Editora Vida & Consciência promove campanha em homenagem à literatura infantil

by - abril 02, 2012

Olá Pessoas! Bom, vocês sabem que eu não posto ás segundas, mas cheguei cedo porque hoje foi prova e aproveitei para matar as saudades do meu bloguinho e leitores. Hoje é dia Internacional da Literatura Infantil. Um tema muito importante já que é durante a infância que devemos introduzir a leitura na vida de seres que serão responsáveis pelo futuro do mundo. Aproveitando a comemoração a Vida e Consciência, parceira do Jornalismo na Alma, nós enviou algumas novidades. Vamos conferir!

Em função da importância da literatura na educação moral das crianças, o livro infantil tem duas datas comemorativas, ambas em abril.
A primeira é internacional, celebrada no dia 2 de abril, data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de contos que fizeram parte da infância de crianças no mundo todo, como “O patinho feio”, “Soldadinho de chumbo”, “A pequena sereia” e muitos outros.
A segunda é nacional, comemorada no Brasil em 18 de abril, dia do nascimento de Monteiro Lobato, reconhecido até hoje como o principal autor brasileiro de livros infantis, por sua linguagem fácil e imaginativa.
Para celebrar as duas datas, homenageando a todos que se dedicam à tarefa de escrever para crianças e jovens, a Editora Vida & Consciência realiza, no período de 30 de março a 27 de abril, uma campanha promocional, para estimular o prazer pela leitura e contribuir para a formação de cidadãos éticos, críticos e felizes.
Todo o catálogo infantil e infanto-juvenil da Editora está com 30% de desconto para compras feitas diretamente no site. Para facilitar a escolha de acordo com o nível de leitura e interesse da criança, as obras estão separadas por categorias.

(O cravo e a rosa- famosa cantiga infantil)
Para crianças de até 7 anos, há inúmeros livros que estimulam o pensamento e a criatividade; divertem e, ao mesmo tempo, exercem a função de orientar vivências, sensibilizando a consciência e explorando livremente o mundo imaginário.  Uma sugestão é coleção Contando e Cantando – cantigas de roda, com títulos inspirados em cantigas da cultura oral brasileira. São dez livros acompanhados de CD, comoA barata diz que tem, O cravo e a rosa, Ciranda, cirandinha e A Dona Aranha, que propõem uma interação da leitura com a percepção auditiva, atingindo o público infantil que ainda não sabe ler. Os autores são os brasileiros Helen Palácio e Mário Lúcio de Freitas.

Dos 7 aos 9 anos, vários livros auxiliam pais e educadores no processo de formação das crianças. Uma das dicas é a coleção A Descoberta, do americano Etan Boritzer. Publicada em 12 línguas, é composta por um total de dez volumes, que discutem de forma aberta e clara as misteriosas questões que circundam a vida de meninos e meninas, como O que é amizade?, O que é bonito?, O que é correto?, O que é amor?, O que é dinheiro?, O que é morte?, O que é paz?, O que é sonho?, O que é engraçado? e O que é Deus?. Destinada a satisfazer a curiosidade natural das crianças sobre os assuntos difíceis de explicar, seus títulos envolvem os leitores com uma abordagem realista do mundo, mas de um jeito carinhoso e gentil.
Já para os jovens de 9 a 12 anos, a recomendação fica por conta da coleção Feras Futebol Clube, que utiliza as peripécias de um grupo de amigos que adora futebol como pano de fundo para discutir questões como amizade, aceitação e superação. O autor é o alemão Joachim Masannek, que se inspirou em seus filhos para criar as aventuras da série. Dez livros já estão publicados no Brasil: Léo, o driblador; Félix, o furacão; Vanessa, a destemida; Júlio, a muralha; Dênis, a locomotiva; Raban, o herói; Max, o chute certo; Fabi, o ponta-direita; Zezinho, a sétima cavalaria eMário, o camisa 10.
Outro destaque é o livro da premiada Laura Bergallo, O Xamado – Teclando com o além, que narra as aventuras de quatro amigos para resolver um misterioso crime do “fantasma” do MSN. Aqui, a ganhadora do Prêmio Jabuti de 2007 recorre ao português da web, criando uma estreita identificação com o público jovem.
Há ainda várias outras obras especialmente indicadas para crianças bem pequenas até adolescentes, com preços a partir de R$ 6,90. Permeadas por personagens e aventuras, ensinam valores e orientam pais e educadores com temas que abrangem ética, amizade, respeito, autoestima e muitos outros.
Confira o hotsite da Campanha Mês do Livro Infantil na Editora Vida & Consciência em:www.vidaeconsciencia.com.br/mesdolivroinfantil.

Fonte: Vida e Consciência

You May Also Like

15 comments

  1. Que fofura estes desenhos, adoreei!! *oo*
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  3. que legal! não sabia q hj é dia da literatura infantil... muito importante!

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Bah nem sabia que era dia da literatura infantil.
    Acho lindo o trabalho, até porque eu guardo todos os meus livros com várias gravuras desde pequena.
    Sem falar que incentiva muito a leitura o que é muito importante para as crianças crescerem e continuarem com essa paixão pela leitura!

    www.modasdacarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. eu AMEI teu blog, primerio pq tb quero fazer jornalismo e adoro ler, e outra pq hj mesmo tava refletindo que os blogs estão cheio de moda por aí, e pouca cultura.
    A respeito da literatura infantil, participou mt da minha infancia, com títulos inesquecíveis como: "a fada que tinha idéias", e permaneci tendo contando com eles quando cursei o magistério.
    Um dia adorável á você,
    Grazi
    www.fitabonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu estou alfabetizando minha sobrinha de 2 anos de idade, eu pesquiso aqui e ali, sempre conto historia a ela, mostro as imagens, ela ama, fica encantanda em ouvir a historinha, eu acho muito importante começar a ler para as crianças bem cedo, pois é cedo que aprende, amei a postagem, não sabia que hoje era dia "internacional da leitura infantil", amei sua postagem.

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu gostava muito os livros para crianças rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. muito legal a iniciativa da editora!

    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O amor a leitura se aprende desde novo né? Bela iniciativa da editora em promover isso. ^^
    beijos
    http://patonosapato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas... preciso de presentes (livros) para dar ao meu irmão =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  11. Acho que nos últimos anos tenho lido mais esse tipo de literatura, por conta das minhas maricotas, do que as que eu realmente gosto, rs.
    Adorei as dicas, tem para as minhas duas filhas.
    Uma ótima terça-feira para vc!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Achei muito boa essa iniciativa da editora, eu não sabia que existia dia da Literatura Infantil, acho ótimo incentivar essa literatura, eu queria que quando pequena tivesse mais incentivo a ler, ao longo do tempo tive que descobrir sozinha esse mundo literário :/ rs

    Beijos!
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  13. Paloma, muito legal a iniciativa da editora! Acho fundamental incentivar a leitura na infância, tanto que quando vou a algum aniversário de criança só presenteio com livro ou brinquedos educativos! Adorei!!

    Beijos, parabéns!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Que bacana!
    Acho muito importante a leitura na infância.
    Eu pelo menos sempre fui de ler, e lia muito na minha infância e adolescência!

    Beijocas!
    viivabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. encantada com as indicações para o nosso objetivo zona norte SP, excelente curadoria, parabéns pelo blog, lindo!!!

    ResponderExcluir