Resenha- Lembranças de um diário- Michelem Fernandes

by - junho 23, 2013

Olá pessoas! Venho trazendo para vocês resenha do Livro  Lembranças de um diário da autora parceira do Jornalismo na Alma,Michelem Fernandes.Inclusive esse livro será sorteado aqui no blog, então fiquem ligados! Espero que gostem.



NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 10

Lembranças de um amigo
Por Paloma Viricio

Visão Geral

Lembrar-se de momentos bons da vida é recordar uma linha alegre, gostosa, feliz. E relembrar ocasiões ruins também é bom porque com as quedas aprendemos a crescer. Em lembranças de um diário conhecemos a doce Nina que irá enfrentar grandes mudanças de forma inesperada, pelo menos para ela. “Depois de tantos anos, volto a tocar em algo muito especial para mim. Algo que guardei, com carinho, em uma caixa de madeira, em cima do armário de meu quarto” p.11.

Em um ambiente totalmente novo, sem amigos, Nina irá descobri que a força de um diário pode transformar o modo de uma pessoa ver o mundo através dela mesmo, revivendo experiências relatadas nas páginas de um companheiro inseparável. “Mexendo nas caixas da mudança- que ainda eram muitas para serem arrumadas-,encontrei o diário que a tia Helena me dera. Resolvi- como se ele fosse uma válvula de escape- escrever todas as mudanças ocorridas em minha vida” p.21.


Esse é o segundo livro de Michelem Fernandes resenhado no Jornalismo na Alma. E devo dizer que sou fã dela. Os livros são voltados para o público infanto-juvenil, mas conquistam-me de forma inexplicável. A escrita da autora é simples, gostosa e prende bastante o leitor. Esse livro é muito fofo, a personagem Nina é agradável e cativante. Tenho que parabenizar também a autora pelo foco na importância da sustentabilidade do nosso planeta. Encontrei esse tema no livro O caminho para Esplendor e também nesse. Essa é uma questão deveras importante que o mundo deve abrir os olhos e tentar de qualquer forma mudar. “Desde que começou a horta, minha mãe sempre me falava da importância de ter alimentos frescos e saudáveis. Livres, principalmente, de agrotóxicos. Tinha tanto carinho por suas plantinhas, que, muitas vezes, até cantava e conversava com elas” p. 63. 

Design e Diagramação

A capa do livro é muito fofinha, não tem como não de apaixonar. As folhas são brancas, as letras e espaçamentos são confortáveis. A obra é toda ilustrada por Laura Barreto e tenho que dizer que ficou a coisinha mais fofa do mundo, muito lindinho. Parabéns não somente a autora pela obra, mas também para a ilustradora que complementou de forma ímpar o trabalho da Michelem. O único ponto que incomoda nesse quesito é onde aparecem as escritas que simbolizam o diário, porque a fonte que imita uma letra manuscrita ficou um pouco confusa em algumas palavras e cansativa para a visão.

Sobre a autora

Michelem Fernandes é pedagoga, nascida na capital do Rio de Janeiro. Durante a sua infância, o que mais adorava fazer, era criar histórias de mundos distantes, voando nas asas da imaginação... Anos mais tarde, ao se tornar professora, descobriu sua verdadeira vocação, ao ter que compartilhar as suas histórias, como forma de incentivo à leitura. Desde então, não conseguiu deixá-las mais guardadas.

Contato
Twitter: @michelemfernan 
Confira também a entrevista da autora aqui no blog. Clique AQUI!

Licença Creative Commons
O trabalho Lembranças de um amigo de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos. 

You May Also Like

22 comments

  1. Fiquei morrendo de vontade de ler, parece ótimo.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de ler esse!!

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quero ler... me deu mta vontade!
    Beijos, Nana ღ
    Conheça meus blogs!

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    não conhecia nem a autora nem o livro, mas só de ter tantos 10 nas notas já fiquei animada para ler.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia o livro e nem a autora Pa, mas a sua resenha me fez sentir vontade de conhecer tanto essa história como a narrativa da autora ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa Paloma, o livro parece ser muito fofo, o que mais gostei de saber que é ele fala sobre a importância da sustentabilidade!
    Gostei, dica super boa, inclusive para presentear ;)

    Beijos e uma ótima semana para vc!

    Nanda

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro
    Mas parece ser bastante interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parace ser ótimo memso ^^
    Fiquei com vontade de ler ^^
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  9. Olá Paloma,

    Gostei do tema principal do livro, e confesso que já tive uns 3 diários e agora me deu um branco onde estão... IAHEUIAHEIU
    Espero encontrá-los e tomar uma dose de nostalgia :3
    Parabéns pela autora por mais um livro e sucesso a mesma!

    Beijos,
    Nathália
    Nova resenha em Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é um convite para ser lido. Linda a capa e a história é bem cativante. Eu quero ler!!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  11. Depois dessa resenha fiquei curiosa demais pra ler esse livro.
    A capa dele me parece ser um infanto-juvenil, mas talvez não seja.
    Sei lá, mas pelo o que vc disse dele é maravilhoso, e melhor ainda é nacional.
    Amei sua resenha!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. parece ser muitoo bom esse livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Adorei as frases, parece ser uma leitura bem confortável e prática, a capa é super meiguinha mesmo! Adorei a dica amiga, anciosa por um sorteio! rs \õ/

    ResponderExcluir
  14. A capa parece ser de um diário mesmo, uma fofura!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Loma , livro infanto-juvenil...gostei da autora, parece ser bem simpática!Legal ela escrever sobre uma personagem que coloca seus sentimentos em um diário...muito delicado....deve ser mesmo uma leitura bem gostosinha.
    Amiga,breve vou colocar aqyele livro q ilustrei...a autora nem me mandou um exemplar...magoei.Acredita q ela me mandou um e-mail me "convidando" a comprar no site da livraria cultura kkkk affff
    Bjkas

    ResponderExcluir
  16. Paloma parece um ótimo livro, é linda essa capa, fiquei animada para sorteio :) beijinhoos

    ResponderExcluir
  17. Humm, que capa linda... estou lendo livro em forma de diário, o da Anne Frank, e realmente é incrível acompanhar o crescimento e amadurecimento de uma pessoa. Eu escrevo um pouco na minha agenda sobre eu :D Queria muito fazer um diário, porém o tempo é curto. E como tenho perda de memória recente, escrevo coisas das quais não quero esquecer, por exemplo, mudanças significativas de ponto de vista, entre outras coisas..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não conhecia este livro, mas gostei muito das partes destacadas do livro e de seus comentários :)

    Nada melhor que uma leitura leve e confortável, e claro: uma leitura nacional. Tudo de bom!

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha...adicionada a minha wish list com certeza

    ResponderExcluir
  20. Mais um pra adicinar na lista de livros ( que por acaso já é enorme ) e eu tenho um enorme desejo de ler . Adorei! :D

    ResponderExcluir
  21. Adorei! Ainda não tinha ouvido falar nesse livro. A capa é suuper fofa, além de que o formato de diário deixa a leitura mais leve, mais pessoal. Bom, pelo menos na minha opinião. kk Achei o toque da sustentabilidade muito bom também. Pouco se vê esse tema sendo abordado na literatura.

    Beijos, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir