QUAL É O CONCEITO DE CIBERCULTURA?

by - janeiro 06, 2011

Por Paloma Viricio

O que é Cibercultura para Lévy?

Para Pierre Lévy, o ciberespaço é uma espécie de ambiente aberto pela inter conexão mundial de computadores e das memórias destes. Seria um novo universo onde as pessoas estariam participando de uma nova forma de comunicação, através de novas tecnologias digitais. Fica claro no texto de Lévy, que a web é o maior meio onde a cibercultura trona-se atuante, entretanto, ela também está presente nos celulares, TVs portáteis e outras convergências tecnológicas.


cibercultura-para-levy

Quando surgiu o Ciberespaço?

O Ciberespaço é um novo mundo feito de todos para todos. Isso porque os indivíduos compartilham uma espécie de inteligência coletiva. Não é apenas um que pode produzir conteúdo. Esse conceito esfarelou-se. O “ Ciber “ é o lugar de todos. O indivíduo tanto pode usufruir como também nutri o ambiente virtual.

A comunicação muda sua forma tradicional, já que, todos compartilham uma inteligência que torna-se única,é a junção intelectual do coletivo. Lévy enfatiza que as realidades virtuais servem cada vez mais como mídia de comunicação. Também deixa claro que a intenção não é substituir o real, mas sim, fortalecer e facilitar ainda mais as relações de carne e osso.

O que é Cibercultura?  Exemplos

o-que-e-ciberespaço


Outro fator que possibilita o sucesso da cibercultura, segundo o pesquisador, é a emersão da web 2.0. Foi nela que os indivíduos puderam participar ativamente do processo comunicacional, antes impossível na web 1.0.

O ser humano passou a ter mais facilidade para utilizar a máquina computador. No ciberespaço os indivíduos é que têm poder de transformar tudo a todo o momento. Por isso, que Lévy afirma que o “ciber” é um mundo virtual, imenso que está sempre em mutação.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.

You May Also Like

0 comments