Resenha- Amazônia Arquivo das Almas- Paul Fabien

by - dezembro 23, 2013


Quando percebi  sobre qual obra teria que escrever senti um aperto no peito da dificuldade de expressar toda a complexidade de um livro perfeito de ficção cientifica misturado com aventura e puramente Nacional, como boa leitora fui ver o que já havia sido escrito a respeito e me deparei com uma comparação, Avatar, não aceitei (nossa, Lorena mas qual o problema?) o problema é que ambas são muito bem escritas, porém Avatar se passa em um lugar que não existe e a nossa Amazônia é o cenário mais viável e tangível para a trama futurística narrada.

o livro, vou e  preciso reler com mais atenção e menos amor a Zargal. Uma obra curta, porém densa - talvez a única coisa que tenha me deixado zonza foi a densidade dos diálogos e a narrativa de alguns personagens que me carregaram de uma maneira para dentro do livro que fiquei meio paranoica no mundo real, pensando na probabilidade daquilo tudo acontecer no nosso futuro, mas a esperança de ainda haver alguma floresta tão intensa quanto a do livro no futuro de humanos que não cuidam do nosso meio ambiente é meio vaga. 


A ultima obra que me deixou assim foi cinematográfica "Jurassic Park" - já assistiram?- então é uma comparação que quero fazer, como se algo que já existiu tomasse proporções avassaladoras...criaturas transgênicas poderiam ser os novos T-Rex. Esse texto não contém spoiler, porque seria cruel demais, mas deixo minha esperança que isso seja filmado, porque gosto de saber que o Brasil no cinema poderá um dia ser algo além de favelas, drogas e armas se é que me entendem e Amazônia - arquivo das almas seria/vai ser/tomara que seja/corre atrás disso Paul um ótimo filme.

Confira mais sobre o livro:http://www.amazonia-arquivo-das-almas.com/


Postagem feita por:
Lorena desde 1988, uma eterna criança. Apaixonada por livros desde sempre. Formada em História , mas escolhendo novos caminhos. Perdida em pensamentos e redescobrindo o mundo depois de alguns erros e acertos .A questão é, o que se aprende e não como se aprende, a maioria das mulheres se perde na necessidade terrível de um príncipe que as salve, meu amor não precisa me salvar, afinal sou eu que alimento o dragão e somente eu tenho a chave do calabouço.
  

You May Also Like

29 comments

  1. Tenho curiosidade pelo livro, mas não o leria agora
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  2. Oi Lorena,
    O livro não faz muito meu estilo, mas gostei da sua resenha, rs!
    Feliz Natal!!!

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Mais um livro e autora que não conhecia Paloma! Obrigada por compartilhar!!

    Feliz natal para vc e sua família!!!

    Beijão

    Nanda

    ResponderExcluir
  4. Me pareceu um excelente livro, como sempre mandou super bem na resenha.
    Feliz natal, e queria dizer que adorei o novo título do blog, e o novo layout.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!! Ficção cientifica, livro brasileiro, coisa bem escrita, bem elogiada, bem amada aaaahhh é raro... Na maioria das vezes os leitores ficam cheios de dedos com os nacionais, mas sua resenha foi superlativa e emocionada... deu vontade de correr para comprar!!! #JesusFreieOConsumismoLiterário

    Parabéns pelo bom texto... Feliz Natal para todos vocês do bloguito, que os sinos de Natal anunciem boas leituras, ótimas resenhas e tudo o mais de melhor que houver na vida!!!

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  6. Paloma e pessoal do blog, passei aqui para desejar a todos um feliz Natal, repleto de amor, paz, felicidades e guloseimas, heheh <3
    Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ah, não conhecia esse livro, mas parece ser uma ótima obra, gostei bastante da sua resenha, bem interessante.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Paloma.
    Tem uma TAG pra você responder.
    Confira:

    http://ymaia.blogspot.com.br/2013/12/tag-alfabeto-literario.html

    FELIZ NATAL!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa e foi uma mudança super drástica viu? hehe eu quase não reconheci o blog quando entrei. Feliz Natal pra ti Paloma, que muitas coisas boas se realizem pra ti, e gostaria de agradecer toda a amizade prestada nesse tempo todo comigo. Você é uma pessoa muito especial <3
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas adorei sua resenha.
    Deixou aquele mistério no ar, adoro estórias que prendem o leitor do começo a fim.
    Lançamentos das Editoras Parceiras - Arqueiro - Janeiro.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Nossa depois de sua comparação, preciso ler esse livro. Ainda não conhecia mas fiquei muito interessada nele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oie hoje vim aqui apenas para agradecer pelas visitas e comentários no blog e...
    "Lhe desejo 365 dias de felicidades
    52 semanas de prosperidade e saúde
    12 meses de muito amor e carinho
    E tenha um feliz Natal e que o ano novo venha repleto de coisas boas
    Bjim
    "Não existe sonho impossível para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade. "

    Albert Einstein.

    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ameiiiiiiii! Sou parceira do autor e adorei seu post!
    Seguindo e Curtindo! Lindo Blog! Amei!
    PS:Parceria Blog Overdose Literária com Autor Marcos DeBrito!! Passa lá e comenta/Segue/Curti se gostar! Retribuo visitas!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/parceria-blog-overdose-literaria-com.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia, mas parecem bem legal.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  15. Sou daquele tipo de jovem bem babaca e anti-patriota que tenta fugir de coisas nacionais. Mas, quem sabe, eu dou uma chance aí por esse ano...

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro ainda, mais achei interessante.
    Muito boa a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Eu adoro ler livros do gênero, amei saber mais de como é rs.
    Comparando a Jurassic então... Adorei, estou curiosa e vou procurar saber mais ^^
    Beijos

    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gostei da postagem, porém odeio livros de ficção, tentei gostar mas não é minha praia!

    ResponderExcluir
  19. Olá:)
    Nunca tinha ouvido falarem desse livro, mas me interessei, por ser literatura nacional e por ser futurista!! Amo livros futuristas!
    Ótima resenha
    Beijinhos
    www.my--bookshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nunca li ou ouvi falar.. vocês sempre com novidades! boas né? rs.. adorei a dica, bem bacana *-* beijos

    ResponderExcluir
  21. Parece difícil compará-lo com Avatar, mas realmente, eles seguem um mesmo estilo, mesmo que um seja num lugar completamente fictício e o outro não. Gostei da resenha :}


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  22. Oi Lorena,
    Adorei sua resenha, porém o livro não faz meu estilo literário. É interessante ver o Brasil retratado tão verdadeiramente e eu acho que daria uma chance caso virasse um filme! :)

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha, quero ler esse livro desde que vi uma divulgação dele(e acho que foi aqui mesmo), sem contar que essa capa é perfeita
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Acho muito legal esses livros que trazem esse aspecto nacional, eu li um esse ano chamado a Filha das flores da Vanessa da Mata que também retrata um cenário nacional e é muito bom! Amei a resenha

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas achei a história incrível! É sempre bom ler histórias com uma pegada mais nacional (:

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  26. Te encontrei na agenda dos blogs e virei seguidora!
    Tá rolando uma enquete no http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/
    Conto contigo!
    Boas festas!
    bjin

    ResponderExcluir
  27. Lorena/Paloma!
    Nossa! Ando doidinha para ler esse livro. Achei a temática bem diferente das que vemos por aí e sem contar que amo ficção...
    Adorei a resenha!
    Vim agradecer a visita feita ao blog e desejar um FELIZ ANO NOVO, repleto de realizações, amor, luz e paz!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    "Sugestões de presentes...: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito."(Oren Arnold)

    ResponderExcluir
  28. Eu conheço esse livro e o autor, mas como não tinha lido nenhum comentário sobre ele, não sabia muito o que esperar. Gostei, parece ter bastante aventura e que comparação com Jurassic Park em?? Adoro esse filme.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir