Entrevista com a escritora Paula Ottoni


Olá meus leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com a escritora Paula Ottoni, uma das mais novas parceiras do Jornalismo na Alma. Ela é autora do livro Uma princesa em meu lugar. Tenho certeza que vão amar! Vamos conferir como ficou a entrevista?

Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro?
 Paula Ottoni-Desde pequena eu queria ser escritora, adorava ouvir histórias e criava as minhas próprias, fazia livrinhos de papel, depois no computador, até que fui evoluindo em minhas escritas e amadurecendo cada vez mais a ideia. No fim, não tive alternativa. Foi algo que “me escolheu”, senti que eu tinha de fazer isso: escrever livros.

Jornalismo na Alma-Como você configurou os personagens do livro? 
Paula Ottoni-No início tudo o que eu sabia é que seriam duas garotas protagonistas, e que ambas trocariam de realidades. Elas precisavam de seus familiares, seus amigos, seus inimigos seus amores, então os outros personagens foram ganhando forma e se tornando necessários. Chega um ponto em que eles passam a viver, e até mesmo surpreender você enquanto escreve, pois tomam rumos que você inicialmente não planejava.

Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para escrever sua obra?
Paula Ottoni-Eu comecei a escrevê-la em 2007, 2008, não me lembro com exatidão... Fui desenvolvendo a história com calma, nos momentos de lazer, apenas para mim mesma. Não tinha intenções de publicar, não naquele momento, e nem quando o finalizei, mais ou menos nessa época. O texto ficou guardado impresso no meu armário nos anos seguintes, ninguém leu e nem fiz questão. Então ano passado decidi dar o original para minha amiga ler, ela sempre lê tudo o que escrevo (neste ponto eu já havia escrito outros livros e contos), e o retorno dela foi o que eu esperava: precisava trabalhar mais no original. Então coloquei as mãos à obra e decidi lançá-lo, enfim, como meu romance de estreia. Afinal, por que não deixar que outras pessoas também o lessem?

Jornalismo na Alma- Como surgiu a escolha do nome do livro?
Paula Ottoni-O título deste livro foi a última coisa que pensei. Em 2008 ele não tinha nome, e ficou assim até junho do ano passado, quando, enfim, gerei algumas alternativas. Achei realmente difícil encontrar um nome que pudesse de cara dar indícios de o que se tratava o livro, mas, bem, surgiu “Uma Princesa em Meu Lugar” na lista de opções, e quando fui eliminando, pensei: “É... acho que cumpre o objetivo!”.

Jornalismo na Alma-Sobre qual tema escreveria um outro livro?
Paula Ottoni- Já tenho alguns outros livros escritos, ainda não publicados ou divulgados, mas que pretendo em breve mostrar ao público. O que digo agora é que há mais um sobre viagem no tempo (nem gosto desse tema, né?), algumas histórias envolvendo mundos mágicos (e medievais, algo que, percebe-se, também adoro), e há também uma história adolescente contemporânea, com bastante romance e aventura o que, claro não pode faltar!

Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar seus livros? Como superou essa situação?
Paula Ottoni- A verdade é que ainda enfrento essa dificuldade. Publicação só fica mais fácil quando você passa a ser um autor reconhecido pelo público, até lá o caminho é árduo. Ainda não encontrei uma editora interessada em lançar todos os meus livros, mas aos poucos estou conseguindo chegar, tenho muita fé e boas expectativas para o lançamento dos meus “bebês”!

Jornalismo na Alma-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram as obras?
Paula Ottoni-Tem sido ótima a resposta do público para “Uma Princesa em Meu Lugar”, e espero conseguir cada vez mais leitores. Pessoal, nós autores precisamos de vocês! Espero que descubram grandes tesouros na literatura nacional, e que continuem impulsionando a carreira dos nossos escritores!

Jornalismo na Alma-Tem planos para 2012 no universo da literatura?
Paula Ottoni-Muitos! (Risos). Para começar estou elaborando um site, onde vocês ficarão sabendo mais sobre mim e o que eu escrevo, e espero conseguir alguma publicação (ou publicações, quem sabe?) este ano. Também gostaria muito de ter oportunidade de comparecer aos eventos, como a bienal, e tudo vai depender de como as coisas se encaminharem. Com um passo de cada vez, a gente chega lá!

Jornalismo na Alma-Qual livro está na sua lista de desejos?
Paula Ottoni-Estou louca para ler um monte de livros, mas o que mais aguardo poder começar a leitura é a série Dragões de Éter, do Rafael Draccon. Comprei o box com a trilogia e não vejo a hora de ter tempo para enveredar nas páginas (quando eu terminar “O Rei do Ferro”, o que estou lendo agora).

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Paula Ottoni-Persistência, determinação, paciência... São as palavras-chave, todas com um mesmo sentido básico: se isso é o que você ama, trabalhe e não desista!

Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Paula Ottoni-Uma pessoa: Meu pai.
Um desejo: Viajar o mundo.
Um livro: Um Dia (David Nicholls)
Uma música: Home (Chris Daughtry)
Uma comida: Estrogonofe.
Uma bebida: Chocolate quente.
Uma frase: "Quantas coisas perdemos por medo de perder." (Paulo Coelho).
Animal de estimação: Cachorro (não tenho, mas um dia...)
Filhos: Não ainda, mas com certeza um dia!
Dinheiro: É importante, mas não é tudo.
Felicidade: Buscá-la nas menores e melhores coisas da vida. Diariamente.
Fama: Prefiro reconhecimento profissional.
Religião: Acredito em Deus e sou muito grata por tudo.
Blogueiros: Maravilhosos!!!
Falsidade: Detestável.

Obrigada pela oportunidade de estar aqui no seu blog, Paloma, e agradeço a todos que leram a entrevista e vem acompanhando o meu início. Aguardem que em breve vem mais novidades!

(Paula Ottoni)

Quem quiser conhecer mais sobre a autora e a obra pode clicara AQUI!

12 comentários:

  1. adorei a entrevista, muito simpática ela *-* o livro parece ser legal!
    adoro ver as entrevista do blog, é demais ver como foi os "bastidores" (posso dizer assim?) dos livros *-*

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Está sumida do meu blog. :/ Enfim, nunca tinha ouvido falar nela, confesso. Mas é bom conhecer'
    Vou pesquisar mais. :D

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ooi flor, eu finalmente estou de volta, desculpe o sumiço!! bjks ^^

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei da entrevista!!
    ^^
    poderia fazer um sorteio desse livro, né? LALAA haha

    bjs
    http://diariociumento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Paloma, adorei a entrevista! Acho que todos os autores já tinham uma quedinha por histórias quando eram pequenos. Sei lá, tem gente que nasce pra isso. É assim. AUHSHUSHAU
    Parabéns pela entrevista!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Gostei da entrevista, ela é muito simpática! O livro parece ser bom (:

    Beijos,
    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz uma entrevista com a escritora no meu Blog.
    Ela é super simpática e a historia do livro parece ser bem interessante


    http://aleitoracassia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoreei a entrevista! Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas aposto que é bom *-*

    xx carol

    ResponderExcluir
  9. Amei a entrevista, e não conhecia a autora/livro (:

    http://marinahgattuso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro suas entrevistas, é uma oportunidade para ambas partes, para os escritores que tem a oportunidade de terem seu trabalho reconhecido e para os leitores que acabam descobrindo obras que se não fosse através do blog, talvez não ficassem sabendo das mesmas.
    Ah!! E o poema, fui eu quem escreveu sim, Hoje postei mais um texto!! Beijos!!!

    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amei a entrevista,ela é muito simpatica e eu ainda não conhecia!bjns
    cadernocolorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. não conhecia essa autora e nem sua obra, mais pelo já pude perceber rs >< a obra é muito boa ^^
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.