Resenha- A menina que viu Deus-Henrique Komatsu

A menina que viu Deus - Este é um livro sobre como uma avó ensina à sua neta a ideia de Deus. 
Download em: http://bit.ly/Qw4QU0

Classificação:

Ficha Técnica
ISBN-13: 9781301328628
ISBN-10: 1301328626
Ano: 2012
Páginas: 47
Idioma: português
Editora: Smashwords Edition





Notas
Capa: 9/10 
Conteúdo: 10/10
Diagramação: 9/10
Conceito Geral: 90/100


O entendimento da fé

Por Paloma Viricio
(Fonte: Arquivo do autor)
Visão Geral
Dizem que há muitos anos atrás a Alegria era maior e mais alta que a Tristeza. Dizem também que, por causa de um terremoto, parte da Alegria caiu no mar e fundou, deixando a montanha do jeito que está hoje”, p.06. O saber está principalmente nos pequenos detalhes da vida e quando o assunto é ver Deus não haveria outra forma senão admirar seus feitos.
A menina que viu Deus é uma obra infantil muito agradável. Simples, curta, mas que não deixa de ser caprichosa e bem feita. O livro contém a história da menina Aletéia e a avó que unidas moram em uma casinha no meio de duas ilhas. “Aletéia vai crescer e eu acho que, quando esse dia chegar, elas ainda estarão juntas. Igual às montanhas da ilha”, p. 10. A obra possui apenas 45 páginas que foram devoradas pela leitora que lhes escreve em apenas algumas horas. A trama é viciante, doce e nos faz lembrar da importância de pequenas questões da vida.
(Fonte: Arquivo do autor)

Aletéia em meio à curiosidade juvenil, pergunta para a avó quem criou o mundo e todas as coisas. E a segunda simplesmente responde dizendo que foi Deus. Só que a menina começa a criar outras tantas indagações sobre a criação e criador e chega à conclusão de que Deus não criou tudo... como acreditar em alguém que ela nunca viu? “Até que depois de muito discutir com as pedras, com as árvores, com o rio e com os sapos da ilha, Aletéia disse à avó: “É mentira. Deus não fez o mundo”,p.15. Um dos pontos que me chamou atenção no livro foram os diálogos. Bem criados, inteligentes e que tenho certeza que irá contagiar leitores de qualquer idade. Além disso, as personagens são bem interessantes e decididas. A avó é um exemplo de experiência.
(Fonte: Arquivo do autor)

O desfecho é tão fofinho...fiquei emocionada.  Não tenho nenhum ponto negativo para destacar a respeito do livro. Pelo contrário, gostaria de parabenizar Komatsu pela obra tão simples e ao mesmo tempo repleta com grande sabedoria. Quantas vezes já fizemos indagações esperando que as respostas caíssem do céu, sendo que elas estavam na nossa própria frente? Só bastava que enxergássemos... “Aletéia quase não conseguiu dormir pensando em como seria Deus, sua pele, seu rosto, seu cabelo. Pensou que talvez não fosse gente, fosse bicho, mas achou doidice” ,p.19.

Design e diagramação
(Fonte: Arquivo do autor)

Essa é a parte mais encantadora do livro. Isso porque ele é recheado com deliciosas ilustrações. Simples, tão fofas, que acima de tudo ajudam o autor com a tarefa de contar a história. As letras são confortáveis e o espaçamento também...tudo bem agradável para uma boa leitura. 
Licença Creative Commons
O trabalho O entendimento da fé de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  




Encontre  Monólogo de Julieta  também no:
                                                    FacebookGoogle+TwitterInstagramYoutubePinterest 

6 comentários:

  1. Apesar de não gostar muito de livros com uma pegada religiosa, esse me chamou a atenção, principalmente por causa das ilustrações. Acho que eu leria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o título e o enredo do livro, achei muito interessante! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Paloma!!!!!!!!!!!!!!!!

    Quanta fofura em um livro só... eu super amei... digo, sou encantada por livros infantis e acho que quando eu tiver meus pequenos vou enche-los de livros...tem tanto livro infantil fofo... esse é um dos... o que me chamou primeiro a atenção foi o título e depois da sua resenha e as ilustrações... belezura.

    xoxo
    MilaF.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Paloma, eu ainda ñ conhecia o livro, mas depois de conhecer o seu relato me deu uma vontade de ler....Pena que aqui ainda ñ tem, pelo menos eu ñ vi ainda....
    Beijinhos e ótimo abril para vc.

    P.S: aproveito para convidá-la a conhecer o meu canal: https://www.youtube.com/user/mcjachnkee

    ResponderExcluir
  5. Nossa, amei a resenha, adoro livros como este que nos seguram até a ultima página, ainda mais com estas ilustrações.

    Beijos!
    http://balaoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo literatura infantil bem feita! Me ajuda como educadora infantil e como ser humano também, me devolve a ternura que a vida em sua rotina estafante muitas vezes me tira!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.