Entrevista com escritor Samuel Balbinot

by - fevereiro 26, 2014

Olá meus leitores!O Monólogo de Julieta traz entrevista com o autor Samuel Balbinot que é um maravilhoso poeta. Não sei se lembram, mas ele fez um soneto com meu nome AquiVamos conferir?




Monólogo de Julieta-Como iniciou-se a carreira como escritor? 
Samuel Balbinot-Iniciou-se depois que um elogio de uma professora de literatura e numa manha qualquer rimei um verso, depois daquele diz nada mais foi o mesmo.

Monólogo de Julieta-Escreve desde que idade?
Samuel Balbinot-Escrevo desde os 15, nesta idade escrevia letras de música.. a poesia só apareceu em minhas escritas aos 18 anos.

Monólogo de Julieta-Se pudesse descrever com apenas uma frase o ato de ser poeta qual seria?
Samuel Balbinot-O ato de ser poeta eu descrevo como ser livre.

Monólogo de Julieta-Você tem quantos livros publicados? Nos conte um pouco sobre eles.
Samuel Balbinot-Eu tenho 5 livros publicados e o sexto esta para sair.
O primeiro se chama O que fazer com este amor publicado em março de 2006 .. na turbulência da idade, ele se fez, com mais dores que amores.

O segundo se chama Donzelas em março de 2007 feito depois de uma palestra que dei a uma escola do interior.. fiz poesias a todas as alunas, e outras para finalizar o mesmo..

O terceiro se chama Lismel de Samuel  junho de 2007-.. criei um nome que rimasse com o meu e depois de ter lido Marília de Dirceu.. me veio a mente de fazer algo assim.. fiz 100 poesia para a virgem que só existiu para mim.

O livro das flores foi meu quarto livro em novembro de 2007.. primeira parte bem romântica e a segunda encaixei uma obra que gostei muito de fazer.. o livro dos mortos para balancear tudo.. duas obras num livro só..

Meu quinto livro foi a Antologia poética em agosto de 2009.. as obras dos 4 primeiros livros mais outras obras e meus primeiros sonetos.. esta obra fiz antes de completar 25 anos.. era um objetivo que tinha traçado e assim o fiz.

Monólogo de Julieta-Você já escreveu quantos sonetos? Como criou curiosidade sobre o meio e embarcou no universo da rimas?
Samuel Balbinot-Já escrevi mais de 1000 sonetos. Atingi este número antes do final de 2013.
As rimas fazem parte de tudo desde o começo, amo elas e o soneto ão sabia como moldar eles.. foi lendo os nossos grandes poetas e com a ajuda de alguns materiais que pude fazer meu primeiro.. e todo os outros foram vindo em seqüência.

Monólogo de Julieta-Os poetas geralmente tem uma diva inspiradora. Qual a sua?
Samuel Balbinot-Vejo todas como divas, lembro-me que numa das minhas leituras de Castro Alves pude ler um ou dois sonetos que ele dedicava a uma mulher, e desde lá por adorar as rimas tento oferecer a todas que entram em sintonia comigo.

Monólogo de Julieta-Fiquei sabendo que cada livro representa um momento especial da sua vida. Você tem algum que tornou-se mais especial que os outros? Qual? Por quê?
Samuel Balbinot-Tenho uma obra chamada Flor de Lótus, que foi um desafio pois eu fiz ela toda metrificada contendo 100  estrofes e não repetindo uma única rima em toda sua composição, levou 5 meses e acho uma das mais belas que fiz não desmerecendo nenhuma das outras. Ela aborda a pureza do amor assim como o Lótus é visto.. vejo muita essência nesta grande poesia.

Monólogo de Julieta-Onde podemos comprar seus livros? 
Samuel Balbinot-Os livros na sua maioria foram feitos particularmente e não tem em livrarias, logo estarão no meu blog para os que desejarem, só não estão ainda devido a espera do livro coletânea de sonetos que deve estar ficando pronto para logo.

Monólogo de Julieta-Você é um autor independente. Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar seus livros?
Samuel Balbinot-Bancar tudo do próprio bolso é sempre uma dificuldade, não só minha, mas de muitos que tem este sonho de ver sua obra lançada.

Monólogo de Julieta-Como busca inspiração para escrever?
Samuel Balbinot-Minha inspiração vem através da música, desde sempre ela que me acalma e me transporta.

Monólogo de Julieta-O que a poesia simboliza na sua vida?
Samuel Balbinot-A poesia é a minha libertação, representa uma caminhada de crescimento.

Monólogo de Julieta-Qual a sensação que teve quando pegou em mãos seu primeiro livro?
Samuel Balbinot-Nunca gostei de romances, por serem histórias muito longas, a sensação foi muito boa porque peguei logo de cara um dos mais admirados, Camões. Me inspirei muito nele.

Monólogo de Julieta-Qual seu gênero literário favorito? Por quê?
Samuel Balbinot-Sempre será a poesia porque ela tem algo de oculto e de profundidade  vista apenas por quem sabe admirar a mesma.

Monólogo de Julieta-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram as  suas obras?
Samuel Balbinot-Fico muito feliz com quem me leu até o recente momento, pois creio que passei muita diversidade e versos muito ricos.

Monólogo de Julieta-Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Samuel Balbinot-Meu autor preferido no Brasil, querendo citar quase todos, mas fico com Augusto dos Anjos, por ser um gênio, seu livro que li várias vezes mostra a vida como ela realmente é.

Monólogo de Julieta-Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?
Samuel Balbinot-Autor estrangeiro sem dúvida Edgar Allan Poe... este ser sublime onde pude mergulhar em seus contos e sentir o ar misterioso, a morte, enfim, tudo que ele tão bem lapidou.

Monólogo de Julieta-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Samuel Balbinot-Futuros escritores só precisam ser originais, deixar seus interiores aflorar, todos temos um livro dentro de nós, passar ele no papel é preciso esforço e todos podemos chegar lá.

Monólogo de Julieta-Como seria seu paraíso literário?
Samuel Balbinot-Meu paraíso literário é aquele que crio todos os dias com novos versos.. estou no lugar certo fazendo a coisa certa.

Monólogo de Julieta-Qual livro está na sua cabeceira? O que está achando dele?
Samuel Balbinot-Não costumo ter livros na cabeceira, pois gosto de ler tudo no computador.

Monólogo de Julieta-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Samuel Balbinot-
Uma pessoa: Meu eu
Um desejo:Academia Brasileira e Letras
Um livro:Eu do Augusto dos Anjos
Uma música: Can’t stop lovin you- Van Halen
Uma comida: Massa e frango
Uma bebida: Vinho
Uma frase:Os loucos tentam moldar o mundo, os normais são moldados por ele.
Animal de estimação: Meu cocker
Filhos: Sonho para anos mais tarde
Dinheiro:Uma energia que vai e volta.
Felicidade: Poder sempre estar poetando
Fama: Não é importante , importante somos nós sermos quem somos.
Religião: Católico, mas não dou a mínima para este sistema de crenças falidas, a única religião é a da verdade, e esta é cada um que tem que buscar.
Blogueiros: Minha segunda família, adoro todos que sempre estão comigo dia a dia.
Falsidade: Falsidade eu deixo apenas isso, assistam  no youtube programa vida inteligente interativo- falsidade e programa vida inteligente- falsidade humana.. dois vídeos maravilhosos sobre esta palavra que tanto fere.
Amor: Ainda não encontrei... mas vai ser posto no meu caminho na hora certa.
Poesia: Alimento da minha alma todos os dias..

O autor

Contato
http://lapidandoversos.blogspot.com.br/

È autor ou tem um blog e quer ser entrevistado pelo Monólogo de Julieta? Basta enviar um mensagem pela página Contato através do formulário. 

You May Also Like

14 comments

  1. Gente, mais de 1000 sonetos?! Como assim?! Adorei a entrevista, fiquei encantada com o escritor


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  2. Oi boa noite!
    Conhecer um pouquinho mais do poeta Samu....Amei!
    Ele é muito simpático, uma graça!
    Estou precisando meu amigo retornar ao youtube.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse tipo de entrevista! Parabéns para vc e o autor! Lindo post!
    PS: [Novidades Literárias]: Livro: Leis da Atração - Livro 2 da Série After Dark de A.C. Meyer!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/02/novidades-literarias-livro-leis-da.html
    Beijos - Blog Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro desse soneto. Ele é talentoso. Gostei da entrevista. beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que legal pra gente conhecer melhor e um autor novo.
    Beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito legal. Eu também gosto muito de poesia. Não conhecia o autor, mas achei ele um cara bacana. Desejo sucesso a ele. Abraço!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá como vai!
    Que bacana poder conhecer um pouco mais dos escritores.
    Volte sempre e será muito bem vinda...
    Beijos e muito sucesso amiga!!!

    http://diferencial2000.blogspot.com.br
    Lojinha:candylandy.loja2.com.br
    http://docesinlove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela entrevista, belas perguntas e respostas.
    Abração

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista. Ele é um grande autor hein?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Os blogueiros também são minha segunda família e gosto muito de tu ne comadre? Boa entrevista, sucesso para você e Samuel.
    Beijos e queijos

    ResponderExcluir
  11. Parabéns para ele, lembro do soneto.
    Gostei das respostas.
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela entrevista. Sucesso para ele

    ResponderExcluir
  13. Também acho a música uma inspiração boa demais
    Beijos

    ResponderExcluir