6 músicas inspiradas em livros

by - abril 24, 2015

rose and book


Esse é um post que venho querendo fazer há algum tempo, mas, por algum motivo, ele era sempre adiado para a próxima semana. Dessa vez, resolvi trazer algumas das minhas músicas favoritas que são baseadas em livros.



1. United States of Eurasia – Muse
Não apenas essa música, mas todo o álbum “The Resistance” foi inspirado em “1984”, famosa distopia de George Orwell. Na obra, Winston vive na Eurásia, um gigantesco país dominado pelo Grande Irmão, uma figura quase mitológica que a todos vigia, e pelo Partido. A guerra, neste livro, é usado como um mecanismo de movimentação da economia e de coesão social, justamente sobre o que a música “United States of  Eurasia” vai trata. “E essas guerras; elas não podem ser vencidas, /Será que alguém sabe ou se importa em saber como elas começaram?”




2. Admirável Chip Novo – Pitty
Ainda no clima de distopias, resolvi trazer essa música muito conhecida da Pitty. Tenho certeza que todo professor de Filosofia ou de Sociologia já a usou ou a ainda vai a usar em sala de aula para falar sobre a dominação ideológica existente na nossa realidade contemporânea. O tom de repetição de ordens que serão condicionadas ao sujeito é considerado uma referência a Admirável Mundo Novo, em que o autor Huxley cria o termo “hipinopédia” para se referir a esse condicionamento do comportamento humano.


3. Scentless Apprentice – Nirvana
Scentless Aprrentice é uma homenagem de Kurt Cobain a um de seus livros favoritos, “O Perfume”. A música falará da peculiaridade do protagonista do romance, que nasceu sem cheiro.



4. Haunted – Poe 
O álbum “Haunted” da Poe, assim como a música homônima, é baseado no livro “House of Leaves”, de Mark Z. Danielewski (que é seu irmão). O livro conta a intrigante história de um fotografo que decide criar um documentário sobre a mudança de sua família para uma nova casa. O projeto transcorria bem até descobrir uma incongruência lógica: as dimensões interiores da casa são maiores do que o exterior. De tempo em tempo, várias passagens aparecem e desaparecem, talvez habitadas por uma criatura malévola.



5. Killing An Arab – The Cure
A música foi inspirada no romance “O Estrangeiro”, de Albert Camus, que conta a historia de Meursault, que mata um árabe em uma praia. O livro também serviu de inspiração para “A Revolta dos Dândis I”, da banda Engenheiros do Hawaii.


6. Pigs (Three Different Ones) – Pink Floyd
A música é baseada no romance de George Orwell, “A Revolução dos Bichos”, que conta de uma forma bem humorada e permeada de sarcasmo a história da revolução soviética e a manutenção do governo opressor. A banda Pink Floyd gostou tanto do livro que transformou o porco tirano em mascote, sendo a primeira aparição dele em 1976, na sessão de fotos para o álbum “Animal”, que tem o seu conceito baseado também em “A Revolução dos Bichos”.



Menção honrosa: Sympathy For The Devil – The Rolling Stones
A canção foi baseada no livro O Mestre e a Margarida, de Mikhail Bulgakov. As tramas do livro são centradas numa visita do diabo a Moscou. Além disso, outra fonte de inspiração para a banda foi a obra do Baudelaire.



Postagem feita por:

Isabelle, pseudo-escritora, sonhadora, tento fazer poesia, mas acabo aglutinando demais minhas palavras e tudo vira prosa com toque de melancolia. Deixe-me, que ainda estou aprendendo o ofício. Tenho 18 anos vividos como um sopro e aquela sensação ruim de que tudo está acontecendo rápido demais. Fora isso, gosto de música, de livros, de filmes e de todos os clichês de sempre.


Facebook PessoalSkoob - TwitterGoogle +-Tumblr

Encontre  Monólogo de Julieta  também no:

You May Also Like

3 comments

  1. Amo a Pitty, Huxley, "Admiravel Mundo Novo" e "Admirável Chip Novo" é uma das minhas músicas preferidas!

    Adorei a ideia do post! :)

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Ameeeei esse post!! Só sabia da música da Pitty, adorei saber das outras!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Caraca que post legal! Eu adoro 1984 e o Muse e não sabia dessa relação! Passada aqui!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir