Entrevista com escritor Igor Castro

Olá meus leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com o escritor Igor Castro, autor do livro O Diário Serial, lançado pela editora Dracaena, parceira do Jornalismo na Alma. Vamos conferir essa super entrevista?


Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de torna-se escritor?
Igor Castro-Na verdade, escrever é um hobby pra mim. Desde criança, eu escrevia ou imaginava histórias. Comecei diversos contos, mas sem o tempo necessário disponível, acabava desistindo. Então, quando surgiu a oportunidade de desenvolver a história de “O Diário Serial”, não pensei duas vezes e me dediquei o máximo que consegui para desenvolvê-la.

Jornalismo na Alma- Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre serial killer?
Igor Castro-Principalmente minha paixão por vilões. Sempre os achei personagens muito mais interessantes que os heróis. Esta ideia é algo que tenho em minha mente há muito tempo. Falar sobre um serial killer em terras nacionais, ainda mais sob o ponto de vista dele, é algo que sempre me fascinou.

Jornalismo na Alma- Onde buscou inspiração para compor a obra?
Igor Castro-Em todas os livros que li, as séries e filmes que eu já vi, principalmente "Dexter", que conta a história de um policial forense que busca justiça para criminosos absolvidos. Outra inspiração que tive foi "Anjos e Demônios", com sua narrativa rápida, dinâmica e que prende a atenção do leitor a cada novo capítulo.

Jornalismo na Alma- Como surgiu a escolha do nome do livro?
Igor Castro-Antes mesmo de começar a escrever, já tinha definido este título. É um nome forte, que chama bastante a atenção. E numa eventual tradução para o inglês, "The Serial Diaries" cairia muito bem.

Jornalismo na Alma-Você configurou seu personagem serial baseado em algum matador impulsivo real? Se sim, qual? Por que a escolha desse?
Igor Castro-Não, apenas em personagens fictícios das diversas fontes que já tive contato ao longo de minha vida.

Jornalismo na Alma- Como foi feita a escolha da capa?
Igor Castro-Este foi um excelente trabalho dos profissionais da Editora Dracaena. Recebi esta sugestão de capa e simplesmente me apaixonei. Foi uma surpresa muito agradável, que aprovei no mesmo instante.

Jornalismo na Alma- Se pudesse escolher, qual personagem literário seria? Por quê?
Igor Castro-Esta é uma pergunta que eu nunca havia feito a mim mesmo. Apesar de ter um universo cheio de super-heróis para escolher, acredito que combine com Santiago, de "O Alquimista". Penso muito sobre minha vida e sinceramente ainda não sei onde quero chegar e o que quero conquistar, e uma aventura como a dele talvez pudesse me dar uma direção.

Jornalismo na Alma-Sobre qual tema escreveria um outro livro?
Igor Castro-Tenho um segundo livro em desenvolvimento, seguindo na mesma linha de "O Diário Serial", com a adição de elementos políticos e de terrorismo. Gostaria ainda de escrever um livro de contos, que deve ser minha terceira obra.

Jornalismo na Alma- Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar seu livro? Como superou essa situação?
Igor Castro-Encontrar uma editora disposta a apostar no projeto não foi o fator complicante. O mais difícil neste caso é conquistar o público, fazer seu nome. Este é o obstáculo a ultrapassar.

Jornalismo na Alma-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram a obra?
Igor Castro-Muito bem! Todos estão gostando muito. É muito gratificante saber que um projeto seu está passando nas mãos de tanta gente, e que os comentários são os melhores possíveis. Espero continuar assim.

Jornalismo na Alma- Qual livro está na sua lista de desejos? Por quê?
Igor Castro-Com certeza "Under The Dome", de Stephen King. Estou esperando o livro ser traduzido para o português, pois mesmo tendo um inglês muito bom, quero poder desfrutar 100% desta obra.

Jornalismo na Alma-Qual livro você deixaria para sempre na sua cabeceira? Por quê?
Igor Castro-A autobiografia do tenista André Agassi, intitulada “Agassi: Autobiografia”. É um livro bastante sincero e sentimental, e sempre vai me lembrar de que a linha que separa o sucesso do fracasso é muito tênue. É um exemplo de superação, de que quando se está no topo qualquer deslize pode levá-lo ao fundo, mas que mesmo assim é possível levantar a cabeça e tentar outra vez.

Jornalismo na Alma-Como incentivar a leitura no Brasil?
Igor Castro-Acredito que este incentivo possa vir de pessoas próximas: pais, namorados, parentes ou amigos. Antigamente, eu lia pouco. Cerca de 2 livros por ano. Mas com o incentivo de minha atual esposa, namorada na época, passei para 15 livros anuais em média. Talvez sem este incentivo, eu não estaria lançando um livro hoje.

Jornalismo na Alma- Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Igor Castro-Apenas que acreditem em si. Se vocês tiverem uma ideia na cabeça, por mais louca que ela possa parecer, tentem desenvolvê-la. Transfiram esta loucura para o papel. O resultado pode ser o próximo best-seller nacional.

Jornalismo na Alma- Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Igor Castro-
Uma pessoa: minha esposa
Um desejo: tornar-me um autor conhecido
Um livro: O Diário Serial (rs)
Uma música: Sweet Dreams, de Marilyn Manson, tema do meu booktrailer
Uma comida: a lasanha que minha mãe faz
Uma bebida: mate
Uma frase: "Eu sou seu pai" (Darth Vader para Luke Skywalker em "Star Wars: O Império Contra Ataca")
Animal de estimação: meu cachorro Kurt, da raça pug
Filhos: pretendo ter 2
Dinheiro: importante, mas não prioridade
Felicidade: esta sim é a prioridade
Fama: consequência de um trabalho muito bem feito
Religião: católico, mas respeitando todas as outras crenças
Blogueiros: essenciais na disseminação de informações e opiniões
Falsidade: um grande mal no mundo moderno

(Igor Castro)

Contato

21 comentários:

  1. Que cara simpático ^^
    Gostei da entrevista!!!
    Beijos
    Diário Ciumento
    @marianagoodoy

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista. Ele deixou bem claro tudo sobre o livro e me deixou com mais vontade de ler.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei a entrevista, muito bom.. Palmas! kk

    bejos flor, te cuide
    Formulas Padrões do Coração
    Curta a FanPage

    ResponderExcluir
  4. Bem legal a entrevista :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. adorei a entrevista, parece ser 10 o livro ! *-*

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É incrivel como os escritores bons lutam tanato pra publicar um livro as vezes vem umas porcarias tipo Bruna surfis e consegue esse feito. Absurdo, ja to de olho nesse livro Lomita

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o escritor, mas amei a entrevista
    É bom conhecer novos autores

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista. Não conhecia o autor, mas fiquei bastante encantada com o trabalho dele e pretendo ler esta obra,


    Para dar as boas vindas ao inverno que começa amanhã, o Fashion Jacket fez um post com a cor que é a cara do frio: o bordô. Confira: http://goo.gl/PKyKH

    Beijos

    Nathália - Fashion Jacket
    http://fashionjacket.blogspot.com.br

    FacebookTwitterTumblr

    ResponderExcluir
  9. O livro parece super interessante e gostei muito da entrevista :D adoooro vilões, e concordo com o autor, eles são bem mais interessantes ;)

    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bom dia :)
    Esse livro parece ser muito bom :)
    Já até o tinha marcado no skoob e agora com a entrevista quero ler logo *---*

    Beijos e tenha um excelente final de semana

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  11. Adorei a entrevista, e fiquei com ainda mais vontade de ler este livro, ele parece ser muito bom.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei essa super entrevista!
    http://vitrola3000.blogspot.com.br/2012/06/as-ilustracoes-de-barbara-malagoli.html

    ResponderExcluir
  13. Adorei essa super entrevista!
    http://vitrola3000.blogspot.com.br/2012/06/as-ilustracoes-de-barbara-malagoli.html

    ResponderExcluir
  14. Adore4i a entrevista, ele é suuuper bacana! ^.^

    Beeijos,
    www.blogmundodamoda.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Adorei a entrevista. Muito interessante.
    Já tinha visto o livro anteriormente.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Sempre prefiro os vilões também, são personagens muito mais profundos e sentimentais que os mocinhos! Hehe Adorei a entrevista, deu curiosidade de ler o livro, ainda mais sabendo que uma das inspirações dele é Dexter, uma série que realmente gosto!
    Torço pelo momento em que no Brasil se valorize a arte e a cultura tanto quando outras áreas, em que pagaremos nossos artistas para fazer arte e eles não tenham que lutar tanto e muitas vezes até desistir, pois precisam sobreviver!

    beijos querida, ótimo final de semana!

    http://maniadeguria.com.br

    ResponderExcluir
  17. Paloma, parabéns pela entrevista, amei! Amei o incentivo pela leitura, sempre presenteio com livros... achei muito legal ele incentivar a escrever também, muitas vezes temos muitas ideias mas acabamos achando ser "loucuras" que não vão a lugar nenhum ;)

    Obrigada pelo seu carinho ;)

    Beijos e um ótimo final de semana"

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Gente, que entrevista show! É verdade, se o livro dele for traduzido para o inglês, o nome vai ficar super legal. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  19. O Diário Serial já entrou na lista dos melhores livros nacionais de 2011. Foi uma leitura incrível do início ao fim e percebemos na obra, o talento indiscutível do Igor - que parece ser um cara incrível. Bom saber que ele já está trabalhando na sua próxima obra.

    Parabéns pela entrevista.
    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Conheço o Autor e já fiz a leitura da obra, excelente, recomendo a todos. Algo que eu adorei, a narrativa.

    ResponderExcluir
  21. livros de serial killer sempre me desperta interesse

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.