[RESENHA] A 100 PASSOS DE UM SONHO ( THE HUNDRED FOOT JOURNEY MOVIE )

by - março 05, 2017

No sul da França, Madame Mallory (Helen Mirren) é uma respeitada e autoritária dona de um restaurante estrelado no famoso guia Michelin que está cada vez mais preocupada com um estabelecimento indiano, concorrente, que abriu do outro lado da rua do seu empreendimento. Ela trava uma verdadeira guerra contra o vizinho, mas aos poucos conhece o filho do seu adversário, Hassan Kadam (Manish Dayal), um garoto com verdadeiro talento para a culinária. Os dois tornam-se amigos, e Mallory passa a guiá-lo pelos conhecimentos da refinada gastronomia francesa, sem abandonar a tradição indiana, encorajando-o a alçar voos muito mais altos.


Ficha Técnica
Título original: The Hundred-Foot Journey
Distribuidor: DISNEY / BUENA VISTA
Ano de produção: 2014
Tipo de filme:longa-metragem
Idiomas: Inglês, Francês, Hindi

Cozinhar é uma arte
Por Paloma Viricio

A noite estava quente, seca. No quintal da casa muitas gargalhadas, conversas e sorrisos. Os olhares, a boa música, tudo fazia com que o ambiente fosse o mais agradável possível, mas para Hassan Kadam o mundo ficava mudo, todos os sentimentos eram voltados para as sensações que o paladar despertava quando sua mãe o ensinava pratos tradicionais de seu povo. Mas a vida da família do rapaz mudou drasticamente após uma tragédia. A calorosa Índia precisou ser trocada pela fria França. Mas as lembranças...elas nunca seriam deixadas de lado. Enquanto Hassan cozinhasse iria recordar de momentos como aquele, tantos outros ainda mais agradáveis. Enquanto a cozinha fosse seu universo particular ele não esqueceria.

Comidas são memórias.

É verdade! O pão francês com requeijão, leite e café me faz lembrar as tardes da infância quando eu comia enquanto estava em companhia da minha mãe, um radinho de pilha e os afazeres domésticos. O sorvete com calda de chocolate, biscoitinho, me traz memórias das risadas dos amigos na adolescência. Minha pizza de sardinha com massa de torta salgada me recorda os elogios da minha mãe sobre meus dotes culinários. O "mexidinho" rápido de arroz, feijão e temperos que minha mãe preparava, fazia ela lembrar da minha avó e eu também a lembrava mesmo sem a ter conhecido. Comidas realmente são memórias.

A 100 passos de um sonho é um filme muito bom, além do que eu imaginava. Em alguns momentos pode ser clichê ou previsível, mas o modo como a trama foi construída é muito motivadora. O povo indiano tem uma garra, uma fé diferente dos outros povos. Esse é um dos motivos que admiro tanto essa gente, a cultura, o país. Eles têm algo que na maioria das vezes falta em mim. Foram tantas dificuldades que a família de Hassan passou na França que motivaria qualquer um a desistir, mas a família unida fazia com que aquelas pedras no caminho fossem removidas não por seis pessoas (número de integrantes da família do rapaz), mas por algo maior que elas juntas fazia ser cada vez mais forte.

Se você tem o tempero use ele!
Não umas pitadas... a colher toda.


As personagens são deveras cativantes. O indianos são tão intensos que causam um choque nos franceses, não pude deixar de lembrar do nosso próprio povo tupiniquim.  Afinal, a vida não é água e sal... tem que ter tempero! O pai de Hassan é um senhor muito cômico. Adorava quando ele aparecia em cena porque as gargalhadas eram garantidas. Me identifiquei bastante com aquela família, a figura paterna muito me lembrou meu próprio pai. Hassan é sensacional. É tão lindo ver uma pessoa que tem um dom correr atrás dos seus objetivos. Chega a ser invejável saber que há indivíduos que conseguem viver daquilo que amam. Infelizmente sabemos que o sol não brilha para todos nesse quesito. Hassan é motivador, ele nos faz lembrar aquele jovem sagaz, esperançoso que todos fomos um dia. Isso me fez parar e perguntar para mim mesmo quando deixei o meu sol interior se apagar.

Madame Mallory é uma chata, mas é uma das vilãs mais boazinhas que já vi. Ela tem os motivos de ser torrona, mas o interessante é que ainda sustenta uma malinha ética dentro de si que causa uma reviravolta na trama. É aquela premissa...se você não pode contra os inimigos, se junte a eles. Margaritte é  outra personagem apaixonante. É a mocinha que faz os olhos de Hassan brilharem. Quando vi a francesa ficando corada com os olhares de cor jabuticaba do indiano pensei... “É , até que os filhinhos serão lindos, pequenos doces de leite”.


Preciso falar que os cenários da película são maravilhosos? França... que lugar maravilhoso! Interessante notar que o restaurante de luxo que faz nossos olhinhos babarem durante o filme existe de verdade, mas com outro nome... Georges. A trilha sonora é quase toda voltada para música indiana. É minha gente, parece que os franceses recatados não gostavam muito de requebrar os quadris. Acredito que nem preciso dizer que amei...afinal sou fã assumida das canções indianas.


A 100 passos de um sonho me proporcionou bons momentos em frente a telona. Foi dirigido pelo sueco Lasse Hallström, produzido por Steven Spielberg e Oprah Winfrey. Gostei de como a trama se desenrolou, da música, dos personagens, da fotografia do filme...de tudo. A adaptação é inspirada em livro homônimo escrito em 2010 pelo jornalista canadense Richard C. Morais. A obra foi publicada originalmente na Índia pela editora HarperCollins e virou um bestseller internacional. 


Licença Creative Commons
O trabalho Cozinhar é uma arte é uma obra de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

encarte-precos-assai-atacadista

You May Also Like

5 comments

  1. Gostei! o filme parece ser bem legal =) vou por na listinha pra assistir.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uma guerra culinária? Essa resenha t´amuito boa, acho que a diversão é garantida nesse filme!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Nossa, esse filme parece ser daqueles que nos dão água na boca. Eu amo filmes com culinária, e esse parece ser maravilhoso! Vou anotar a dica.
    Beijo, Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo esse filme principalmente os figurinos
    uma ótima dica.
    Beijos
    https://cherrycriis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Acredita que não conhecia o filme, sabe se está disponível na internet?
    Adoro filmes assim, diferentes do padrão que estou acostumada...Amei a resenha.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir