Resenha- Elos do Destino- Cátia Mourão

by - março 31, 2016

Mourão, Catia. Ler Editorial.2016. Elos do Destino.4 ed. Rio de Janeiro.
Elos do Destino é uma verdadeira obra de arte, escrita com o coração, e isso se torna visível ao longo da história.Catarina é uma moça solitária e traumatizada de diversas maneiras. Primeiro com a morte prematura de seus pais em um acidente de carro, seguida de uma forte decepção amorosa que abalou de vez sua estrutura emocional, e como se não bastasse, ela descobre um desvio financeiro na empresa que recebeu de herança.Em busca de uma vida mais tranquila, Cat decide se afastar de Porto Alegre e se mudar para um chalé em uma pequena cidade na serra gaúcha, onde poderá se isolar por alguns meses e ter uma vida mais calma, sem tantas responsabilidades; pelo menos é o que ela imagina até conhecer Bruno. 
Alto, lindo e cheio de atitude, Bruno se revela um homem íntegro, mas que guarda uma boa cota de segredos. O envolvimento entre Cat e Bruno se torna inevitável e a relação evolui naturalmente. Mas em meio à paixão eles vão esbarrar em um conflito de tirar o fôlego. 
Classificação:

Ficha Técnica
ISBN-10: 856776579X
Ano: 2015
Páginas: 166
Idioma: português 
Editora: Ler Editorial

Notas
Capa: 10/10
Conteúdo: 6,0/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 7,5/100

Atraídos pelo destino
Por Paloma Viricio
Visão Geral
E quando  menos se espera, os ventos da primavera voltam a soprar. A alma se renova e torna-se impossível negar o amor”, p.05. Na vida precisamos aprender a lidar com diversas situações, algumas são boas, outras nem tanto. Na verdade, quando há sentimento envolvido é complicado adivinhar o que vamos encontrar.

Elos do destino é uma novela romântica bastante atraente, tanto pela capa como pela sinopse em si. Catarina é uma mulher devastada pela perda dos pais que morrem inesperadamente em um trágico acidente. Com o ocorrido ela fica sozinha e responsável por cuidar de todos os bens da família. Detalhe: por ser muito nova, não tem um pingo de experiência. Isso faz com que deixe toda sua fortuna e empresa nas mãos de um salafrário. Como se não bastasse estar “sozinha” no mundo, a jovem ainda sofre diversas decepções. Mas como mulher, forte, corre atrás do prejuízo, procura mudar de vida. Então, decide comprar uma casa em um lugar isolado, para esclarecer a mente e poder recomeçar. É ai que a moça, por um elo do destino, conhece Bruno, um homem igualmente rico e solitário. “Naquele momento, tudo que ele sentia era vontade de abraçá-la e dizer que nada daquilo importava, e que de agora em diante ela estaria segura, sempre protegida pelo seu amor”, p.165.

A ideia central do livro é muito boa. Mas acredito que faltou um desenvolvimento maior por parte da autora. Não enxergo Elos do Destino como uma novela, mas sim um grande conto. Não sei se estou falando besteira, mas é o meu ponto de vista como leitora. Isso porque a história não possui profundidade mediana e os personagens, por incrível que pareça, não conseguiram me conquistar. Eu não senti aquele envolvimento com ninguém que apareceu durante o livro. Além disso, algumas pessoas surgiam na história sem nenhum motivo aparente... sabe quando um personagem não faz a mínima diferença? Notei diversos desse tipo.

Um ponto que muito me agradou foi a dinheirama que os personagens principais possuíam. É bom ser rico, poder viver a vida sem preocupações financeiras. Eles tinham o sofrimento causado por perdas e a solidão, mas a parte do ‘money’ era tranquila. Curti, porque não ficou aquela situação a lá Maria do Bairro, onde além da infelicidade amorosa a pessoa também sofre com a parte financeira. Como disse, não me envolvi com nenhum personagem, mas gostei bastante da Catarina. Ela é uma mulher decidida, corajosa e não mediu esforços para encontrar a felicidade. Já o Bruno é um cara que inicialmente era um grosseiro e do nada muda para o melhor homem do mundo. Ele pareceu uma pessoa bipolar. Ficou sem sentido isso.“Bruno tinha o dom de ser sutilmente arrogante em um momento e completamente encantador e imprevisível em outro, e estava conseguindo dissolver a antipatia que ela sentiu na primeira vez que o viu”, p.51. Geralmente homens assim, são domados aos poucos ou são balançados por algum motivo que os faça mudar. Ele é um personagem raso. E outra coisa que muito me irritou  foi a mania de ser mandão. Nesses momentos, também ficava com raiva da Cat, por aceitar determinados tipos de situações, sendo que a essência dela não levava acreditar que fosse o esteriótipo de mulher submissa. Sai do pé chulé!

Elos do Destino possui partes picantes. Mas as cenas acontecem de forma muito rápida. Não consegui imaginar um ato realmente doce, amoroso entre os dois. Sinceramente, a descrição, fazia acreditar que eles eram o casal das rapidinhas. Te beijo aqui, ali, te abraço... o ato acontece e já estão se arrumando para ir em uma pizzaria. Sei lá... ficou muito esquisito. Acredito que essas cenas hots devem ser melhor elaboradas para que o leitor tenha um maior envolvimento com o casal. Senti falta daquela calmaria de acontecimentos, aspectos tradicionais de um romance. Em contrapartida, o cenário que a autora escolheu é maravilhoso. Senti falta de uma cena do casal no chalé, iria ficar muito romântico.

A escrita provavelmente foi definida assim porque essa é a primeira obra de Cátia, criada em 1997(Se não estou enganada). Acredito que o livro precise passar por uma reformulação. Isso, é claro, não desmerece o trabalho da autora. Ela já escreveu outros livros, vejo muitos comentários positivos sobre as obras e tenho o maior desejo de lê-las. Independente da trama não ter sido bem desenvolvida, gostei muito da forma como a autora escreve. É leve, interessante e bem articulada. Elos do Destino é um livro bom, fofo, mas que ficou devendo no tempero. 

Design e diagramação
Elos do Destino é o primeiro livro da Ler Editorial que pego em mãos. Só tenho elogios para prestar quanto a parte do design. Está tudo perfeito. A capa bem feita, bem impressa. A diagramação toda alinhada, com fontes e espaçamentos bons. A brochura bem coladinha. As folhas escolhidas para o miolo foram pólen. A revisão ficou impecável. Não encontrei nenhum erro de digitação, concordância ou de âmbito geral. A Ler Editorial está de parabéns! É uma das essências que prezo em uma editora, ficando em alta na lista das que admiro.
Sobre a autora
author-catia-mourao

Catia Mourão é membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires e participou da 41ª Feira do Livro de Buenos Aires. Ainda menina, percebeu sua paixão pela arte escrita, quando aos sete anos de idade recebeu de sua tia, exemplares de Ilíada e da Odisseia de Homero. As obras despertaram a preferência pelas histórias de aventura e fantasia. Daí para os contos de terror de Edgar Allan Poe e as tramas vampirescas de Anne Rice, foi apenas uma questão de tempo. Mas foi se enveredando no mundo da literatura que ela aprimorou seu gosto por romances, até que em 1997 decidiu escrever seu primeiro livro, a novela romântica “Elos do Destino”, que foi reeditado em 2015 pela Ler Editorial e está sendo adaptado para o cinema.Fonte: Ler Editorial.

Participe da Promoção Elos do Destino


Licença Creative Commons
O trabalho Atraídos pelo destino dPaloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

20 comments

  1. deu até vontade ler, adorei a resenha bjs : )

    lanibelezafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que pena que a autora tenha falhado justamente com os personagens, mas parece uma história leve boa pra passar o tempo e refletir, além de admirar a resistência e força da protagonista

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Enfim... não está ruim, mas poderia melhorar. Entende?
      É um livro gostosinho de ler, apesar de tudo.
      Beijinhos literários!

      Excluir
  3. Oi!
    Ainda não conhecia o livro, nem a autora, parece ser uma história mediana, mesmo assim fiquei curiosa. Parabéns pela sinceridade com a resenha!

    Beijos,
    Elidiane
    Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor! Vale ler o livro...se tiver oportunidade o faça.
      Beijinhos literários!

      Excluir
  4. Oie Paloma =)

    Não conhecia o livro e nem a autora, porém confesso que costumo ler livros com essa temática quando estou passando por uma ressaca literária brava e preciso de algo mais leve.

    Que pena que ao final da leitura você ficou sentindo que faltou alguma coisa... infelizmente as vezes acontece.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... eu também. Agora está tranquilo para euzinha...sem ressacas. Graças á Deus. kkk
      Infelizmente... mas tem como melhorar.
      Beijos!

      Excluir
  5. Não é bem meu tipo de leitura, mas quero muito inovar esse ano então acho que vale a pena tentar =]
    Amei a resenha está muito bem detalhada!

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  6. Deu vontade de ler ótima resenha
    http://www.charme-se.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei da sua resenha, foi bem franca em dizer os pontos negativos do livro, mas eu mesmo assim leria, só a capa que é meio caliente para você ler em público... hehe
    Mas vou deixar baixado no tablet e ler assim que minha semana de provas acabar. *--*
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk Eu também fico com vergonha de ler livros com capas calientes em público. Por isso, quando estava lendo esse no busão... meio que escondia a capa. kkkkk Os outros logo pensam : "Lá vai mais um pervertida com esses livros safados. Onde vamos parar, mundo?" kkkk
      #leimesmo
      Leia sim! Como disse, apesar dos defeitos é um bom livro.
      Beijocas!

      Excluir
  8. Oi Paloma,
    Uma pena essas falhas, acho que tenho um livro dela no Kindle.
    Mesmo assim fiquei curiosa para conhecer a escrita dela.

    Ótima resenha.

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... mas é algo que se pode consertar. Mesmo sendo uma novela romântica, acredito que ficou faltando algo, sabe? Leia, sim! Espero que goste.
      Beijos!

      Excluir
  9. Ótima resenha! Deu vontade de ler, mas tenho uma pilha me esperando, vou priorizá-la antes. Dá uma passada no meu blog, sou um tanto quanto nova aqui. rs. Beijos!
    www.foxworthreads.blogspot.com

    ResponderExcluir