Resenha- Um amor para recordar-Nicholas Sparks

by - setembro 15, 2013

Um amor para recordar
Olá leitores! Venho trazendo para vocês resenha do livro Um amor para recordar do autor Nicholas Sparks. Tenho certeza que irão gostar...

NOTAS
Capa: 03
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 100 ( Bom demais!)


Recordações de um lindo amor
Por Paloma Viricio
Um amor para recordar
Visão Geral
Eu abro os olhos e paro. Estou do lado de fora da igreja batista e, quando olho para o frontão da estrutura, sei exatamente quem sou. Meu nome é Landon Carter, e tenho 17 anos. Esta é a minha história- e prometo contar tudo. No início você vai sorrir, e depois vai chorar-não diga que não avisei”p.10/11. Realmente avisou, mas teimosa como sou e curiosa não poderia deixar de ler uma das histórias de amor moderna que consegue tocar de forma tão gentil o coração dos leitores. Um amor para recordar é a história de Landon, Jamie e todos aqueles que acreditam no dom do amor e em verdadeiros milagres. “Jamie virou o rosto, mas consegui ver as lágrimas em seus olhos. Foi a primeira vez que a vi chorar. Eu acho que uma parte de mim queria chorar também”p.66.


Landon Carter é um adolescente normal que busca se divertir e aproveitar a vida ao máximo. Os estudos não são seu forte, mas vê que precisa mudar os hábitos e conseguir boas notas para entrar na universidade. Jamie Sullivan é completamente o oposto dele, pois é um anjo com todos sem restrições. Além de ser uma ótima aluna, Jamie, é bastante religiosa, ajuda quem precisar a qualquer hora do dia... uma moça com um ótimo coração. Landon sempre estudou com Jamie, mas nunca havia se interessado pela jovem até o dia em quem vê que ela é a única opção para ir ao baile de formatura com ele. Após esse acontecimento suas vidas passam a se interligarem de um jeito que nenhum dos dois poderia imaginar.
Não é á toa que Nicholas Sparks consegue vender milhões de livros. A forma como escreve é tão natural que quando lemos uma obra do autor, parece que estamos sentados na varanda de um amigo conversando sobre outros amigos. Sim, porque as personagens criadas por Sparks são tão humanas que parecem velhos conhecidos. Um amor para recordar era um livro que há tempos estava almejando ler. Já havia visto o filme, mas nada se compara a obra impressa mais uma vez. Achei as duas histórias (Filme e Livro) totalmente diferentes, mesmo possuindo o mesmo título. “Olhei para Jamie, depois para o teto, e depois ao redor do salão, lutando para manter a compostura, e depois para Jamie novamente. Sorrimos um para o outro. E tudo que eu fiz foi imaginar como poderia ter me apaixonado por uma garota como Jamie Sullivan”p.123.

Confesso que fiquei com um pouco de receio de ler o livro, após ter assistindo o filme temendo encontrar o mesmo enredo, mas não me arrependo nem um momento de ter presenciado a obra nas duas formas. No livro somos apresentados a um Landon e Jamie completamente diferentes do filme, que também não deixa de ser muito bom. Consegui me emocionar tanto com um quanto com o outro. Um amor para recordar é um livro doce, frágil, que tem o poder de ultrapassar décadas e mesmo assim continuar sendo uma obra bastante atual, porque podem passar anos e mais anos que a história sempre estará ali para nos ensinar que o amor pode e deve ultrapassar todas as barreiras possíveis... Sempre! “Jamie era mais do que a mulher que eu amava. Naquele ano, Jamie me ajudou a me tornar o homem que sou hoje. Com a sua mão firme, ela me mostrou o quanto é importante ajudar os outros; com a sua paciência e bondade, ela me mostrou qual é o real sentido da vida. A sua alegria e o seu otimismo, mesmo quando estava doente, foram as coisas mais espantosas que já presenciei”p.180.
Um amor para recordar

Sobre o Autor
Nicholas Sparks
Nicholas Charles Sparks nasceu em Omaha, Nebraska. Passou a adolescência na Califórnia. Começou a escrever quando tinha 19 anos. Com essa idade, escreveu o primeiro livro, porém, a obra não foi mais encontrada. Estudou Na Universidade de Notre Dame, onde formou-se em economia em 1998. Nicholas Spark foi durante um tempo delegado de informação médica, até que a agente literária Theresa Park passou a mediar a publicação dos livros do escritor. Theresa Park vendeu os direitos do romance “The Notebook” à Warner Books, e depois desse fato, o escritor esteve na lista de livros mais vendidos durante 56 semanas. Fonte:E- Biografias.



Licença Creative Commons
O trabalho Recordações de um lindo amor de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.

You May Also Like

30 comments

  1. Olá Paloma!
    Quanto tempo...! Lembra de mim? Rsrsrs....

    Eu já tinha assistido o filme e chorei muuuuito! Gente, que filme lindo...! :3
    E eu amo a Mandy Moore, ela é uma fofa.
    Não li o livro, porque o único livro que eu li do Nicholas me deixou deprimida. Nunca mais. Haha!

    Bom, vou indo!
    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  2. Linda história, tanto a do livro quanto a do filme. Emocionante.
    Amo o autor.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Esse livro é muito lindo e já vi esse filme várias e várias vezes!!
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  4. Eu amo, amo e amo esse filme! Morro de vontade de ler o livro...

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Foi um dos primeiros e únicos livros que li do Sparks, nem visto o filme eu tinha quando li e enfim. Achei a história linda, bem contada e chorei muito. Com o filme foi diferente, mas enfim, é uma ótima escolha para leitura! - Felipe (A Hora do Livro).

    ResponderExcluir
  6. Oi, quanto tempo?
    Eu li esse este ano e amei, confesso que gostei mais do filme, mas ainda assim é um livro lindo :)
    Foi o presente de aniversário que minha mãe me deu rsrs

    Paloma meu blog está de volta, dê uma passadinha lá depois?
    Bjos

    Rafa Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida um dos mais lindos! Adoro demais...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    eu já li o livro e vi o filme, e confesso que acho a história linda, mas tãooo triste que não curto mto.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Paloma.
    Eu nunca assisti ao filme por completo. Sempre acompanho apenas uma parte. Pretendo ler um livro qualquer dia.
    Minha irmã se emociona toda vez que assiste.
    rsrs

    Ótima resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. eu gostei do filme :)
    não li nada do autor ainda, já pensei em ler, mas não tive tempo e grana pra comprar nada dele
    xp

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Todo mundo ama Nicholas Sparks, mas eu, que não gosto muito de romances, não me atraio muito pelos livros dele.
    Sobre esse livro, li há algum tempo sobre uma controvérsia a respeito do final. Alguns leitores acreditam que Jamie sobreviveu à doença e parece que a intenção do autor foi mesmo deixar o final ambíguo.
    Abraço
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que essa capa deixou um pouco a desejar, me lembra uma foto de banco de imagens...

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  13. Nicholas sempre agradando seus leitores. Realmente, é difícil vc ver um filme adaptado de um livro melhor que a obra impressa. É difícl, mas não impossível.

    O livro parece ser ótimo, um romance moderno, e bem simples. Não é por nada, que o cara é o cara.

    ótima resenha Paloma. ;) até mais

    J. L. Ribeiro
    www.jadsonlribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu soh assisti ao filme, mas tenho vontade de ler o livro tambem.

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ah que lindo a frase com as imagens, ainda não li o livro mas o filme é lindo demais hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  16. É uma história muito bonita mesmo <3

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Sou fã do filme, meu romance preferido s2 maravilhoso! Nunca li o livro, mas ainda quero comprar e ter pra mim.. *---* AMO

    ResponderExcluir
  18. Apesar de não gostar do gênero, Um amor pra recordar é o ÚNICO que me conquistou!
    Não li o livro (ainda) mas, assisti o filme e toda vez que vejo eu choro kkkkkkkkkkkkk..

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  19. Poxa esse livro deve ser tudo isso e mais um pouco! rsrs
    eu ja vi o filme e amei!
    O Nicholas é demais!
    quase morri tentando uma foto na bienal! rsrsr
    beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  20. É incrível a maneira do Nicholas de conquistar as pessoas, eu li um livro dele e já fiquei apaixonada. Não vejo a hora de poder ter todos os livros na minha estante. Ótima resenha, Paloma. Beijos!

    www.livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Paloma!
    Depois de ler a resenha, ver as notas... fiquei muito curiosa para lê-lo!!

    Beijos e uma ótima semana para vc!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir
  22. Acreditas que nunca li nada do Sparks! Absurdo né? E que delicia que deve ser um livro dele! Esse que vc resenhou amei! Vou anotar e se puder comprar um dele vou lembrar desse! Que lindo!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  23. Quem sabe um dia eu largue de preconceito com esse autor haha
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Tanto o livro quanto o filme são lindos, amei a resenha :)
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu já li o inicio deste livro em PDF no celular, mas tenho a ideia fixa que tenho que ter ele físico por isso parei. Achei a forma da escrita incrível como sempre acho quando o livro em questão é do Nicolas. Adorei sua resenha. Até mais.
    Pretendo ler futuramente. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, amiga
    Ele esteve na Bienal, e minha sobrinha quase surtou kkkk...ihh tenho umas amigas q amam
    Achei legal essa resenha, apesar de não ser fã desse tipo de literatura.
    Mas outro dia li um a entrevista dele e gostei muito da simplicidade dele e de como transformam pequenas coisas do cotidiano em assuntos pra seus livros.Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  27. Nossa, deu MUITA vontade de ler o livro, eu gosto muito do filme <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    Quer sabe?
    AMEI o filme, está entre o meu favorito, mas, DETESTEI, DETESTEI, ESSE LIVRO!
    E foi com ele que peguei trauma do Sparks!!
    Depois que li esse a muito custo, pois não queria abandonar, só li A última música, que achei médio, e não peguei mais nada dele, apesar de ter uns 4 livros dele em casa ( que ganhei de sorteios) claro, que com ele não gasto meu R$

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  29. Esse é um dos filmes mais lindos que existem. A emoção e o amor transbordam em cada cena. É uma pena que eu ainda não tenha lido o livro para me aprofundar mais, mas um dia eu completo minha coleção do Nicholas e leio.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir