Resenha- Garotas de Vidro-Laurie Halse Anderson

by - julho 15, 2012

Olá leitores! Venho trazendo para vocês resenha do Livro Garotas de Vidro da autora Laurie Halse Anderson. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Novo Conceito. Eu fiz uma resenha escrita, com notinhas e outra em vídeo para as pessoas que desejam saber do livro de uma forma mais rápida.

Vídeo Resenha   



FICHA TÉCNICA
Páginas:272
Formato: Brochura
Selo: Editora Novo Conceito
Onde comprar? Livraria Cultura

NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 10 (Muito Bom)



Frágil, leve...Como uma Garota de Vidro
Por Paloma Viricio
Imagine guloseimas de todos os tipos, deliciosos cupcakes, um apetitoso jantar de ação de graças, milk-shake, pizza, hambúrguer, batata frita... Imagine o sabor, o cheiro, o paladar, a boca desejando, pedindo. Agora imagine ter vontade de comer isso, ou uma refeição qualquer, desejar, sentir a barriga roer pedindo um alimento e não poder comer nada, você não se permite ingerir nada além de água= [0 calorias], ou uma refeição que limite-se a “ (...) dez uvas-passas (16) e cinco amêndoas (35) e uma pera meio verde (121) (=172)”, ou qualquer outra que não ultrapasse um total de 200 calorias diárias.

A balança é o pior inimigo que poderia existir, ela marca 45 kg, mas você quer menos 43, 40... Precisa sentir-se leve, limpa... Flutuante. A carne necessita, mas o psicológico surra o desejo e te transforma em uma frágil refém de si mesma... Uma Garota de Vidro... “ A verdade nem sempre é o que enxergamos”.

A obra é um drama cujo tema central são distúrbios alimentares: Anorexia e Bulimia. A principal da trama é Lia uma adolescente que aposta com a melhor amiga, Cassie, quem será a menina mais magra do colégio. Só que elas não poderiam imaginar que isso iria se transformar em um grande redemoinho que sugaria a energia, saúde e vida de ambas. Cassie morre de forma brutal em um quarto de motel após tentar comunicar-se com Lia 33 vezes, mas ela não atende, pois não eram mais tão amigas como antes. 


Agora Lia, não tem mais porque continuar a aposta. Será?  Isso se a amiga desencarnada ficasse em paz. Mas Cassie passa a atormentar Lia depois de morta. Além da jovem ter que enfrentar um problema já enraizado em seu corpo, a anorexia, ainda terá que saber lidar com as misteriosas visões fantasmagóricas de Cassie. O que será que ela quer? Como livrar-se dessa situação? Lia vive com o pai, a madrasta e a irmã de consideração dela. A mãe da jovem é médica e sempre está ocupada na correria da ala de emergência do hospital. 

Lia não consegue perceber que está com problemas, muito menos entender que os familiares apenas querem ajudar ela a livrar-se da doença e todos acabam sofrendo juntos, como em uma roda de tortura. Durante a trama podemos notar todo o sofrimento da garota e também dos familiares que tentam de qualquer maneira socorrer a última esperança de fazer com que ela se cure. Mas será que ela irá conseguir sair dessa? Lia deixará de ser uma Garota de Vidro?

De acordo com o Portal do Ministério da Saúde (www), os distúrbios alimentares são uma realidade cada vez mais grave e que afetam principalmente mulheres e meninas que estão em busca do corpo tido como perfeito. Os dados estatísticos são tristes e comprovam que a anorexia obtém estimativa de 0,5 a 1% da população, enquanto a Bulimia coleciona de 1 a 4%. 
O tema também foi pauta da matéria publicada no programa Conexão Repórter, da emissora SBT, realizada pelo jornalista Roberto Cabrini (www). A reportagem que foi ao ar no dia 14/06/2012, mostrou o drama enfrentado por meninas que lutam contra as inimigas Ana e Mia (Apelido de Anorexia e Bulimia utilizado por garotas em blogs e fóruns sobre o tema) todos os dias.


Até a modelo e apresentadora do programa Esquadrão da Moda, Isabella Fiorentino, abriu o jogo e revelou como enfrentou a guerra com os distúrbios alimentares que sofreu. “Essa ditadura de que tem que ser prefeita, ter a pele perfeita, cinturinha no lugar...isso é desumano. Acho um crime fazer isso”, alfineta Isabella. E Fiorentino desabafa ” Você não percebe é uma doença sorrateira, geralmente quem começou com anorexia já tinha bulimia...Eu estava doente, tive que tomar remédio, fazer terapia. Fiquei um ano e meio para me curar, ficar bem. Eu falo até hoje que anorexia você não cura, você controla“, relata a modelo.


Licença Creative Commons
O trabalho Frágil, leve...Como uma Garota de Vidro de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.

You May Also Like

55 comments

  1. Adorei a video-resenha, Paloma! Anorexia e bulimia são problemas muito graves. Você vê né, o que uma sociedade faz com meninas tão jovens... isso é uma das coisas que não gosto, essa mania de perfeição. Depois que assisti Cisne Negro, pude ver o que é a obsessão com a beleza e perfeição, o que esta leva. Não sabia que a Isabella Fiorentino teve problemas alimentares. Beijão pra você!

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uma triste realidade! isso acontece principalmente com modelos, a autora chamou bem atenção desse problema que é vivido por várias garotas, ainda nunca passei por isso, quando eu era pequena eu era gordinha, mas nunca cheguei á esse ponto. Gostei do livro! Beijão
    http://blogdaingridzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. menina amei o post1 o livro deve ser o maximo!!!!

    bem agora To de volta menina e vou fazer loucuras no blog e refazer o lay todo!!!!!!!
    Bjk

    Leandra - www.chrryboomshop.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a sua resenha..
    Seu video ficou muito bom!
    Eu gostei; o livro realmente parece ser muito interessante...
    Muito legal! :DD

    Jader Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi querida,
    adorei o video-resenha e o post. Tenho muita vontade de ler este livro, pois trata de um assunto muito sério e atual como os disturbios alimentares. ótima resenha!
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Paloma!
    Este livro traz um assunto bem atual, e acho uma leitura muito importante para jovens e sua família.
    Adorei a resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  7. Ei paloma!
    Eu adore o livro..não sabia dos números, a bulimia atinge muito mais. E como a Isabella falou sorrateira e acho que vc mais controla do que cura mesmo, pois é algo do consciente..Legal as imagens que associou, especialmente a da maçã e da mulher com os balões.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  8. quando vi a capa desse livro, achei que seria meio sobrenatural haha' sim, eu viajo.
    Mais depois que descobri sobre o que se tratava perdi o interesse, não acho que esteja em um bom momento para ler drama, mais todo mundo fala que ele é otimo mesmo, e eu achei legal a ideia da autora sobre o tema distúrbio alimentar.
    Beijos
    http://pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser ótimo!
    O tema é bem atual e muito interessante!

    Uma excelente semana para você!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  10. Paloma que interessante. Vi esse livro, mas não imaginava que trouxesse questões tão importantes e atuais. Gostei muito!
    bjsss

    ResponderExcluir
  11. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
    Desejamos a vc uma ótima semana.
    Super beijos da Glorinha.
    Estamos com a campanha Google+1 e contamos com a sua participação.
    http://sbrincos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser muito bom! Eu já vi meninas com esses problemas...é muito triste...

    http://rebucomcafe.blogspot.com

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! E, fiquei com vontade de ler o livro!
    Tive uma amiga que já andou por esses caminhos tortos, mas hoje ela está bem, eu acho.

    bjs
    Ceci

    ResponderExcluir
  14. Uau, Garotas de Vidro parece ser muito bom, vou te confessar nunca li um livro de drama, e muito menos um que tratasse de assuntos polêmicos e sérios como este fala! Quero muito ler, ADOREI o POST!...

    Acesso Permitido.

    Projeto Discipulando.

    Ministério Tribus de Teatro.

    ResponderExcluir
  15. Sou louca para ler esse livro, e a capa então? super diva né ><
    Infelizmente a minha lista de livros esta enooorme então ele vai ter que esperar um pouquinho =/
    Quem sabe não ganho de alguém né? uahsa
    Um beijo e adorei sua vídeo resenha.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gostei desse livro, principalmente porque envolve dois temas que eu aprecio: Espiritismo e problemas psicológicos relacionados ao corpo. Sou uma garota comum de 15 anos, e desde os 13 não entendia porquê todo mundo me dizia que eu era muito magra, só que eu achava isso DEMAIS, poxa... Sempre fui gordinha e de uma hora pra outra eu fico magérrima para todo mundo?? Daí me olhava no espelho e pensava: Que droga! Eu tenho uma gordura na cintura. E teve uma época que comecei a fazer 30 abdominais por noite só para eliminar essas tais gordurinhas...
    Um dia eu estava aqui em Jaú, passando o feriado, na sacada e olhei no vidro, vi o reflexo de minhas pernas e não importei muito, vi apenas as mesmas pernas branquelas de sempre de shorts...
    Só que resolvi olhar de novo e finalmente percebi que não reconhecia aquelas pernas, como eram magras! Meu Deus, como eram... Minha costelas dava para perceber... Foi aí que comecei a perceber tudo!!!
    Hoje quero muitíssimo engordar mas é complicado. Se estiver interessada no que eu disse, procure uma tabela de calcular IMC na internet e calcule: eu tenho 1.65 m e peso 40 kg.

    Bom, acho que falei demais né? hehehe

    ResponderExcluir
  17. Vou aproveitar e te convidar para o sorteio de um chaveiro dourado de coruja que tá tendo no meu blog: http://komanoesifioni.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-chaveiro-de-coruja.html?showComment=1340483831546#c4046367417845420248

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Eu to louca pra ler esse livro, parece ser demais *--*
    http://themudancas.tk/

    ResponderExcluir
  19. Esse me atraiu bastante Paloma, o tema é super legal!

    Bjs e ótima semana
    Vivi
    Blog da Vivi - de tudo um pouco
    www.viviass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu to com este livro aqui em casa, mas ainda não tive oportunidade de ler
    E esse assunto é realmente muito forte e tem que ser mostrado assim, sem mascaras

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tinha ouvido falar desse livro. Mas parece ser super legal. Adorei a dica floor . .

    http://souzadiinha.blogspot.com.br
    Beijoos <3

    ResponderExcluir
  22. Oi Paloma,
    Ótima a sua resenha, gostei bastante.
    Esse livro tem um tema bem diferente e fiquei interessada em ler, parece ser muito bom.
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela resenha!
    Muito bem feita!
    Adorei!


    Beijo, Paula
    entreamigasunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Realmente esse assunto é muito sério e tem que ser muito bem retratado, porque é presente na realidade de muitas meninas.
    Muito bacana sua resenha (eu assisti) e a história tb!

    Beijos!
    Viva Beleza

    ResponderExcluir
  25. Oii. As resenhas que tenho lido sobre esse livro sempre reforçam esse lado "dramático". :)
    Tenho vontade de lê-lo e assim, entender melhor o que se passa na cabeça das pessoas que sofrem com esse distúrbio.

    Gostei da relação que você fez entre a história do livro e a reportagem. :) Leitura é a essência da educação!

    Beijos.
    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oie Paloma!
    Que bom que o livro te agradou! Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, não que eu me lembre. A capa é linda e o nome me deixa curiosa, porém, não criei muito interesse por tê-lo em minhas mãos...!

    Bjs,
    Ariane;)

    PS: Desculpe a demora em responder seu comentário!
    E ah, te indiquei para um meme lá no blog, tá?

    ResponderExcluir
  27. Amei amei a resenha!
    Sempre que passo por aqui minha listinha de livros aumenta ^^ rs

    Beijos
    www.diariodelooks.com
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  28. Adorei as imagens, parece ser um livro muito bom,(nunca mais li nada interessante) :/ ..e ah, o post ficou ótimo, perfeito! beijoss

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. O livro não faz muito meu estilo, mas já estava com bastante vontade de lê-lo. Gosto de livros que nos trazem grandes reflexões.
    Fiquei mais curiosa ainda agora, depois de ler sua resenha. O livro realmente parece ser ótimo. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Eu já estava com muita vontade de ler este livro e agora então, estou muito ansiosa, eu já sabia que ele tratava de um assunto sério, mas não sabia que ela com mais profundidade sabe? Enfim, adorei a sua resenha e eu estou muito ansiosa para ler este livro.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. sério desde que eu vi no skoob a capa desse livro, me deixou super curioso, afinal é LINDA PAKAS *-*
    e esse problema abordado no livro é realmente POLEMICO (ta eu adoro assuntos polemicos nos livros, é tão bom veer que o autor quer dar tipo uma solução ou no caso um final com um "feliz para sempre")

    Realmente adorei a resenha, arraso como sempre amiga.

    Beijos
    David
    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Esse video resenha é incrivel, adorei o livro parece ser muito bom. =)

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Não vejo a hora de ler esse livro, ele aborda um assunto tão sério... E você escolheu imagens ótimas. ;)

    Beijos!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  34. Ei Pam!

    Acho importante a leitura desse tipo de livro porque, como você disse, é algo real, que acontece o tempo todo a nossa volta e as vezes não sabemos lidar ou o que pensar de quem sofre dessas doenças.
    Eu já tinha vontade de ler o livro, e depois dessa sua resenha a vontade só aumentou (:

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  35. Adorei a resenha, e o video também. O livro aborda um assunto muito polêmico e importante pro nosso conhecimento também. Quero lê-lo, parece ser muito bom.

    Beijão!
    Sorteio no meu blog : http://karen-queen.blogspot.com.br/2012/07/loja-cereja-rocks-e-primeiro-sorteio-do.html

    ResponderExcluir
  36. EU MAS UMA VEZ VOU AFIRMA.. ESSE LIVRO MUITOOO MAIS QUE UMA SIMPLES PORTA DE SONHOS..
    É UM LIVRO QUE TE LEVA A OUTRO IMAGINARIO..
    QRO MUITOO ELE.. ACHO Q NÃO SEI O QUANDO O PROCURO..

    ResponderExcluir
  37. Estou morrendo de vontade de ler esse livro, sua resenha me deixou com mais vontade ainda

    ResponderExcluir
  38. Nossa Paloma, parabéns pela resenha!
    Li primeiro no skoob e vi que é a mesma. Sinceramente gostei bastante da abordagem jornalística e que ajuda as pessoas que passam por isso.

    ResponderExcluir
  39. Eu estou apaixonada por este livro, sério! Já estou louca pra ler o livro, agora com a sua resenha... me deixou mais louca ainda

    bellasblogofficial.blogspot.com
    midday-moon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Adorei, fiquei muito afim de ler o livro. '-'

    ResponderExcluir
  41. Esse livro é muito perfeito... e várias pessoas adorando *-* Quero tanto ler D:

    ResponderExcluir
  42. Adorei a resenha, desde quando eu vi esse livro em um blog e li a resenha fiquei com muita vontade de lê-lo. Espero ganhar ele na promoção do blog pra ler logo.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  43. Esse livro deve ser muito bom ♥ ja vi varias resenhas dele :D
    bjinhos
    Conversando com a lua

    ResponderExcluir
  44. Adorei o post! Muito informativo e tem tudo a ver com o livro!
    Agora, mais do que nunca, estou com vontade de ler o livro. Só vejo boas críticas dele.

    ResponderExcluir
  45. Esse livro dee ser muito interesante, abordando assunto serio desse jeito. Bom to curiosa pra ler .

    ResponderExcluir
  46. Eu quero!!!
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Adoreiiiii!

    Então já estou te seguindo se puder me ajudar seguindo meu blog também. *-*

    www.umagarotaeseujeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. gostei muito dessa resenha ... quero muito ler

    ResponderExcluir
  49. Parabéns pela resenha... esse livro está na minha lista de leituras prioritárias... muito boa essa história

    ResponderExcluir
  50. Boa resenha. Retrata bem o universo do livro. Acho que esse tipo de leitura se faz muito necessário - livros que abordem temas complicados numa vertente mais jovem, de modo que todos entendam e não tomem a obra como algo chato. Estou desejando demais "Garotas de Vidro"!

    ResponderExcluir
  51. Nossa, tive mais vontade ainda de ler esse livro após sua resenha. Ele sempre despertou minha atenção justamento pelo que fala, um assunto que está cada dia mais presente na vida de meninas, amei.

    ResponderExcluir
  52. Nossa, eu não tinha lido nem a sinopse desse livro ainda, porque achava que ele não tinha uma cara muito interessante. Tua resenha me mostrou que me enganei feio :O

    ResponderExcluir
  53. Esse é um livro daqueles acredito de superação..de vontade de atingir a meta...muito bom

    ResponderExcluir
  54. bem interessante, principalmente para pessoas que passam por esse problema, é superação total!

    ResponderExcluir