Resenha- Contos e Poemas Góticos de Carlie Marie - Cátia Mourão

by - novembro 04, 2016

Mourão, Catia. Contos e Poemas Góticos de Carlie Marie. 2ª.Ed.Rio de Janeiro. Ler Editorial, 2016.
“Em Contos e Poemas Góticos de Carlie Marie, a autora agracia o leitor com textos objetivos e surpreendentes. Seus vampiros, anjos e demônios, movidos por sentimentos intensos, são críveis, e evidenciam o quanto meros mortais vivem à borda das emoções, divididos entre a obscuridade e a luz.”
Halice FRS - autora de Guarde-me para Sempre, Teoria do Amor e da série Amor Imortal
Neste livro, Catia Mourão nos apresenta uma coletânea de textos, que vão de poesias góticas à contos de suspense e terror.
Escritos originalmente em espanhol e recentemente traduzidos para o português, os textos refletem os sentimentos da vampira Carlie Marie, que posteriormente se tornou personagem central da saga Mais Além da Escuridão.












Classificação:




Ficha Técnica
ISBN-10: 8568925294
Ano: 2016
Páginas: 98
Idioma: português
Editora: Ler Editorial
Onde Comprar? Site da Ler Editorial


Notas
Capa: 10/10
Conteúdo: 09/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 9,5/100
A sensibilidade da poesia
Por Paloma Viricio

Visão Geral
Contos e Poemas Góticos de Carlie Marie é o segundo livro que leio da autora Cátia Mourão. Logo que vi o lançamento muito me interessei pela obra, pois amo poemas nesse estilo. Os contos foram como um presente á parte que vieram para complementar os poemas. Nas aulas de literatura do ensino médico, viajava junto com a professora aprendendo sobre a época do romantismo, Augusto dos Anjos, Álvares de Azevedo e outros como Casimiro de Abreu, Cecilia Meireles. Quando o assunto era conto quem se destacava era Edgar Alan Poe com seus corvos e gatos pretos.



Como não se apaixonar por Contos e poemas góticos de Carlie Marie. O livro foi escrito inicialmente em espanhol, tem o objetivo de reunir os pensamentos de Carlie Marie, personagem central da saga Mais Além da Escuridão. Gostei muito da delicadeza mesclada com obscuridade com que Cátia construiu os poemas. Os contos são de suspense (amo) e terror. Transmitem várias situações entre humanos, vampiros, demônios, anjos e o sobrenatural. É divido em três fases: Histórias para uma noite sombria, Linhas e nuances da obscuridade e Das trevas surge a luz e com ela o amor.
 

A obra é composta por 99 páginas. É um livro curto, mas intenso.  O leitor é bombardeado com uma gama de sentimentos. Geralmente vejo muitas pessoas reclamarem que não gostam de ler contos porque a rapidez do texto não faz com que se encantem por uma personagem assim como acontece com os romances, por exemplo. É claro que esse problema não ocorre em Contos e poemas góticos de Carlie Marie. Cátia sabe conquistar o leitor, envolvê-lo e como disse anteriormente fazer com que tudo seja bastante intenso. Eu amei! O modo com que a autora escrevia as poesias muito me lembrou a minha própria obra de poemas góticos Poesias que Sangram. Não que os livros sejam iguais, não me entendam mal, mas acredito que a proposta é bastante semelhante até porque os dois livros são do mesmo gênero.  Indico.

Design e Diagramação

A capa é encantadora, atende bem a premissa a qual o livro se propõe. Aliás, quando o assunto é diagramação a Ler editorial sempre se sai muito bem. Ao ler o livro também nos deparamos com algumas imagens relacionadas ao poema ou conto da página. O miolo foi impresso em papel pólen. Possui letras e espaçamentos agradáveis para a visão.

Sobre a autora
author-catia-mourao

Catia Mourão é membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires e participou da 41ª Feira do Livro de Buenos Aires. Ainda menina, percebeu sua paixão pela arte escrita, quando aos sete anos de idade recebeu de sua tia, exemplares de Ilíada e da Odisseia de Homero. As obras despertaram a preferência pelas histórias de aventura e fantasia. Daí para os contos de terror de Edgar Allan Poe e as tramas vampirescas de Anne Rice, foi apenas uma questão de tempo. Mas foi se enveredando no mundo da literatura que ela aprimorou seu gosto por romances, até que em 1997 decidiu escrever seu primeiro livro, a novela romântica “Elos do Destino”, que foi reeditado em 2015 pela Ler Editorial e está sendo adaptado para o cinema.Fonte: Ler Editorial.


Licença Creative Commons
O trabalho A sensibilidade da poesia dPaloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

4 comments

  1. Oiii Paloma

    A ediçao desse livro está perfeita, pelas fotos se nota o bom trabalho que a editora fez. Confesso que não sou muito de poemas, geralmente me cansam, mas fiquei interessada nesse que é diferente do habitual.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pra Cátia pelo lindo livro...Tenho uma amiga gótica q vai adorar , saber.
    Bjs, Loma

    ResponderExcluir
  3. Dia de Teleton..
    "Assistir o Teleton é uma lição de vida para sermos mais gratos"
    é isso que tenho ouvido e lido nas redes sociais.
    Mas será que precisa chegar esse dia para praticar o amor ao próximo?
    Ou se ama ou não se ama. Mas será que é assim tão simples? Porque como consequência vem a ação desta máxima, que é fazer ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem. Parece um parâmetro perfeito, e provavelmente seja. Mas como fica quando não tratamos o próximo da maneira que gostaríamos de ser tratados?
    Este link é de uma guerreira que desde que nasceu vem lutando e tem conseguido. Porém ao entrar lá existem outras crianças, adultos e até animais precisando de sua ajuda,até porque hoje em dia animais tem mais valor que muito ser humano mesmo...Mas nao deixem de doar,você poderá salvar uma vida.
    Precisamos de sua AJUDA - DOE, não importa o valor, o importante é a sua DOAÇÃO DE AMOR ♥.

    https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-uma-guerreira-a-guerriar

    ResponderExcluir
  4. Oie! Eu sou dessas que tem problemas para gostar de contos justamente pelo o que você falou na resenha, mas há autores que simplesmente fazem você amar um personagem em menos de 30 páginas. Isso me chama muito atenção, sem contar que eu adoro poemas góticos, acho bem mais intensos e legais que os normais, por isso fico curiosa para ler o livro.
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir