Qual livro está na sua lista de desejos?
Fernanda França -Eu queria a coleção completa do Saramago.

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Fernanda França -Leiam sempre, leiam muito, releiam, releiam e releiam. Nunca desistam!

Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Fernanda França - 
Uma pessoa: Meu marido, meu incentivador.
Um desejo: Lançar livros em outros países.
Um livro: Ensaio sobre a Cegueira, do Saramago.
Uma música: Nesse momento, Suspicious Minds, do Elvis, que é o tema de Malas, Memórias e Marshmallows.
Uma comida: Brigadeiro vale? ;o)
Uma bebida: Água.
Uma frase: "Enquanto o homem planeja, Deus ri", ditado yiddish que aparece no livro
Animal de estimação: Gato.
Filhos: Na barriga, por enquanto :o)
Dinheiro: Necessário, mas não é tudo. Nem chega perto disso.
Felicidade: Hoje, sempre.
Fama: Resultado de trabalho. Só se for assim.
Religião: Fé em Deus.
Blogueiros: Muito importantes, muito muito muito, para a divulgação da literatura nacional.
Falsidade: Uma hora a máscara sempre cai.
(Fernanda França)

Contato
Twitter: @fernandafranca

Vejo o trailer do novo livro

18 comentários:

  1. Paloma, muito bom conhecer um pouco sobre ela!!

    Beijos

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Gostei da entrevista *-*
    eu não a conhecia mas ela é uma fofa >.<
    Ela é bem bonita alias :p

    Beijos Paloma e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  3. adoro a fah, já tive a oportunidade de ler alguns livros e textos são realmente muito legais.
    adorei a entrevista :)

    >> http://estilo4u.blogspot.com.br/

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Super legal a entrevistas, ela parecesse ser bem e sonhadora e bem batalhadora, quanto ao livro, gostei muito, ainda mais quando o tema é nós mulheres, tbm gostei das dicas que ela deu para os novos escritores,"leiam e releiam" está certíssima, e vou sempre me lembrar disso, afinal o que é o escritor sem uma boa leitua né? bjinhos Paloma

    http://blogdaingridzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ei Pam!

    Nunca li nada da Fernanda França, mas os livros dela parecem ser super gostosinhos de ler!
    Fora que a moça é super simpática!
    Adorei (:

    Bjoos'
    Lets
    http://leiauch.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu conhecia a autora mas nunca tinha lido uma entrevista com ela.
    Muito legal. E ela é uma fofa, não é?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da entrevista, o trecho de Memórias e Marshmallows me deixou interessada e muito em ler o livro todo *O*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Gostei da entrevista! Não tinha visto ainda este livro e nem ouvido falar da autora.
    E eu até fiquei interessado.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom conhecer melhor as pessoas, adorei a entrevista! ^^ xoxo
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. nossa ótima entrevista essa heeim *O*

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que entrevista incrível! Fiquei interessado para ler o livro :3

    Beijos,
    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a Fernanda e ela parece ser uma pessoa muito inteligente e criativa. Adorei. Beijos
    http://meuspreciosospes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista e é ótima conhecer as pessoas um pouco mais!

    www.modasdacarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa, perfeita essa entrevista, não conhecia essa escritora, mas gostei de saber um pouquinho sobre as opiniões dela e achei ela super simpática! Parabéns, pela linda entrevista!!

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada da Fernanda França, mas tenho muita vontade, os livros dela parecem ser muito legais e eu adorei a entrevista, ela é super simpática *-*.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que fofa!
    Amei a sinopse do livro dela, ainda não li nada da autora, mas pretendo assim que tiver oportunidade!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  17. Adorei conhecer mais sobre essa autora e também sobre os seus livros que ainda não tive oportunidade de ler, mas entrarão na minha lista desse ano!

    Eu reparei que no seu gif aparece o livro Fallen e vc já tinha me dito que leu, agora vc sabia que vai virar filme?

    Bjus e hoje é sextaaaa! Um ótimo dia para vc!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.