Resenha- O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks- E. Lockhart

by - dezembro 10, 2013

Olá amores! Venho trazendo para vocês resenha do Livro O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks da autora E.Lockhart. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Companhia das letras. Ele faz parte do selo Seguinte. Vamos conferir?

FICHA TÉCNICA
Título original:THE DISREPUTABLE HISTORY
Tradução:André Czarnobai
Capa:Cássio Leitão
Páginas:344
Formato:14.00 x 21.00 cm
Peso:0.41800 kg
Acabamento:Brochura
Lançamento:12/09/2013
ISBN:9788565765206
Selo:Seguinte
Sinopse: Aqui!

NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 100 (Ameii)

As aventuras de Frankie Landau-Banks
Por  Paloma Viricio

Visão Geral

Muito embora , em  retrospectiva, não tenha sido tão surpreendente quanto as  travessuras que ela aprontaria quando voltasse para a escola, o que aconteceu  com Frankie Landau-Banks nas férias de verão após o primeiro ano do ensino médio foi um choque. Foi certamente perturbador do bastante para incomodar Ruth, a mãe conservadora de Frankie, e incitar diversos rapazes na vizinhança de Frankie em Nova Jersey a pensarem (e até fazerem) coisa que jamais haviam imaginado”,p.10.  Em um ano Frankie mudou completamente, com 15 anos ela era uma menina repleta de curvas, inteligente e estrategista. Antes não notada, agora chamava a atenção de muitos no colégio...principalmente dos meninos, em especial Matthew Livingston.

Frankie já conhecia Matthew, mas só passaram a se falar quando ela estava no segundo ano do colégio e “esbarrou” com o rapaz. Começaram a se envolver, andar juntos e Frankie convivia não somente com o atual namorado (Matthew), mas com os amigos dele. Alessandro Tesorieri, Alfa, é melhor amigo de Livingston e de algum modo tenta manter Frankie longe deles quando precisam fazer coisas de meninos. Só que Frankie não sente-se confortável com a suposta barreira que surge entre ela, Matthew e os amigos...para o namorado ela era apenas uma menininha com rostinho bonito, mas ela provou que era muito mais do que ele ou qualquer outra pessoa poderia imaginar. “Ele não conhecia nenhum amigo de Frankie do Clube de Debates, nem os colegas do segundo ano com quem ela convivia. Ele não tinha curiosidades sobre sua família. Ele esperava que ela se tornasse parte da sua vida, mas não queria ser parte da vida dela”,p.104.

Cansada de ser desprezada pelo namorado quando o assunto era sair com os amigos, ela segue ele e descobre o segredo dos marmanjos...a Leal Ordem dos Bassês. “Era uma sociedade secreta, mas era difícil dizer exatamente para quê ela servia. A maioria das reminiscências de Sênior envolvia brincadeiras feitas no campus, como deixar mensagens codificadas misteriosas no quadro de avisos, ou sair depois do toque de recolher. Ele e seus amigos pareciam querer que Frankie e Zada soubessem que a sociedade existia (...)”, p.65. Ela queria mais do que ser reconhecida como a namorada de Livingston, um rostinho bonito, ela queria fazer parte do grupo de igual para igual... ou mais.

Como John Green mencionou, E. Lockhart criou O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks e é simplesmente brilhante! A autora conseguiu montar uma trama completamente envolvente, que fascina o leitor até a última página. Frankie é adorável! Ela representa todas as mulheres que já se sentiram menosprezadas pelos homens e deram a volta por cima mostrando que poderiam ser igual ou até melhor que eles. As confusões que Frankie acaba se envolvendo, carrega o leitor para o universo dela e consegue transportar para quem está lendo todos os sentimentos da moça. Matthew e Alfa são os mais irritantes da estória porque são os típicos “badboys sabem de tudo”, mas no fundo não sabem de nada porque não passam de moleques crescidos que esqueceram de tirar as fraldas (típicos adolescentes babacas). 
Frankie é estrategista e pensa meticulosamente antes de falar algo ou agir. A autora faz referência ao sistema pan-óptico (Vigiar e punir-Michel Foucault) e as regras do colégio de Alabaster, onde Frankie estuda. Simplificando...seria a vigia constante das pessoas, sem elas saberem quando ou por quem, e nesse sistema teriam que sempre estar seguindo as regras impostas. Frankie sentia-se a todo o momento sufocada pelo sistema pan-óptico em Alabaster, podemos dizer que esse e o desejo por liberdade feminina foram os grandes motivos para que a mocinha começasse á “violar” as leis e a sensação torna-se algo viciante. As pessoas na sociedade atual vivem em uma espécie de sistema pan-óptico porque com os sistemas de câmeras e afins tornam-se vigiadas o tempo todo, por alguém, em qualquer lugar que estejam. O livro é maravilhoso e merece ser lido por pessoas de todas as idades. “É melhor ficar sozinha, ela pensa, do que ficar com alguém que não te enxerga como você é. É melhor liderar do que seguir. É melhor falar do que ficar em silêncio. É melhor abrir portas do que fechá-las na cara das pessoas”, p.335.

Design e diagramação
As folhas são em material pólen, letras e espaçamentos confortáveis e no começo de cada capítulo tem a imagem de um cachorrinho bassê (fofo demais). A capa é bem diferente e chama bastante atenção. Dentro das letras tem uma estampa de imagem que o leitor pode imaginar ser a fachada do colégio Alabaster.
Sobre a autora
Nasceu em Nova York e fez doutorado em literatura inglesa na Universidade Columbia. Deu aulas de redação, literatura e escrita ativa. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas. É autora deDramarama, The Boyfriend List e Fly on the wall, e coautora de How to Be Bad, com Lauren Myracle e Sarah Mlynowski. Site da autora. Fonte: Editora Companhia das Letras.

Licença Creative Commons
O trabalho As aventuras de Frankie Landau-Banks de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

32 comments

  1. Gostei bastante do livro, gosto de hsitórias sobre adolescentes e ainda mais incomuns.hhahaha
    Xoxo

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa capa e essa editora é minha favorita porque só lançam livros muito bons.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro e é realmente bom demais, sô como diz aqui na minha terra. shaushuahsuauhsu òtima resenha, Paloma.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do livro logo quando vi você flaando do lançamento e comprei. Li e gostei muito, é bom mesmo e adorei a Frankie, mas daria um soco no escroto desse namorado dela. kkkkkkkkkkkkkk
    beijos e queijos

    ResponderExcluir
  5. Parece ser o tipo de livro que representa muito bem todas as meninas e mulheres, afinal, pelo que li a respeito esse livro aborda o tema de uma forma bastante inteligente e até original, e isso também não deixa de ser o que você mesma constatou ao ler e colocar na sua resenha.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, ótima resenha! O livro parece ser muito bom, a Frankie deve ser uma protagonista incrível, gostei :)

    Beijos, viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Fiquei morrendo de vontade de ler, parece muito bom.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Paloma,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei a sinopse interessante e sua resenha me deixou curioso...parabéns....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Paloma
    eu gostei muito do livro, e da Frankie, por ela querer quebrar certos paradigmas, e ter enganado todo mundo rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Fiquei super curiosa pra ler! :) Adorei a resenha.


    Beijos
    Nathália - Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  11. Paloma, posso falar? Preciso ler este livro!!
    Vc sempre me deixa com vontades, mas este eu fiquei com muita, mais muita vontade!!


    Estava com saudade de vc!!!

    Beijos e uma linda semana viu?

    Nanda

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha, muito bom livro.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Paloma! :O Quero ler agora, já, #comofas haha
    Gostei muito da sua resenha e a história é super envolvente.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  14. Adorei! Em tempos de protagonistas abobalhadas, já estou encantada pela Frankie!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  15. ai como eu estava com saudades das resenhas
    adorei
    beijos
    http://pinagirlscris.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá Paloma,

    Este livro parece mesmo ser bem interessante Sua ótima resenha me convenceu. Já está anotado.
    Ainda não li o 'Diário de Suzana para Nícolas', mas diante de sua indicação, fiquei interessada. Grata.

    Beijossssss.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro, gostei da resenha.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Paloma!
    Eu não conhecia o livro, e não acredito que não conhecia. Que interessante!
    Vou dar uma "procurada"

    Beijo
    P.s: Pelo que soube, acredito que parceiros possam participar sim, do sorteio Rico e Joana.

    ResponderExcluir
  19. Frankie é mulher ? Achei que fosse homem! Mas gosto de histórias assim, que mostram que nós mulheres conseguimos dar a volta por cima!

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Não conhecia tanto do livro, mas adorei. A história é bem interessante e deve ser uma leitura super prazerosa.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Desde que eu li a sinopse desse livro pela primeira vez eu fiquei doida pra ler ele. A cada resenha fico com mais vontade, ainda mais por causa da personagem que parece adorável, eu adorei as características dela!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá Paloma, nunca tinha parado para ler nenhuma resenha sobre esse livro. Tinha a impressão que era um infanto-juvenil e não me interessei. Vejo que tive uma ideia completamente errada. Sua resenha me conquistou e agora estou super curiosa pra ler esse livro.

    Beijos
    Caline - http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nossa, acho que to perdendo um super livro porque nem tinha ouvido falar de O Histórico Infame. Só pela sua resenha já estou morrendo de raiva desse Matthew!!!! Vou procurar o livro e conferir =D

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ai é um tipo de livro que adoro, adorei a resenha!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, Paloma. Não conhecia esse livro. Mas parece ser excelente!
    Adorei sua resenha, gosto de livros nesse estilo que faz com que a gente se envolva na historia. Adorei a Frankie já de cara. rs Odeio aquelas personagens que se fazem de mocinha indefesa, e ela não parece ser assim. Vou adiciona-lo as minhas metas de leitura.

    Beijoss
    Meu Livro, Meu Mundo

    ResponderExcluir
  26. Olá como vai!
    Muito bacana amiga
    Obrigada pela visita tão fofinha em meu Blog!!!
    Beijão

    http://diferencial2000.blogspot.com.br
    Lojinha:candylandy.loja2.com.br
    http://docesinlove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. uau parece muito bom!! :o Vai pra wish list com certeza !

    ResponderExcluir
  28. Primeira resenha que vi do livro e fiquei curiosíssima!
    Com certeza tentarei ler
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  29. Ainda bem que tem resenhas nos blogs literários, porque se fosse pelo nome e pela capa eu nunca me interessaria por esse livro. Mas achei muito interessante.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  30. Otima resenha. Já várias resenhas falando super bem do livro, porém não tive a oportunidade de ler ainda, espero ler em breve :D
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  31. Paloma!
    Nossa! Não tinha lido ainda uma resenha desse livro e pelo visto é muito bom, por sua avaliação e pelo enredo bem desenvolvido, gostei.
    Gosto da forma como inseri os quotes em seus comentários.

    Como lá na postagem sobre a mudança do nome do blog não tem como comentar, quero dizer que é bem legal quando as mudanças são feitas de forma bem pensada. Gostaria só de saber por que escolheu esse novo título?

    Precisava vir agradecer sua visita e carinho no blog, obrigada!
    Que o final de semana seja carregadinho de luz e paz!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    "E que a minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim é amor e a outra metade também.(Oswaldo Montenegro)".

    ResponderExcluir
  32. Pelo visto mais um livro que vou ter que comprar para as meninas aqui em casa.

    ResponderExcluir