NASA cria filme em 3D sobre Nebulosa de Órion

by - outubro 05, 2018

Nebulosa de Órion é um espetáculo a parte para amantes da observação noturna

Nebulosa de Órion

De Paloma Viricio

A Nebulosa de Órion é um espetáculo a parte para amantes da observação noturna.  Ela pode ser facilmente vista a olho nu até mesmo em habitares com pouca poluição luminosa. Também conhecida como M42 é uma poderosa colecionadora de estrelas que se encontra entre  1500 e 1800 anos luz do nosso breco intergaláctico: O Sistema Solar.  Devido à vasta formação de estrelas na Nebulosa de Órion, ela tronou-se a mais estudada pelos astrônomos e admiradores do universo.


Nasa cria filme em 3D sobre Nebulosa de Órion

Pensando em aproximar os apaixonados pela Nebulosa de Órion que a agência espacial americana Nasa criou um filme em três dimensões sobre a M42.  O projeto é fruto do trabalho de astrônomos e especialistas do programa Universo de Aprendizagemsim Nasa, que reuniram imagens em infravermelho e espectro visível , capturadas pelos telescópios espaciais Spitzer e Hubble


Hubble é um satélite? 

Satélite Hubble

Hubble na verdade é um satélite astronômico artificial não tripulado responsável por transportar um telescópio de grande dimensão direcionado para luz visível e infravermelha. Hubble já orbita o espaço há vinte e quatro anos. Foi lançado pela Nasa em abril de 1990, através do ônibus espacial Discovery. Essa missão ficou conhecia como STS-31 e foi a trigésima quinta missão responsável por utilizar o ônibus espacial que retornou para a Terra no mesmo mês e ano. A missão STS-31 é considerada a mais importante entre as que o Discovery executou.


Telescópio Sptizer

Telescópio Sptizer

Já o Sptizer (Instalação do Telescópio Infravermelho SIRTF- Space) é um telescópio mais atual que o Hubble, mas não menos importante. Foi lançado em agosto e 2003 por um foguete Delta II (em uso desde 1989), no estado da Flórida, pela Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral que é uma base de lançamento de foguetes situada na costa leste dos Estados Unidos. O alicerce da missão do Sptizer é obter imagens e espectros através de radiação infravermelha ou calor. O telescópio Sptizer é um instrumento muito sensível que possui uma estrutura tubular de 85 cm de diâmetro resfriada criogenicamente. Ele é capaz de alcançar diversas regiões do universo, antes nunca observadas pelos telescópios do planeta terrestre.


Programa Astronômico de Pesquisa das Origens Programa de Busca Astronômica por Origens


Sobre o Spitzer faz parte do programa da NASA titulado como Programa Astronômico de Pesquisa das Origens ( Astronomical Pesquisa para o Programa de Origens), criado para tentar solucionar enigmas intrigantes do universo, capazes de entender as origens do mesmo e como se dá a formação de diferentes estrelas e galáxias.

Hubble e Spitzer, além de Chandra e Compton, são missões relacionadas ao programa Grandes Observatórios Espaciais( Great Observatories Programme) que é constituído por Quatro Observatórios Orbitais que observam o universo em comprimento diferente de onda. Para isso é utilizado a luz visível, raios-X, infravermelho e gama.

Nebulosa Olho de Gato (NGC 6543)

O filme sobre a Nebulosa de Órion é um curta que coleciona aproximadamente quatro minutos de pura exuberância e magnitude do universo. Foi criado detalhadamente mesclando técnicas de produções Hollywoodanas e dados científicos reais. A Nasa continua surpreendendo através de suas pesquisas e tecnologia. Quem ficou responsável em produzir e finalizar o curta foram as equipes Space Telescope Science Institute, Calteche IPAC.

O curta é embalado pela doce sinfonia de Dvorak- Serenade for Strings in E Major- Orquestra de Câmara do Advento que faz refletirmos sobre todo o processo de criação do universo e nossa própria existência. A viagem cinematográfica e científica em três dimensões pela Nebulosa de Órion é regida não apenas por belas imagens, mas de conhecimento tecnológico que aponta para um futuro intelectual e evolucionário do homem terrestre.

Assista o curta Nebulosa de Órion


You May Also Like

8 comments

  1. UAU que incrível,demais como essa tecnologia pode chegar até nós e a gente pode ter uma noção dessa nebulosa!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Fico fascinada com os meios que temos hoje ao nosso dispor e que nos permitem ver e estudar o que nos rodeia tão longe! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. É incrível as coisas que se podem fazer hoje em dia, como nos podem fazer viajar sem nem ser preciso sairmos de casa :)

    ResponderExcluir
  4. É incrível como o audiovisual nos aproxima de coisas que não podemos tocar, mas sentimos com a alma. Adoro astronomia e esse vídeo é demais! ♡

    Moça de Casa | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito interessante já quero o óculos 3D para ver.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Deve ser bem interessante esse filme da Nasa.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  7. Gostei da dica Paloma. Não curto muito esses temas intergalácticos, sobretudo ficção científica, mas para quem aprecia o gênero, o filme é um grande atrativo.Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente sensacional demais! Amei esse curta!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir