Entrevista com autor Bernardo Stamato




Olá Romeus e Julietas! Hoje trago entrevista com o autor Bernardo Stamato que escreveu o livro A Era do Abismo. Bora conferir!




A Liga Prateada tem fama de ser a região mais próspera e segura do continente, mas isso não impede que um grupo de aventureiros desbrave suas estradas e proteja o povo de orcs, mortos-vivos e magos insanos. Enquanto Draco e Gladius investigam o assassinato do seu mestre, o guerreiro Marcus cobiça a glória do combate e suas fortunas, a cartomante Rosa busca por sua família perdida, o paladino anão Alberich propaga o ideal da Justiça, a sacerdotisa elfa Ravenlla promove as graças da Liberdade e a kunoichi Zhi Wu protege os mistérios do seu passado. Unidos pelo acaso, eles irão desafiar, não só monstros selvagens, mas também nobres corruptos e cultistas profanos. Conseguirão eles triunfar em meio aos incontáveis desafios da sua jornada? O fim de uma vida dará início a uma saga épica, onde Virtudes e Vícios colidem e aventureiros lutam contra todas as expectativas em um mundo condenado. 

Monólogo de Julieta-Nos fale um pouquinho sobre o livro seu livro: A Era do Abismo: O Torneio dos Campeões.
Bernardo Stamato-É uma aventura de fantasia sombria mega nerd, sobre um mundo onde a batalha entre o Paraíso e o Abismo chegou a uma conclusão, e o Abismo venceu. Nesse mundo condenado, um grupo de aventureiros luta contra todas as expectativas e tenta propagar alguma Virtude. 

Monólogo de Julieta-A Era do Abismo: O Torneio dos Campeões faz parte de uma saga, correto? Você já tem em mente quantos livros irão compor a saga?
Bernardo Stamato-Quantos livros minha criatividade quiser criar. O título é "A Era do Abismo" por conta desse período após a vitória do Abismo contra o Paraíso, então a saga não vai se limitar a uma única jornada de um único grupo. Inclusive, o próximo livro que escreverei não será sequência direta de O Torneio dos Campeões. 

Monólogo de Julieta-Como foi o processo criativo para escrever o livro ?
Bernardo Stamato-Um delicioso caos. Eu já escrevia contos e queria escrever um romance, mas ainda não havia decidido nada sobre enredo e cenário. Eu criei o mundo enquanto estava ansioso pelo lançamento do jogo Diablo 3 - primeiro como um mundo de alta fantasia, mas com uma cosmologia mais maniqueísta, com anjos e demônios guerreando, depois como um mundo sem deuses ou entidades benevolentes, apenas malignas - e os personagens enquanto imaginava como seria o elenco do jogo Street Fighter em um contexto medieval - pensei que eles seriam gladiadores em vez de lutadores. Quando me dei conta de que já tinha um cenário e um elenco, decidi usá-los para escrever meu primeiro romance.

Monólogo de Julieta-A Era do Abismo: O Torneio dos Campeões é um livro de fantasia, correto? Por que resolveu escrever uma saga desse gênero?
Bernardo Stamato-Eu sempre adorei fantasia medieval, é um tema que ganha minha atenção com facilidade, seja na literatura, no cinema, no videogame, qualquer coisa. É o meu gênero favorito, simples assim.

Monólogo de Julieta-Vi que um grupo de aventureiros precisa enfrentar diversos obstáculos e inimigos emergentes inclusive nobres corruptos. Para você quais os maiores nobres corruptos do mercado literário atual? Por quê?
Bernardo Stamato-Os gestores que não estão pagando às editoras. Estamos vendo grandes livrarias em rota de colisão com a falência, mas elas não são vítimas dessa história. Anos atrás, víamos as pequenas livrarias fechando por conta das práticas de mercado das grandes livrarias, agora vemos as grandes livrarias fechando por conta das práticas de mercado do comércio eletrônico. Para sobreviver, as grandes livrarias estão dando um enorme calote nas editoras e prejudicando todo o mercado editorial. E as expectativas não são das melhores, porque existem grandes chances dos gestores do comércio eletrônico estabelecerem um monopólio no mercado editorial, mas aí já estaríamos falando dos vilões das próximas sagas.

Monólogo de Julieta-Se pudesse ser personagem do livro, qual seria? Por quê?
Bernardo Stamato-Um personagem próprio ou um já existente? Se fosse um personagem próprio, acho que seria um cavaleiro andante da Ordem dos Paladinos, desbravando o mundo e caçando monstros. Se fosse um que já existe, acho que seria o Gladius, um fidalgo que prefere buscar as próprias glórias pelo mundo do que viver estagnado na aba da família. 

Monólogo de Julieta-Como foi o processo para escolha e confecção da capa?
Bernardo Stamato-Foi uma jornada por si só. Eu já tinha uma parceria com o ilustrador, Reichan Calheiros, ele havia ilustrado o elenco principal do livro, eu o recomendei para editora e felizmente chegamos a um acordo. Eu acompanhei de perto cada detalhe, a montagem da cena e dos personagens, as cores, a composição do título e dos textos das orelhas e contracapa, tudo. Fiz questão de que todo esmero fosse dedicado à capa e acredito que o resultado foi o melhor possível, então considero essa capa uma vitória especial.

Monólogo de Julieta-Como seria seu paraíso literário?
Bernardo Stamato-Meu paraíso literário seria um mercado editorial mais justo, onde os leitores tivessem acesso aos livros que realmente querem ler e não apenas àqueles que fizeram sucesso comercial. Um dos maiores problemas do nosso mercado editorial é a distribuição, temos poucas livrarias, muitos livros simplesmente não são distribuídos para maioria das cidades e o frete de uma encomenda é caro. Os leitores não têm acesso à maioria dos livros, meu paraíso literário é superar esse problema.

Monólogo de Julieta-Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Bernardo Stamato-Leonel Caldela, ele narra extraordinariamente bem e não tem medo de arriscar histórias cruéis ou bizarras. 

Monólogo de Julieta-Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?
Bernardo Stamato-Taran Matharu, ele teve coragem de criar uma história com todos os elementos nerds que adora em um mundo só, e o resultado foi um bestseller instantâneo. Sem falar que eu e ele somos muito influenciados pelo videogame, não tem como eu não me identificar.

Monólogo de Julieta-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Bernardo Stamato-Feito é melhor que perfeito. Escreva muito, publique na internet e acredite nos elogios e nas críticas dos leitores. 

Monólogo de Julieta-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Bernardo Stamato-
Uma pessoa: Angela, minha mãe.
Um desejo: Bestseller.
Um livro: O Inimigo do Mundo, Leonel Caldela.
Uma música: Feel Invincible, Skillet (é o que está tocando nesse exato momento enquanto respondo).
Uma comida: Lasanha, foi a primeira que me veio em mente.
Uma bebida: Café, preciso de mais um copo, a propósito.
Uma frase: Invente-se e depois reinvente-se, Bukowski.
Animal de estimação: Cachorro.
A Era do Abismo: O Torneio dos Campeões: Futuro bestseller.
Felicidade: Bárbara, minha filha.
Literatura: Infinitas possibilidades.




bernardo-stamato-author


Bernardo Stamato participou do concurso cultural “Eu, Criatura”, ficando em primeiro lugar. Desde então, escreve contos, se tornou crítico literário e instagrammer Mochileiros do Multiverso, com mais de 12 mil seguidores. Além deste romance, os leitores podem desbravar mais fábulas d’A Era do Abismo através de contos gratuitos no Wattpad.

Encontre o autor

14 comentários:

  1. Oi;
    Concordo com o paraíso literário do autor.
    Boa entrada de mês de março e obrigada pela sua presença
    lá na casa.
    PAZ E BEM
    janicce.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Paloma,

    Não conhecia o autor e nem o livro, gostei de saber um pouquinho dele e de todo o processo de criação, já adicionei na minha lista de desejados....ótima entrevista...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que super bacana essa entrevista! Não conhecia o autor, mas achei esse livro super bacana! Adoro demais fantasia e nerdismo, então logo, já preciso garantir um exemplar para mim! *_*

    Beijo
    !Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. mt bacana conhecer o autor e os livros dele, adorei

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Hey Paloma! Tudo bem?
    Não conhecia o autor, e adorei a representação dele aqui no seu blog. Com certeza eu leria suas obras pois amo fantasia.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem minha flor e vc? Também adorei a entrevista do Bernardo.
      O livro parece ser muito bom... experimente ler e me fale o que achou.
      Bjus!

      Excluir
  6. Amei essa sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    Meu Blog: Centro Oeste Cap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha flor!! Que fofa <3 muito obrigada pelo comentário. Fiquei muito feliz.
      Bjus!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.