Entrevista Mimo Jornalismo com Fernanda Rocha


Olá meus leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com Fernanda Rocha do blog  Trilhas Culturais.  E ela também me entrevistou e quem quiser conferir pode clicar AQUI!  Essa parte do blog, é o Mimo do Jornalismo Na Alma, que escolhe os melhores blogs para fazer uma entrevista. 

Jornalismo na Alma-Como surgiu a ideia de criar um blog?
Fernanda Rocha-Eu sempre gostei de blogs e antes do Trilhas eu tive vários outros que ia fazendo e com o tempo excluindo. A ideia de fazer um blog para falar de cultura e mais especificamente de livros, surgiu quando eu era colunista do blog Bookaholic. Eu era colunista da sessão Bate Papo Com. Foi nesse período que eu, que sempre gostei de ler, comecei a entrar em contato e conhecer autores, além de saber sobre diversos livros que até então não conhecia. No Bookaholic porém eu fazia as entrevistas (e portanto não fazia resenhas) e foi aí que decidi fazer o Trilhas Culturais para que eu pudesse falar dos livros que eu estava lendo, falar dos livros que estavam me agradando. O blog Bookaholic foi "quem" me apresentou esse mundo dos blogs literários e a sensação maravilhosa que é fazer parte dele.

Jornalismo na Alma-Sobre o que fala o blog?
Fernanda Rocha-O Trilhas (como carinhosamente o chamo), tem como base a literatura. Falo de livros através de resenhas e posts de divulgação (feitos pela colunista Pâmela), mas além dos livros também é citado: séries (colunista Jéssica), filmes (colunistas Jéssica e Tanderson) e recentemente temos uma coluna quinzenal de entrevistas (feito pela Fernanda - outra Fernanda -). Os livros que são falados são normalmente de parcerias com editoras, porém quero começar a focar também em livros de jovens autores, novos talentos. Há! E já que citei o nome dos colunistas, cito também nossa colunista Gladys que fala de todos esses assuntos, de todos esses posts no Facebook e Twitter.

Jornalismo na Alma-Como escolheu o nome do blog?
Fernanda Rocha-Eu queria um nome que fizesse referência a livros mas que não fosse exclusivo de livros, pois eu pensava desde quando o criei que, se eu futuramente quisesse falar de outros assuntos, gostaria que o título abrangesse estes assuntos também. Trilhas é como se fosse o caminho, os caminhos; Culturais: onde é englobado assuntos sobre livros, filmes, séries e tudo o mais que for uma forma cultural de se expressar. Trilhas Culturais portanto é um caminho onde podemos encontrar novidades e relatos sobre os mais diversos tipos de cultura.

Jornalismo na Alma-Há Quanto tempo existe o blog?
Fernanda Rocha-Um ano e 9 meses. Em 20 de junho o Trilhas completa 2 anos!!!!

Jornalismo na Alma-Quantos livros geralmente lê por mês?
Fernanda Rocha-Eu que estava desempregada até mês passado, estava lendo na média 6 livros por mês. Agora que estou trabalhando acredito que será entre 3 a 4 livros. 

Jornalismo na Alma-Qual o melhor post que você fez no blog? Por quê?
Fernanda Rocha-Não consegui pensar em outro post a não ser o "Novidades e agradecimentos" . Escolhi este post pois representa uma nova fase do blog, com domínio próprio, várias mudanças feitas para melhor e um agradecimento a todos os colunistas que passaram pelo Trilhas. Melhor post pois sem a ajuda de cada um que é ou foi da equipe, com certeza o Trilhas não estaria do jeito que está, sempre crescendo e com novos leitores. Devo muito a cada leitor e a cada colunista. 

Jornalismo na Alma-O que é preciso para ser uma blogueira de sucesso?
Fernanda Rocha-Acredito que antes de qualquer coisa é: amar o que vai falar, afinal, terá que amar muito o assunto do seu blog para poder ajudar na criatividade de formular vários posts diferentes. Depois é fazer posts com um português correto (parece bobagem dizer algo tão óbvio mas é necessário),  sempre cuidando a forma de colocar as informações no post (e não ser de qualquer jeito). Educação com os leitores também é fundamental, se alguém ofender através de comentários e/ou mensagens...ignorar, se alguém elogiar...agradecer.  Não forçar parcerias mas sim mostrar que seu blog está a disposição independente do desejo de querer algo em troca. Parceria tem que ser conquistada na base da confiança e vontade de falar sobre aquele produto (exemplo: livros), querer falar só para tentar ganhar um de graça não é nada ético. Dar retorno a cada contato feito pelos leitores, tratar todos bem (e portanto sem falar mal de ninguém), e claro: divulgar o blog nas redes sociais (mas nada de pedir para que as pessoas visitem seu blog, visite vários blogs, com certeza as blogueiras irão retribuir as visitas), falando nisso...retribuir todas as visitas feitas em seu blog também é muito válido. Este pode ser um caminho mais longo, mas com certeza é mais sólido. Dicas de uma humilde blogueira. 

Jornalismo na Alma-Qual seu filme ou série preferida? Por quê?
Fernanda Rocha-Filmes tenho vários preferidos normalmente dos gêneros policial, aventura, fantasia, mas como faz tempinho que não assisto um, vou evitar citar títulos. Séries eu amo muito, adoro séries e minhas preferidas são: Revenge (a maneira como a mocinha as vezes vira vilã, do vilão aparentar ser mocinho, dos segredos circulando discretamente entre as pessoas sem que essas os vejam ... essa mistura me conquistou), Castle (amo séries que tenham investigação de crimes como tema central), CSI (investigações sobre crimes bem elaborados, amo essa série), The Lying Game (talvez não seja feita para pessoas da minha idade, (Risos), mesmo assim adoro), essas são as que eu estou acompanhando. Uma série antiga e que adorei foi Felicity e tem várias outras que pretendo começar a olhar, se alguém tiver alguma dica me avise. :) 

Jornalismo na Alma-Qual seu livro preferido? Por quê?
Fernanda Rocha-Um livro preferido é quase impossível escolher, afinal vários estão empatados em primeiro lugar na lista, são eles: Trilogia O Senhor dos Anéis (a forma como Tolkien criou um mundo novo e para a história, os detalhes de cada povo, de cada cena e os valores (como amizade, lealdade, etc)  envolvidos em cada linha, me fascinaram); Orgulho e Preconceito (clássico lindo e com personagens que mesmo em situações difíceis não desistiam do que acreditavam, além disso o romance entre Elizabeth e Darcy é lindo demais), Fortaleza Digital (adorei esse livro que fala de tecnologia em uma história cheia de mistérios), estes são alguns preferidos que li faz algum tempo atrás. Recentemente entraram para minha lista de favoritos: trilogia do Mago Negro (os livros O Clã dos Magos e A Aprendiz me prenderam a atenção do início ao fim, essa história de fantasia é maravilhosa) e Divergente (nosso mundo em um futuro próximo, um mundo muito modificado e sempre controlado pelas forças de poderosos mas com pessoas que estão dispostas a enfrentá-los).

Jornalismo na Alma-Qual seu cantor (a) preferido (a) Por quê?
Fernanda Rocha-Não tenho cantor preferido mas tenho várias bandas que adoroooo, tais como: Celtic Ladies, U2, Muse, Coldplay, Snow Patrol entre várias outras.

Jornalismo na Alma-Qual livro está atualmente na sua cabeceira? O que está achando dele?
Fernanda Rocha-Ontem terminei Starters e hoje pretendo começar Perspicácia do autor Marco Antonio Rodrigues e estou também ao meu lado para começar a ler o mais breve possível o último livro da trilogia O Mago Negro de título O Lorde Supremo. E como não comecei ainda a ler nenhum deles, digo que espero que eu adore ambos.

Jornalismo na Alma-Diga qual o melhor benefício em ter um blog.
Fernanda Rocha-Amizades, conhecer pessoas maravilhosas de todo o Brasil. Além disso descobrir que podemos e sabemos fazer várias coisas, como escrever boas resenhas, mexer com imagens e também perder um pouco da timidez ao falar sobre um assunto que você passa a dominar, assunto esse que é o assunto base do seu blog.

Jornalismo na Alma-Para finalizar, deixe um recado para os leitores do Jornalismo na Alma. 
Fernanda Rocha-Quero agradecer imensamente o convite para participar aqui do Jornalismo da Alma e dizer aos leitores que não sigam somente as dicas dos livros "da moda", eles são muitos bons sim , eu mesma já me apaixonei por vários deles; mas lembrem que existem outros livros (muitos super antigos, muitos de autores que estão começando a escrever ou de autores que as pessoas não valorizam tanto) que são igualmente maravilhosos. Busque assuntos que vocês gostem, busquem novos caminhos, novos títulos para suas leituras sem deixar de estar atualizado nas novidades. E também; nunca abandonem esse habito maravilhoso que é ler (arrumem sempre um tempo na rotina maluca de todos os dias) e sempre que puderem, incentivem alguém a descobrir esse mundo maravilhoso da leitura. Abraços cheios de carinho a todos!
Fernanda Rocha
Gaúcha, técnica em informática e bacharel em Sistemas de Informação. Faz curso de inglês na Wizard Idiomas e é apaixonada pela área de comunicação. Ama ler livros (sempre lendo algum), fotografia, viagens e o mundo virtual.
Quem quiser conhecer o Trilhas Culturais é só acessar: http://www.trilhasculturais.com

È autor ou tem um blog e quer ser entrevistado pelo Jornalismo na Alma? Basta enviar um mensagem pela página Contato através do formulário. 


12 comentários:

  1. Amei a entrevista! Adoro quando alguém fala que ama o Senhor dos Anéis, porque me dá vontade de tentar ler de novo! Eu comecei a ler o primeiro e não consegui terminar :x
    Beijos pras duas :*
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  2. adorei a entrevista.
    preciso ler senhor dos anéis, mas nao me empolgo com esse livro hahaha

    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  3. Que maximo, eu não tinha visto estas entrevistas aqui no seu blog ainda, super adorei!
    Conheço o Trilhas Culturais, a Fernanda é gaúcha como eu!!!

    Beijokss

    Vanessa - Blog do Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo que ela falou sobre os benefícios de se ter um blog! Ela está certíssima!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista e as respostas dela, achei interessante isso do nome Trilhas, acho que realmente abre um leque pra vários outros assuntos.
    Fora que achei a Fernanda uma simpatia.

    =)

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista e me identifiquei em algumas partes, como é difícil escolher um livro preferido.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. não conhecia o blog dela!! Vou passar lá para ler sua entrevista também ;)

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Paloma õ/
    Bom, adorei a entrevista! É sempre bom conhecer mais sobre os blogs e as pessoas por trás deles. Mas essas perguntas são bem cruéis, como a gente escolhe UM LIVRO, UMA BANDA ou UM FILME? SHAUHSUAHSUAHUAHUAHS' somos todas indecisas! :x

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei do jeito que ela escolheu o nome do blog *-*
    -xoxo

    s2juuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a entrevista com a Fê!
    E é muito bom fazer parte do Trilhas Culturais.
    Parabéns pela entrevista. bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá...demorei para aparecer e agradecer ao convite. Adorei os comentários carinhosos e fofos das meninas. Agradeço de coração ao convite, adorei participar!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, demorei para apareci para agradecer ao convite. Adorei também os comentários fofos e carinhosos das meninas. Gostei muito da entrevista, obrigada pelo convite!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.