[Resenha] Desobsessão- André Luiz- Chico Xavier- Waldo Vieira

by - abril 01, 2019

Desobsessão- André Luiz- Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira


desobsessão-chico xavier
Este livro objetiva prestar valioso auxílio àqueles que se propõem a tratar, com a devida seriedade, em reuniões específicas da Casa Espírita, o grave problema da obsessão, que, como as mais diferentes e temíveis doenças do corpo físico, se constitui em flagelo da Humanidade. Através de 73 capítulos, devidamente ilustrados, escritos de maneira objetiva, aborda temas que orientam os trabalhadores das reuniões de desobsessão, desde o despertar no dia da reunião, superação de impedimentos, conservação anterior à reunião, pontualidade, equipe, educação mediúnica, passes, até o seu encerramento. Trata ainda de importantes procedimentos posteriores ao trabalho de desobsessão. Alerta sobre a gravidade do assunto, salientando que cada Casa Espírita deve possuir a sua equipe de servidores da desobsessão, não somente para sua defesa e conservação, como também para socorrer as vítimas da desorientação espiritual.

Classificação:


Desobsessão- André Luiz- Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira

Por Paloma Viricio

reunião-mediunica

Desobsessão

Desobsessão (o livro) é uma espécie de manual de instruções para aqueles que desejam orientações para trabalhar como benfeitores nas sessões mediúnicas de Desobsessão das casas espíritas. O livro é de fácil linguagem e traz em todos os capítulos ilustrações sobre os temas propostos. Posso assegurar que é uma obra doutrinária muito interessante para todos os médiuns.

Psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira

Desobsessão foi publicado inicialmente em 1964 pela Federação Espírita Brasileira (FEB). Psicografado pelos médiuns brasileiros Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. Sendo as páginas pares recebidas por Chico e as ímpares por Waldo. É uma obra atribuída ao espírito André Luiz, responsável pela série A vida no mundo espiritual, cujo título inicial fica por cargo popular de Nosso Lar. Essa série também conhecida como Série André Luiz conta com 16 títulos, sendo subdividida em Obras Complementares. O Livro Desobsessão faz parte dessa subdivisão, composto por 276 páginas e 73 capítulos.

Obsessão: flagelo da humanidade

Há uma frase de Allan Kardec, codificador do espiritismo que diz:

"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade"

Acredito que essa colocação seja perfeita para exemplificar a obra de André Luiz, pois é fato que mesmo tendo sido publicada em 1964, ainda é de grande valia para os medianeiros nos dias atuais. Desobsessão é um livro atemporal que traz instruções de como agir antes, durante e depois das reuniões auxiliadoras dos espíritos enfermos. A obsessão constitui-se basicamente em enfermidade manifestada tanto em seres encarnados como desencarnados e acomete secundarismo doentio no corpo, mente e espírito.

“(...) a obsessão é flagelo geminado com a ignorância, e, se apenas a escola consegue dissipar as sombras da ignorância, somente a Desobsessão poderá remover as trevas de espírito”

Hospital de almas

A Desobsessão é trabalho sério de atitude amorosa para auxilio de irmãos enfermos e que requer muito estudo, dedicação e amor, aliás nada está além deste. O médium que não se compadece de zelo por aquilo que faz, está igualmente ou tão doente quanto aquele que precisa ser assistido. Todas as orientações no livro são seguidas através dos estudos já explorados da codificação espírita. Há apresentação dos tipos de médiuns, como atuam nas reuniões e etc. Assim como em um hospital físico, todos os envolvidos nas sessões possuem suas funções, todos são de extrema importância para o trabalho. O mundo físico permanece em constante ligação com o mundo espiritual.

"A Desobsessão vige, desse modo, por remédio moral específico, arejando os caminhos mentais em que nos cabe agir, imunizando-nos contra os perigos da alienação e estabelecendo vantagens ocultas em nós, para nós e em torno de nós, numa extensão que, por enquanto, não somos capazes de calcular.

Através dela, desaparecem doenças-fantasmas, empeços obscuros, insucessos, além de obtermos com o seu apoio espiritual mais amplos horizontes ao entendimento da vida e recursos morais inapreciáveis para agir, diante do próximo, com desapego e compreensão"

Aniversário de 109 anos de Chico Xavier

Resolvi escrever a resenha deste belo livro porque muito me agradou poder contar com os ensinamentos de André Luiz. São belas páginas que irei guardar com todo carinho para o resto da vida. Como também não podemos esquecer no próximo dia 02 de Abril (2019) nosso querido médium brasileiro Francisco Cândido Xavier, completaria 109 anos. Através das centenas de obras psicografadas, Chico, deixou um legado belíssimo para todos os irmãos da Terra. Não somente os espíritas deveriam ler os livros do médium, mas todas as pessoas realmente interessadas em provir o bem, o amor e caridade em qualquer esfera espiritual. Gratidão, querido Chico!

Sobre o autor

André Luiz

andre-luiz-espirito

André Luiz é o nome atribuído pelo médium e filantropo brasileiro Francisco Cândido Xavier a um dos espíritos mais frequentes em sua obra psicografada.
André Luiz teria sido um médico em sua última encarnação e muitas das obras psicografadas atribuídas a ele possuem diversas informações biológicas complexas. Em artigo publicado na revista científica Neuroendocrinology Letters em 2013, cientistas compararam conhecimento médico recente com doze obras psicografadas por Chico Xavier atribuídas a André Luiz, identificando nelas várias informações corretas altamente complexas sobre a fisiologia da glândula pineal e que só puderam ser confirmadas cientificamente cerca de 60 anos após a publicação das obras. Fonte: Wikipédia.

Chico Xavier

chico-xavier-medium

Chico Xavier psicografou mais de 450 livros, sendo 39 publicados após a morte. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Reproduzia apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros. Vendeu mais de 50 milhões de exemplares em português, com traduções em inglês, espanhol, japonês, esperanto, italiano, russo, romeno, mandarim, sueco e braile. Psicografou cerca de 10 mil cartas de mortos para suas famílias. Cedeu os direitos autorais para organizações espíritas e instituições de caridade, desde o primeiro livro.

Waldo Vieira

waldo-vieira-medium

Médico, pioneiro do espiritismo no Brasil, escreveu livros psicografados em parceria com Chico Xavier. Na década de 80 deixa o espiritismo fundando a Projeciologia, aprofundando estudos sobre os fenômenos de experiência extra-corpórea (viagem astral ou desdobramento).  Fonte: Skoob.


Documentário Quando Lembro de Chico


A produtora Pozati Filmes irá realizar no próximo dia 02 de abril a publicação aberta do documentário Quando Lembro de Chico no Youtube. O aniversário é do maior médium brasileiro, mas quem ganha o presente é você. Marque presença! Saiba mais em: Pozati Filmes!

Para participar da Live 12 – Niver do Chicão: https://www.youtube.com/watch?v=ZEHgnjyL83o
Para assistir à estréia: https://www.youtube.com/watch?v=0aqp6Dyp5uE


Licença Creative Commons
O trabalho Resenha Desobsessão de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos. 

You May Also Like

6 comments

  1. Não conhecia, já fiquei a conhecer algo novo hoje! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi Paloma, tudo bem?
    Não conhecia o livro. Na verdade pouco conheço do espiritismo. Meu maior contato foi com o filme "Nosso Lar" e um filme sobre o Chico Xavier que passou na Globo, eu acho. Mas acho o assunto muito interessante.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, realmente bem interessante para quem é médium ou estuda sobre espiritualidade né?

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  4. Assuntos super interessantes sérios e necessários...
    Esse eu ainda não li.
    Quero agradecer a sua presença lá na casa mesmo em posts anteriores k;
    mesmo na correria vejo que dá uma passada k; sem cobranças ou alardes k;
    laços de apreços penso que são construídos assim k devagarinho k. Gosto de
    quem gosta da casa k pois a casa sou eu janicce k.
    Nem sempre recebo e-mails bons k ou edificantes k; e pessoas como tu e outras tantas que perpassam por lá tenho que agradecer k, digo pessoas porque um blog é feito de pessoas.
    Boa páscoa para ti e para os teus.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  5. Oi Paloma,
    Não conhecia esse livro, mas gostei da sua resenha foi bem explicativa e interessante.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir