Matrículas abertas para cursos livres no Masp

MASP ESCOLA | Matrículas abertas para os cursos livres 1º semestre | Garanta sua vaga

Outras novidades

MASP ACONTECE
Edição 136 – 2.2017

PROGRAMAÇÃO MENSAL DO MASP
ADQUIRA SEUS INGRESSOS AQUI
Em fevereiro, o MASP traz uma nova exposição, cursos e programações gratuitas.
No feriado do Carnaval (28.2), o museu funciona normalmente.
EXPOSIÇÃO

AVENIDA PAULISTA

De 17.2 a 28.5. Abertura em 16.2, 20h
No dia 16 de fevereiro, o MASP inaugura Avenida Paulista, uma exposição coletiva que toma a avenida como eixo central, abordando suas dimensões históricas, sociais, econômicas, culturais e antropológicas. Integram a mostra 17 artistas convidados a realizarem novos projetos, específicos para a exposição. Além disso, estarão presentes mais de 100 trabalhos do núcleo iconográfico, de 40 artistas que retrataram a avenida no passado. No total, são cerca de 150 obras, que ocuparão o 1º e 2º andares, o 1º subsolo, a sala de vídeo no 2º subsolo e as áreas externas do museu. A mostra irá abordar não apenas as histórias, a paisagem e a arquitetura da avenida, mas também levantará temas importantes de seu cotidiano, como as manifestações políticas; o direito à cidade; a população em situação de rua; a gentrificação; e as questões de gênero e a sexualidade. Assinam a curadoria Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, Tomás Toledo, Camila Bechelany, Fernando Oliva e Luiza Proença, curadores do museu, com Amilton Mattos, etnomusicólogo.

saiba mais
EXPOSIÇÃO

AGOSTINHO BATISTA DE FREITAS, SÃO PAULO

Até 9.4

A exposição Agostinho Batista de Freitas, São Paulo traz 74 trabalhos do artista paulista, produzidos entre os anos 1950 e 1990. Com a curadoria de Fernando Oliva e Rodrigo Moura, a mostra apresenta uma seleção de vistas urbanas da capital, revelando alguns de seus principais marcos arquitetônicos. Esta é a maior exposição individual de Batista de Freitas desde sua mostra inaugural no MASP, em 1952. Ao longo dos anos, o artista criou diversas pinturas de lugares icônicos da cidade, como o Teatro Municipal, a Catedral da Sé e o próprio MASP, que foi retratado em diferentes ângulos na avenida Paulista. Temas como cenas rurais, favelas e festivais populares também fazem parte de seu trabalho. Agora, 64 anos depois de sua primeira mostra no museu, essa exposição deve ser compreendida no contexto de reconsideração de alguns artistas visionários, que trabalharam às margens do circuito tradicional de arte, como Batista de Freitas.

saiba mais
MASP NO CCBB

MASP LEVA IMPORTANTES OBRAS DE SEU ACERVO AO CCBB

Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília

A partir do dia 8 de fevereiro, o MASP exibe no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ) a exposição itinerante ENTRE NÓS – A figura humana no acervo do MASP, que irá ocupar as sedes dos centros culturais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. A exposição traz mais de 100 obras das diversas coleções do MASP e tem curadoria de Rodrigo Moura e Luciano Migliaccio, curadores-adjuntos de arte brasileira e arte europeia, respectivamente. A seleção inclui alguns dos trabalhos mais representativos do acervo do museu, que há décadas não eram vistos em conjunto fora do prédio da avenida Paulista. Entre os artistas selecionados, estão Rafael, Francisco de Goya, Amadeo Modigliani, Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, Edgard Degas, Diego Rivera, David Alfaro Siqueiros, Anita Malfatti, Candido Portinari, Victor Brecheret, Djanira da Motta e Silva, Anna Maria Maiolino e Bárbara Wagner.
MASP ESCOLA

CURSOS SEMESTRAIS DE HISTÓRIAS DA ARTE

Aulas a partir de março

A terceira edição dos cursos semestrais de Histórias da arte já estão com as matrículas abertas no MASP. De 6.3 a 7.7, às segundas-feiras, acontece o módulo Histórias da arte: renascimento e anti-renascimento, com o curador Luciano Migliaccio. Nas terças-feiras, Histórias da arte: o barroco na Europa e na América Latina, tem aulas programadas de 7.3 a 27.6, com a professora Renata Maria de Almeida Martins. Sob coordenação de Daniel Jablonski, Histórias da arte moderna e contemporânea, acontece sempre às quartas-feiras, de 8.3 a 5.7.
Os três cursos oferecidos são independentes e complementares, cobrindo um arco histórico que se estende do século 14 ao 21. Em comum, os programas compartilham o foco em histórias mais abertas, plurais e diversas, englobando uma multiplicidade de territórios, períodos, linguagens e discursos. Quem tiver o cartão Amigo MASP tem 10% de desconto no valor do curso. Garanta sua inscrição!

saiba mais
MASP OFICINAS

OFICINAS DE DESENHO PARA CRIANÇAS

Dias 7, 11, 14 e 18.2. Gratuito

Em fevereiro, o MASP realiza quatro oficinas de desenho para crianças. Obras do acervo expostas na pinacoteca do 2° andar do museu serão abordadas a partir de atividades práticas, jogos e propostas que tenham o desenho como linguagem e veículo de pensamento. Os participantes terão acesso a uma grande variedade de materiais e suportes para refletir sobre ideias presentes nos trabalhos do acervo do Museu. Nos dias 7 e 11, o tema é Certo e errado. Já nos dias 14 e 18, os participantes interagem por meio de jogos e colagens. As atividades são recomendadas para crianças entre 6 e 12 anos e ocorrem sempre às terças-feiras, das 11h às 13h, e aos sábados, das 15h às 17h. Inscrições gratuitas, abertas com uma semana de antecedência.

saiba mais
PALESTRA

ANNA MARIA MAIOLINO: ESTILO TARDIO ÀS AVESSAS

11.2, 11h. Gratuito

A próxima palestra do ciclo de mulheres artistas do acervo do MASP é dedicada à obra de Anna Maria Maiolino, que integra a coleção com O Herói (1966/2000). A trajetória da artista é marcada por um anacronismo fundamental: sua recepção só se consolida nos anos 1990, quando seu trabalho já diferia substancialmente daquele por ela desenvolvido durante as duas primeiras décadas de sua carreira. Se tal anacronismo acarreta dificuldades para a historiografia, ele também pode ser tomado como uma oportunidade para que se repense o lugar histórico da obra de Maiolino durante anos 1960 e 1970, de modo a evitar lugares-comuns como a ideia de uma produção ainda imatura ou meramente derivativa em relação ao que seus colegas de geração faziam naquele momento.
A programação é gratuita e acontece no dia 11.2, às 11h, sábado. É possível retirar senhas no dia, uma hora antes do evento. Amigo MASP tem vagas exclusivas.

saiba mais
MÚSICA NO VÃO

SHOW COM A ESPETACULAR CHARANGA DO FRANÇA

23.2, 18h. Show às 20h, gratuito

No dia 23 de fevereiro, antecipando o início do Carnaval, o projeto Música no Vão recebe A Espetacular Charanga do França, que faz um show gratuito, às 20h, no Vão Livre do MASP. Criada em janeiro de 2013 por Thiago França, a banda propõe uma releitura das tradicionais charangas brasileiras, reunindo instrumentos de sopro e percussão. Em 2015, o grupo se adentrou também nos blocos de rua do Carnaval, incorporando o repertório clássico de marchinhas e marchas-rancho, além de composições inéditas com artistas como Tulipa Ruiz e Alice Coutinho. O projeto pretende ocupar o Vão Livre do prédio do Museu com shows e feirinha gastronômica, buscando resgatar uma das propostas da arquiteta Lina Bo Bardi para o lugar, pensado como espaço de lazer e convivência para a população. Antes do show, a partir das 18h, o DJ Fred Lima toca para o público, que já pode aproveitar lanches e bebidas à venda em food bikes.

saiba mais

AV. PAULISTA, 1578
SÃO PAULO SP
TER – DOM 10H – 18H
QUI 10H – 20H


R$ 30 INTEIRA
R$ 15 PROFESSORES, ESTUDANTES
E MAIORES DE 60 ANOS
GRÁTIS TER 10H – 18H

11 comentários:

  1. Quanta coisa legal pra quem é de SP. Fiquei muito curiosa pelo Show com a França! Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  2. Oi Paloma, tudo bem?
    Que interessantes os cursos!
    Muito legal a divulgação. :)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas | Saiu o resultado do sorteio!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser fantástico :)
    Já agora, adicionas-me no Photo of the Day? ;)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderExcluir
  4. Oi Paloma, tudo bem?
    Poxa, não sabia desses cursos, que legal!! Adorei!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=rnVUbcgvqq0

    ResponderExcluir
  5. eu trabalho com museologia e sempre to de olho nesse tipo de curso livre, incriveis as indicações

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Que interessante!! Não me interessei muito pelos cursos, mas é uma ótima oportunidade pra todos da área :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Paloma!
    Sempre bom aprender novas atividades, principalmente relacionada ao mundo das artes.
    Uma pena ser tão longe daqui, caso contrário, participaria.
    Desejo uma semana repleta de realizações!
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre passo ali na frente e não imaginava que tinha tanta coisa ali dentro <3 gostei das plalestras e cursos!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Paloma,
    Adorei as dicas dos cursos, que seus leitores paulistas aproveitem \o
    Deve ser bem interessante esse do Renascimento.
    Bem legal esse do CCBB tb!

    tenha uma ótima quarta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Ooi, tudo bom??
    A M O o Masp, sempre tem exposições e cursos maravilhosos acontecendo \o/
    Já anotei as dicas!
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.