Entrevista com o escritor Edson Simon

by - janeiro 31, 2012

Olá Amados leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com o escritor Edson Simon, parceiro do Jornalismo na Alma. Ele atualmente tem três obras publicadas.Inicialmente, gostaria que conhecessem o romance Reaprendendo a sonhar-O Jardim Secreto.  Vamos conferir essa super entrevista?
Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro?
 Edson Simon-Eu já havia publicado um livro de poemas e em seguida um romance que fiz em parceria com minha irmã, faltava então um romance totalmente desenvolvido por mim. Reaprendendo a Sonhar – O Jardim Secreto é materialização de um sonho, uma história fruto da minha imaginação e com uma maneira de narrá-la que está ainda em formação. Minha obra é incipiente, porém já tenho vários outros projetos onde pretendo aperfeiçoar continuamente essa narrativa.

Jornalismo na Alma-Como você configurou os personagens do livro Reaprendendo a sonhar-O Jardim secreto? 
Edson Simon-A vida imita a arte, ou vice-versa, o protagonista Douglas Eufrásio é um espécie de alter ego, ou seja um poeta tentando escrever seu primeiro romance, esse é o mote do livro, faltava ainda o mestre. O mestre não poderia ser simplesmente um professor em sala de aula, então o senhor Jorge se tornou o mestre por ironia do destino. Tive que pensar em algo original para que mestre e aluno se encontrassem, o acidente com a esposa do senhor Jorge seria o estopim para o desenrolar da história. Um professor ao ver seu grande amor morto e desfigurado, passou a vagar pelas ruas, vivendo como mendigo. Então não se trata apenas de como escrever, mas sim de aprender a viver de maneira simples, pois o protagonista teve de viver a história para depois contá-la, mas principalmente teve uma aventura pelo auto-conhecimento.

Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para escrever o livro?
Edson Simon-livro foi concebido há uns cinco anos atrás. Não trabalhei integralmente nele, escrevia meus poemas e eventualmente o resgatava o para dar mais fôlego para a história.

Jornalismo na Alma-Como surgiu a escolha do nome do livro?
Edson Simon-O jardim secreto é um refúgio do morador de rua e que acaba servindo de sala de aula para os ensinamentos da literatura e também lições de vida, seria o nome perfeito não fosse a existência de um livro homônimo. Na contracapa do livro tem essa glosa: “O que pode ser dramático pode ser também a redenção” , então temos o drama vivido pelo protagonista que sofre com culpa pelo acidente e que reaprende a sonhar pelas coisas simples da vida sob a ótica de um morador de rua.

Jornalismo na Alma-Sobre qual tema escreveria um outro livro?
Edson Simon-Estou escrevendo outro romance que surgiu na mesma época do anterior, trata-se do mesmo protagonista em outra aventura, ou seja um poeta envolvido com uma pequena cidade com um serial killer e uma família enfrentando seus fantasmas. Na verdade Douglas busca refúgio num ambiente bucólico numa cidade vizinha fictícia, Valverde, para escrever seu próximo romance inspirado pelos ipês amarelos visto num artigo de uma revista. Mas são as rosas vermelhas encontradas sob os copos encontrados enforcadas naquela cidade até então tranqüila que darão o clima de suspense da história.

Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar seus livros? Como  superou essa situação?
Edson Simon-Como meu romance anterior foi auto-publicado, busquei uma maneira acessível para novos autores na qual esses participam parcialmente com os custo e tem a vantagem de ver sua obra distribuída. Foi um avanço em relação ao anterior. É claro que tenho o sonho de ter as próximas obras financiadas integralmente por uma editora com sua distribuição, mas isso é literalmente uma outra história.

Jornalismo na Alma-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram as obras?
Edson Simon-É bom demais ver amigos comentando a minha história com seus elogios e até mesmo com algumas dúvidas, porém na maioria dos casos ouvi que a história prendeu a atenção, que é o gol do autor. Foi curioso ouvir aleatoriamente de 3 leitores que minha narrativa assemelha-se a de Augusto Cury, não li as obras desse autor de grandes Best Sellers, mas de qualquer maneira fiquei lisonjeado e pretendo ler seus romances.

Jornalismo na Alma-Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Edson Simon-É difícil falar especificamente de uma autor no qual lemos apenas uma obra e que esse poderia figurar como seu autor preferido, como é o caso de João Ubaldo Ribeiro e Clarice Lispector. Tem o José Castello que li seus artigos em revistas e oficina literária na internet e agora estou lendo seus romance Fantasma, poderia citá-lo como um escritor perfeito.

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Edson Simon-Já li diversos livros sobre a “arte de escrever” e todos corroboram com uma verdade que pude confirmar: é preciso ler, escrever diariamente e apenas publicar a obra quando ela estiver bem “madura”, ou seja revisada e compartilhada com pessoas que possam contribuir com seu aprimoramento.

Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
 Edson Simon-
Uma pessoa: minha filha Livia, na qual dediquei meu livro: “Para minha filha Livia, que por meio da sua luz me ensinou a reafirmar o mais sincero sentido da palavra amor.”
Um desejo: Conseguir uma editora para publicar meu novo romance
Um livro: A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafon
Uma música: São tantas, sou louco por rock e todos as suas vertentes, uma música perfeita por sua letra, voz, melodia e instrumental é Don’t Stop Believin do Journey.
Uma comida: Feijoada
Uma bebida: vinho para todas as horas (com moderação)
Uma frase: Como não sei ao certo minha fração do universo, fiz um pacto com o vento para mandar meu pensamento para qualquer lugar, desde que me permita sonhar (minha)
Animal de estimação: hamster
Filhos: Livia de 6 anos
Dinheiro: necessário
Felicidade: obrigatória
Fama: consequência
Religião: atraso ou um caminho para o autoconhecimento.
Blogueiros: vários, principalmente os que tratam da literatura e do jornalismo a sério
Falsidade: deplorável
(Edson Simon)

Gostaram? Confiram mais sobre o autor e a obra CLICANDO AQUI!

Contato




You May Also Like

15 comments

  1. Adorei a entrevista, Paloma. O Edson é bem simpático. Vou procurar saber mais sobre o livro dele!

    comenta?
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante!Vale a pena ler o post,as perguntas foram bem boladas Paloma.
    Abraços

    http://ondeacinderelaperdeuoscarpin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Poxa, não conhecia o autor nem o livro, mas achei bem interessante. O melhor de tudo é que parece ser uma pessoa sábia, isso normalmente se reflete no texto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Paloma, ainda não conhecia o autor nem o livro, sinal de que ando meio desatualizado kkk, mas gostei muito de conhecer o trabalho e a obra do Edson. reaprendendo a sonhar parece ser ótimo!

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Paloma,
    Obrigada por me presentear com o mimo da entrevista, adorei ^^
    Com ctza participarei com muito gosto!
    Vou te mandar o e-mail :D
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah para qual e-mail eu te mando as informações necessárias?!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi linda obrigada pelo visita ai miga como eu gostaria de ser viciada por leitura, minha mãe é não pode ver um livro e devora eu acho um máximo, mas eu sou muito preguiçosa, mas ainda vou conseguir me acostumar a ler pelo menos 1 por mês.
    Bj grande
    @RohJardim
    http://mundorohsa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. adorei a entrevista, o livro parece ser legal !

    Bom, fiquei um tempinho fora do blog, gostaria de poder comentar todos os posts que perdi, mas não vou ter tempo! :( mas saiba que darei uma olhada em todos com carinho *-* Bjs

    ResponderExcluir
  9. Posso falar com muito orgulho que Edson Simon é meu amigo, além de colega na Sociedade Escritores de Gaspar. Mas antes de qualquer coisa, posso dizer que ele é um grande escritor. Porque, Edson poetisa as cenas da vida com uma maestria admirável. Coloca uma lupa nos olhos do leitor e gotas de anis em seu paladar. Nos instiga a apreciar a literatura brasileira, o ser humano, a vida! Com a sua metáfora, com a sua rima, e suas palavras sempre encantadas!
    Abraço, Edson!

    Gostei muito da entrevista, parabéns ao blog, muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Ótima a entrevista, gosto de saber um pouco sobre os autores antes de ler alguma a obra do mesmo! Autor digno, fiquei com vontade de ler o livro dele! Antes preciso terminar a série do Sidney Sheldon, estou lendo O Reverso da Medalha, conhece? É ótimo, sabe aquele livro que vicia? Então, Sheldon tem esse dom de amarrar o leitor linha após linha! Estou adorando ♥
    Ah Paloma, essa é a primeira vez que acesso seu blog e amei logo de cara! O conteúdo e o layout são apaixonantes. Garota, você tem um talento e tanto *-* Continue assim! Sabe, vendo o que faz aqui, fiquei com a impressão de que encontrei um refúgio, uma dica bacana de leitura, um texto legal, um conteúdo original... Eu nem preciso dizer que eu gostei o seu Blog, não é? Porque eu não só gostei.. eu me encantei, eu amei! O mínimo foi clicar ali e te seguir! Que bom foi ter encontrado seu espaço! *-* Parabéns e muito sucesso, viu?
    Seria uma honra vê-la no meu blog, e se gostar, seguir também! Tem posts novos por lá! Beijos!

    Antes de Sonhar

    ResponderExcluir
  11. Adorei a entrevista! mtt boa! :)

    http://www.byjessicarodrigues.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista, muito bem formuladas as perguntas :D
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  13. Que show a entrevista , e muito bom julieta imortal , mas o final sla , não gostei rs , depois dela descobrir eu esparava que ela amasse de novo o Romeu e que o amor dela pudesse ajudar ele .
    http://perfeitinha-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Adoro essas entrevistas, parabéns!!!

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir
  15. que legal,só pela entrevista ele parece ser uma epssoa otima!
    bjokas
    www.chatofbeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir