Resenha- Histórias Extraordinárias- Edgar Allan Poe

by - setembro 23, 2013

Histórias Extraordinárias-Edgar Allan Poe
Olá amores! Venho trazendo para vocês resenha do Livro Histórias Extraordinárias do autor Edgar Allan Poe. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Companhia das letras. Vamos conferir?


FICHA TÉCNICA
Páginas: 272
Formato: Brochura
Selo: Companhia das Letras

NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 9,0
Diagramação: 8,0
Nota geral: 10

Mistérios tenebrosos
Por Paloma Viricio
Visão Geral
Não somos nós parte de Vós? Quem conhece os mistérios da vontade e de seu poder? O homem não se entrega aos anjos, nem se submete à morte, senão pela fraqueza de sua débil vontade”p.20. Ler Edgar Allan Poe foi muito gratificante para minha pessoa. Isso porque esse autor é magnífico, não é á toa que é muito bem falado por ai. Sou louca por suspense, terror e sempre desejei ler algo do Poe, não me arrependi na escolha. “Aquele que nunca desmaiou jamais será capaz de descobrir palácios estranhos e rostos esquisitamente familiares em brasas ardentes; jamais contemplará a flutuar,no meio do espaço,as tristes visões que a maioria não pode distinguir; jamais meditará sobre o perfume de alguma flor desconhecida;jamais sentirá seu cérebro perturbado pelo sentimento de alguma cadência musical que,até então,não lhe detivera a atenção”p.111.

Histórias Extraordinárias é uma seleção de José Paulo Paes dos melhores contos de Poe. Quem nunca ouviu falar pelo menos em um desses contos: “O gato preto”, “O poço e o pêndulo”, “A carta roubada” e “O escaravelho de ouro”? São clássicos do suspense e terror escritos por Poe nos anos 1800 e lá vai bolinha, contos antigos, mas com reflexões bastante atuais. “Há qualquer coisa no amor abnegado e sem egoísmo de um animal que vai diretamente ao coração de quem tem tido frequentes ocasiões de pôr à prova a amizade mesquinha e a fidelidade frágil do simples homem”p.69. A escrita de Poe é mística, atraente, pois o leitor é bombardeado com algo doce e ao mesmo tempo ácido quando vai lendo e degustando os contos dele. Todos narrados em primeira pessoa, embalados por uma filosofia dramática e tenebrosa, lembrando muitas vezes a escrita do nosso Álvares de Azevedo na época do romantismo quando lemos sobre as donzelas sempre tão adocicadas e defuntas. 
Noiva Cadáver

O livro é muito bom, digno dos apreciadores de uma boa leitura. Encontrei apenas dois pontos negativos. O primeiro é que alguns contos possuem personagens, cenário diferentes, mas praticamente a mesma técnica de escrita e desfecho. E o segundo é a diagramação, por ser um livro de bolso, as letras são bem pequenas e o espaço reduzido cansando um pouco a visão na hora da leitura. Porém, de modo geral o livro é maravilhoso, nunca li nada parecido com Poe e estou apaixonada. Pretendo devorar mais obras do autor. “O infortúnio da terra é multiforme.Estendendo-se pelo vasto horizonte,como o arco-íris, suas cores são como as dele,variadas,distintas e,contudo intimamente misturadas. Estendendo-se pelo vasto horizonte como o arco-íris! Como é que, da beleza, derivei eu um exemplo de feiura? Da aliança da paz, um símile de tristeza? Mas é que,assim como, na ética, o mal é uma consequência do bem, da alegria nasce, na realidade, a tristeza. Ou a lembrança da felicidade passada é a angústia de hoje, ou as agonias que existem agora têm sua origem nos êxtases que podiam ter existido”p.132.

Sobre o autor
Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe (nascido Edgar Poe; Boston, 19 de Janeiro de 1809 - Baltimore, 7 de Outubro de 1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano, fez parte do movimento romântico americano. Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por contribuição ao emergente gênero de ficção científica.Ele foi o primeiro escritor americano conhecido a tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difícil. Fonte: Wikipédia.

Licença Creative Commons

O trabalho Mistérios Tenebrosos de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  


You May Also Like

29 comments

  1. Paloma, estou lendo o livro sobre a vida do Poe e na sequência quero ler esse! Que ótimo saber que você gostou e que ele escreve bem e de forma misteriosa. Estou confiante no livro até mesmo pela Editora, que é garantia de sucesso, rs!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Ai flor, Poe é tudo de bom em relação a suspense e terror. Adorooo ele!
    Tenho esse livro, mas li algumas partes só, pra desenvolver um trabalho na facu. Mas concordo com vc quanto a diagramação dele, é bem ruim e a leitura fica super sofrida. Fora isso, o texto é muito bom.
    Bjokas

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  3. Tbm sou louca para ler algo do autor e gostei de saber que não se arrependeu da escolha, que será a minha tbm :))
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia =)
    Não conhecia esse livro nem o autor, mas achei interessante a CIA fazer um livro com os tais contos. Não é o tipo de livro que estou acostumada a ler, mas para quem gosta do gênero deve ser um clássico...

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal, cara o3o Parece ser muito bom, me interessei muito pelas histórias "O poço e o pêndulo" e "O escaravelho de ouro"! Ótima resenha, como sempre ~~ Obrigada pela dica *u*
    Beijos ♡ ~
    Garotas Atrevidas ~ retribui a visita? >3<

    ResponderExcluir
  6. Os contos dele são maravilhosos! Li muito Poe quando era mais novinha.

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Paloma!
    Não conhecia o livro e me interessei bastante.
    Infelizmente sempre tem alguma coisa que não é muito bacana, né? Mas que bom que, de um modo geral, você gostou do livro. Vou anotar a dica :)
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sou louca para ler os contos dele, estudei sobre ele no meu curso. Já li a poesia mais famosa dele "O Corvo", que é linda!
    To querendo esse livro!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que livro legal, o autor é engraçadinho.. me fez lembrar Charlie Chaplin >< acho lindo gatos pretos.. gostei das imagens s2

    ResponderExcluir
  10. Oi Paloma, sempre vejo o pessoal comentando sobre os textos do autor, mas não tenho muita curiosidade de ler, para ser sincera.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito chegada a contos.
    Ainda mais se forem de terror! To fora! kkkkkkkkkkk
    beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  12. Bem legal, tem bastante paginas tambem, história bacana essa.

    Xx
    www.overdosederoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Devo confessar que a capa não me chamou muito atenção, mas ao ver por sua resenha do que o livro se trata, de contos, eu achei legal, e leria. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei da sua resenha, retribuindo a visita e seguindo.

    Plumas e Paetês
    Fanpage
    Youtube
    Sorteios

    ResponderExcluir
  15. Adorei... Li este livro quando estava na faculdade...
    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da resenha, parece ser um livro interessante, visto que gosto muito de ler, e concordo no ponto que letras muito pequenas se tornam cansativas, principalmente no meu caso, que preciso de óculos ´para ler, bom vim te conhecer através da Agenda dos Blogs e já estou te seguindo. bjs do ♥
    www.adrythamy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Já vi esse livro em algum lugar, mas contos de terror, assim como qualquer coisa do gênero, não me interessam muito (medrosa mode on). A resenha é, como sempre, muito boa. Amo o jeito como você usa trechos dos textos para falar sobre o livro.

    diamantesdeumagarota

    ResponderExcluir
  18. Livros de bolso são bons e ruins ao mesmo tempo, e isso é uma das coisas que mais me intrigam quando eu vou comprar um. Porque por mais que seja um livro bom, tem esses problemas por ser livro de bolso. Mas enfim, eu gostei da resenha e me interessei, esse livro é bom para ler como passa tempo mesmo né? Gostei!

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gostei de conhecer, Paloma. Confesso que além do poema 'O Corvo' não conheço nada do Poe, mas morro de curiosidade.


    Beijos
    Nathália - Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    não sou fã de contos, geralmente os evito. Não acho que leria este livro no momento.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  21. Paa, linda **-**

    Eu conhecia o autor, mas o livro não, só li artigos sobre ele. Enfim...
    E um livro com uma leitura um pouco rebuscada, mas que por fim traz grandes conhecimentos para nós.


    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijos
    @clicandolivros

    ResponderExcluir
  22. Ah gente, eu estou há uns quatro meses com um livro do Edgar Allan Poe porque sempre quis ler, parece meu tipo de leitura e não sei o que e ainda não li >_< Seu post me deu vontade de ler agora XD

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  23. Oi Paloma, tudo bem
    Eu tive de ler alguns contos de Poe na faculdade e no curso de inglês, e confesso que sou apaixonada apela escrita dele. O meu favorito é A Mascara da Morte Escarlate.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  24. Nem curti essa capa ;/
    Nunca li Poe, acho que esse seria um bom início!

    :*

    www.facebook.com/livredujour1
    www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  25. Oi! Já li alguns poucos contos desse livro quando estava na faculdade, ou seja, já faz um bom tempo, portanto teria que ler novamente pra me lembrar. Mas lembro de que gostei bastante! O gato preto foi um conto que me lembro de ter lido. Quero com certeza voltar a ler Poe apesar de não ser fã de terror como vc! rs
    Bjs! leitura-emfoco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Paloma, já tinha ouvido falar desse livro, mas não tão bem quanto você. Quem sabe agora com esse 10 seu, eu leia? Gostei do que você falou sobre ele.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Achei a capa bonita porque adoro gatos, principalmente os pretos. Eu não gosto muito do Poe, embora tenha sido obrigada a ler alguns contos dele na faculdade e gostado de um outro. Na verdade, eu não curto muito o gênero terror, então não é só com ele meu problema.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  28. kkkkk donzelas adocicadas e defuntas? Credo... Curti a foto do gato com os dentes pra fora.. Terror não é meu forte de leitura, principalmente filme... porém quando os leitores chegam aqui na biblioteca procurando esse tipo de literatura, indico Poe.
    Beiijo no seu coração de xará..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Metaforicamente donzelas adocicadas e defuntas...kkkkkkkkkk aos montes! Aii Poe e histórias mais sombrias, pena que não gosta xará!^^

      Excluir