Entrevista com a escritora Selène D' Aquitaine

Olá leitores!O Jornalismo na Alma entrevistou a autora Selène D' Aquitaine e as respostas você confere agora. Ela já escreveu quatro livros: Diário de Rabiscos, o Jardim das Rosas Negras, Annástria e o Príncipe dos Deuses (Volume 1 da trilogia) e  Annástria  e os sete escolhidos (Volume 2 da trilogia). Vamos conferir?


Sobre o livro
Uma linda jovem está debruçada no peitoril da janela contemplando a chuva. Ela é uma fada filha de um demônio. Reza uma profecia que ela trará as Trevas para o seu mundo e que seu pai dominará. Uma vidente louca prevê tempos difíceis e um perturbado jovem, Jonathan, está comprometido com a profecia. Ele tem algo haver com Samantha, mas o que poderia ser? Com o tio enfeitiçado por Kaná, Samantha é banida do reino das fadas, mas ela conta com a ajuda de seus amigos, Chandra,Jaya, Nion e Thiago para ajudá-la em sua missão. Samantha precisa sobreviver ao seu destino e reverter a profecia. Será que ela vai conseguir ou irá morrer pelas mãos de seu grande amor?

Entrevista


Jornalismo na Alma- Vi que publica livros desde os 15 anos. Como começou a se interessar pela escrita?
Selène D' Aquitaine-Gosto de inventar historinhas desde pequena. Comecei com rabiscos que chamava de "quadrinhos" e depois passei para a prosa. Eu inventava historinhas para as minhas bonecas, imagina outras aventuras para meus personagens favoritos. Ler e inventar histórias sempre foi um prazer para mim.

Jornalismo na Alma-Entre os quatro livros que já publicou, qual foi o mais difícil de ser escrito? Por quê?
Selène D' Aquitaine-Os livros da Trilogia. A trama é complexa, as personagens são muito complexas, além dos conflitos exteriores cada personagem lida com seus demônios internos, com seus vícios e virtudes. São personagens que começam a entrar na trama ainda muito ingênuos e se vêem forçados a enfrentar situações que irão os testar ao máximo, cada um precisa provar seu valor, enfrentar seus dilemas. Esses conflitos internos de cada personagem é trabalhoso. Cada um tem seu papel na trama.

Jornalismo na Alma-Como você geralmente configura as personagens das histórias?
Selène D' Aquitaine-Eu escrevo um perfil para cada personagem reunindo características físicas e psicológicas. A parte psicológica eu trabalho aos poucos nos meus livros. Nos livros da Trilogia, por exemplo, o psicológico das personagens aparece gradualmente e sofre mudanças no decorrer da trama. 

Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou aproximadamente para escrever cada livro?
Selène D' Aquitaine-"O Jardim das Rosas Negras" foi quase um ano. Já os volumes 1 e 2 da Trilogia Annástria levaram mais tempo. Publiquei "O Jardim das Rosas Negras" com 16 anos. Quando comecei a escrever a Trilogia eu estava no colegial. Conciliar livros e estudos não é simples. Enquanto escrevia o volume 2 da Trilogia, por exemplo, eu estava prestando vestibular! Agora na faculdade, e escrevendo o volume 3 da Trilogia (nas horas vagas entre minha carga horária de estudos).
 

Jornalismo na Alma-Como realiza a escolha dos títulos?
Selène D' Aquitaine-Começo primeiro a bolar a trama. Depois eu penso em um título que combine.

Jornalismo na Alma-Quem cria as capas de suas obras?
Selène D' Aquitaine-Não sou eu. Uma colega minha ilustrou "O Jardim das Rosas Negras" e as capas dos volumes 1 e 2 da Trilogia Annástria foram feitas por um ilustrador profissional. 

Jornalismo na Alma- Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram as obras?
Selène D' Aquitaine-Receber a respostas dos leitores é muito emocionante. Sinto-me feliz. 

Jornalismo na Alma-Sobre qual tema escreveria um outro livro? Por quê?
Selène D' Aquitaine-História ou Romance de época. A História oferece grande material a ser explorado, pode ser História do Brasil, História da Grécia, ou da Rússia, etc. Romances históricos (baseados em fatos reais ou não) são muito ricos em termos de cultura. Exemplos: Pilares da Terra (Ken Follet), Um Pilar de Ferro (Taylor Caldwell), Grande Sertões: Veredas (Guimarães Rosa), Vidas Secas (Graciliano Ramos).

Jornalismo na Alma-Tem planos para 2012 no universo da literatura?
Selène D' Aquitaine-Planejo lançar o volume 3 da minha trilogia e começar a escrever um livro novo.

Jornalismo na Alma-Qual a importância do ato da leitura? Por quê?
Selène D' Aquitaine-Ler muito ajuda as pessoas a evoluir, a pensar, a atuar no mundo. Os livros estimulam a imaginação,o pensamento, aprimoram o vocabulário, apresentam diferentes visões de mundo... Quanto mais leitura, mais conhecimento se adquire. Em geral, uma pessoa que lê muito é menos sensível a manipulação. Podemos aprender sobre outras culturas através dos livros, conhecer mais sobre a nossa própria cultura e História. E outra: para saber argumentar e se posicionar no mundo é preciso ter conhecimento. 

Jornalismo na Alma-Como incentivar as pessoas a lerem mais?
Selène D' Aquitaine-Não adianta forçar alguém a ler um livro que não lhe chame a atenção. A leitura precisa ser um prazer. Os livros precisam ser apresentados as pessoas como algo interessante, e não como uma obrigação. 

Jornalismo na Alma-Você acha que os blogs literários ajudam no incentivo á leitura? Por quê?
Selène D' Aquitaine-Acredito que sim. São pessoas que gostam de ler e sentem prazer em falar de livros, são leitores comentando sobre os livros que gostaram ou não. Acho bacana o trabalho dos blogs literários... a gente vê a opinião de cada um, as diferentes sensações que os livros causam nos leitores. 

Jornalismo na Alma-Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Selène D' Aquitaine-Acho o Machado de Assis genial. Ele faz um trabalho lindo com as palavras, acho a linguagem de seus livros muito bem trabalhada. 

Jornalismo na Alma-Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?
Selène D' Aquitaine-C.S Lewis. O trabalho que ele realizou com "As Crônicas de Nárnia" é muito interessante. A trama como um todo é muito bem planejada. A "Trilogia Cósmica" é outra séria ótima do autor (são livros mais adultos). Além disso C.S Lewis foi um grande estudioso da Idade Média e do Renascimento.

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Selène D' Aquitaine-Não tenho medo de serem ousados. Sempre haverá alguém para tentar te desanimar. Simplesmente ignore. Saiba que com o tempo você se tornará um escritor cada vez melhor. Estude muito, leia bastante e procure melhorar a cada livro escrito.

Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Selène D' Aquitaine-
Uma pessoa: minha mãe.
Um desejo: estudar fora do Brasil.
Um livro: As Crônicas de Nárnia (volume único)
Uma música: Como Nossos Pais 
Uma comida: A comida que a minha mãe faz.
Uma bebida: Água!
Uma frase: "No meio do caminho tinha uma pedra" - Drummond. 
Animal de estimação:  duas gatinhas! Will e Hilary.
Filhos: Eu não tenho, mas deve ser muito bom ter um, apesar das dificuldades e responsabilidades.
Dinheiro: é ótimo para pagar um salário (muito) melhor para os professores.
Felicidade: passar a tarde estudando na biblioteca da minha faculdade (sim, sou meio nerd).
Fama: é algo perigoso... se a pessoa não souber lidar com a fama,pode acabar se corrompendo. 
Religião: respeito todas. Cada um tem a sua. 
Blogueiros: acredito que muitos blogueiros levam a sério o que fazem. Outros levam mais na diversão.  
Falsidade: Detesto. Ninguém gosta de falsidade.



Sobre a autora
Meu nome é no RG é Adriana, porém gosto mais do meu nome artístico Selène d'Aquitaine. Tenho 20 anos, sou escritora de livros de ficção fantástica e estudante de Letras na Universidade de São Paulo (turma de 2011).  Gosto muito de Filologia Românica, Estudos Literários, e Linguística.   Gosto de escrever desde criança. Minhas melhores matérias sempre foram redação, filosofia e literatura. Eu adorava as aulas de redação/filosofia quando a professora pedia que criar histórias e poesias. Comecei fazendo histórias em quadrinhos (eu desenhava mal, mas era divertido), e depois parti para pequenos contos. Também gostava de inventar histórias enquanto brincava de bonecas, imaginava histórias baseadas nos personagens dos meus desenhos/livros favoritos (hum... eu ainda faço isso). Eu podia passar a tarde toda apenas imaginando histórias. 
Fonte: Site da autora

Contato

È autor ou tem um blog e quer ser entrevistado pelo Jornalismo na Alma? Basta enviar um mensagem pela página Contato através do formulário. 

24 comentários:

  1. Adorei essa entrevista, me deu mais vontade ainda de terminar o meu livro!!
    Desde nova ela é uma escritora, tem muita inspiração. :)

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Gostei bastante da entrevista, a Selene também é parceira lá do meu blog, li apenas o primeiro livro da trilogia e logo pretendo ler o segundo!

    Até mais ;*
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que massa a entrevista ^^
    Quando eu criar um livro vou querer ser entrevistada hehehe
    Beijos
    Diário Ciumento

    ResponderExcluir
  4. nossa que interessante. Não conhecia o trabalho dela. Com a entrevista deu para conhecer ela e criar interesse sobre o trabalho.
    AHHHHHH teu layout está lindo. Adorei :)
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa entrevista..

    Demonstra ser uma pessoa convicta e cheia de mistérios em cada criação, ainda não tive oportunidade de ler um de seu livros, mas me aguçou o desejo até mesmo por esta aproximação através de sua entrevista..

    Beijos Paloma e ótima quarta pra ti..

    ResponderExcluir
  6. Que tudo a entrevista :)
    Ainda não li nenhum livro dela, mas estão todos na listinha rsrs

    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito boa essa entrevista! =D
    Sempre trazendo coisas legais para gente hem?
    Adorei!

    Beijos
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  8. Ficou ótima a entrevista, a Selene é muito simpatica! Estou ansiosa para conhecer suas obras, tenho lido críticas muito positivas a respeito de suas obras e agora conhecendo um pouco mais sobre ela, posso ver que é uma escritora com grande potencial =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Muito legal a entrevista, ainda não conhecia a autora. Quando vi o nome, pensei logo se tratar de um pseudônimo (ou então pensei que a autora era descendente de franceses, rs).

    Sempre tiro o chapéu pra escritores de fantasias, sempre há algo interessante e instigante nesses livros.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem?
    Gostei muito da entrevista. Ela parece ser uma pessoa muito simpática. Gostei do enredo dos livros dela, vou procurar por eles.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  11. Gente,escritora muito linda e noviinha :O! Muito bom ver pessoas com sucesso tão cedo,desejo a ela uma carreira brilhante e que possamos ler inumeros livros dela ^^

    ResponderExcluir
  12. Muito bacana a entrevist,gostei!!
    Tenho os dois livros dela (Annástria),são muito legais.
    Parabéns pelo belo post

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  13. Pelo jeito os autores novos estao começando a ter destaque.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da entrevista com ela.
    Publica livro desde dos 15? Nossa que legal!!!
    Beijos e feliz Halloween <3

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Paloma.

    Li e resenhei os 2 livros Annastria no blog e gostei bastante e quero ler os outro dela também....gostei muito da sua entrevista....gosto de saber mais sobre os novos talentos nacionais...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi flor,
    Não conhecia a autora nem o livro mas parece bem interessante e o sobrenatural esta em alta ne...nossa ela começou bem cedo mas ela publica mesmo desde os 15???nossa...preciso de umas dicas.
    bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  17. Adorei a entrevista, como sempre eu não conhecia a autora e nem os livros, hushiusa.. gostei muito =) bjj

    ResponderExcluir
  18. Nossa, adorei a entrevista. Não conhecia ainda.
    Começar a publicar livros cedo, não é para qualquer um.

    Beijos.

    Jéssica
    Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  19. Super entrevista! Talentosa desde pequinininha (:
    Desejo muito mais sucesso pra ela!

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  20. Oi flor, eu não conhecia essa autora e nem um de seus livros,mas o título o Jardim das Rosas Negras me chamou muito atenção.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Gostei mto da entrevista,tão novinha e já tem 4 livros publicados.Parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Bacana a entrevista. rs
    Impressionei como ela começou a escrever cedo.
    Sucesso. :D

    ResponderExcluir
  23. Nossa. Um livro parece ser super adulto com aquela capa toda preta; os outros parecem revistinha em quadrinhos. Literatura multifacetada? Interessante...

    ResponderExcluir
  24. atravez dessa entrevista, pude conhecer um pouco sobre o autor.. gostei disso

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.