Resenha- O Começo do Adeus- Anne Tyler

by - novembro 24, 2012

Olá docinhos! Venho trazendo para vocês resenha do Livro O começo do Adeus da autora Anne Tlyler. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Novo Conceito.  Espero que gostem e em breve sorteio do livro aqui no blog.
FICHA TÉCNICA


Autores: Anne Tyler
Titulo: O Começo do Adeus

ISBN: 9788581630397

Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 208
Formato/Acabamento: 16x23x1,4
Peso: 0.291 kg
Preço Sugerido: R$ 29.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: ROMANCE

Onde comprar? Livraria Cultura


NOTAS
Capa: 9,0
Conteúdo: 6,0
Diagramação: 10
Nota geral: 8,33 



Uma nova vida a partir do Adeus

Por Paloma Viricio


Visão Geral
Esse livro é muito bom pelo fato de ser magicamente descritivo e te fazer viajar ao lado dos personagens na história. Entretanto deixou um pouco a deseja no quesito emoção. A primeira vista o leitor pode pensar que o livro irá leva-lo para um caminho e ele acaba guiando a outro. Não consegui sentir o amor do casal principal como, por exemplo, senti o amor de Travis e Gabby em A escolha- Nicholas Sparks. Acredito que a autora poderia ter explorado mais a vida dos dois como casal e principalmente a personalidade da figura feminina que ficou meio apagada durante a trama.

Aaron sofre de uma deficiência, trabalha em uma editora e é casado com a médica Dorothy Rosales. Esses dois formam um casal bem típico.... Repleto de brigas, manias individuais, mas apesar de tudo se amam. A médica tinha as manias dela, mas o Aaron é meio irritante. Ele é chato em algumas partes e tem manias bem estranhas. Por causa da deficiência ele sempre quer ser mais que pode e recusa ajuda dos outros por pensar que estão com pena dele. Os dois se conhecem de forma bem singela, namoram e casam-se sem festa nem muito luxo. A vida deles e principalmente do Aaron muda quando uma árvore cai na casa e mata a esposa. Ele sente-se muito sozinho, com saudades eternas dela, fica mais grosseiro do que era antes e frequentemente tem visões da mulher desencarnada.



O final do livro é satisfatório, porém ficou um clima no ar que Aaron nunca deixaria de amar Dorothy mesmo ela tendo falecido. Ele tenta refazer a vida e seguir em frente, mas tudo é pesado e cansativo demais.  A história é gostosinha, mas tinha vezes que Aaron me arrastava junto com ele e as manias chatas. A principal mensagem que podemos tirar dessa trama é não jogar fora o tempo que passamos com alguém que amamos. Aaron deixou de fazer muitas coisas, de falar muitos “Eu te amo” para Dorothy e viver momentos agradáveis ao lado dela... Infelizmente só se deu conta disso depois que ela morreu. Esse livro é ficção, mas vejo muitas pessoas fazendo o mesmo na vida real e descobrindo que depois é tarde demais. Com todos os prós e contras o livro vale muito a pena ser lido. 


Design e diagramação

A capa do livro está muito linda e passa uma grande sensação de tranquilidade, mas não vi onde a mulher da mesma se encaixa na história. Não consigo ver ela como um personagem central... Vejo apenas como uma espectadora da trama contada, porque não se encaixa no perfil de ninguém dali. As folhas amarelas tranquilizam bastante a visão. Só acho que os capítulos ficaram grandes demais... Poderiam ter sido menores. O kit do livro é muito fofinho e um dos melhores que a Novo Conceito fez. Ele é composto por Caixa do livro, marcador, livro e um porta cartão com bloquinho, mini marcadores e caneta embutidos. 

Sobre a autora


Anne Tyler nasceu em Minneapolis, Minnesota, em 1941 e cresceu em Raleigh, Carolina do Norte. Este é seu 17º romance. Um deles ganhou o prêmio Pulitzer em 1988. Membro da Academia Americana de Artes e Instituto, ela mora em Batimore, Maryland.

Licença Creative Commons
O trabalho Uma nova vida a partir do Adeus de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

21 comments

  1. Amiga ótima resenha que vc faz , não só elogiando mais analisando os pontos fracos da história.
    Gostei tb da sua opinião quanto a capa e concordo.
    Realmente o kit é tudo de bomm
    Bjs, bom início de semana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia :)
    Como vai?
    ah,parece ser um livro tão normal :(
    Eu gostei da resenha - na verdade ,eu queria ler este livro - mas li tantas resenhas e nenhum disse que o livro é empolgante...diferente sabe?

    Beijos e cuide-se
    Rimas do Preto

    ResponderExcluir
  3. Bom, de cara o livro não me interessou por falar de um assunto que não curto muito, maaaaas, é sempre bom dá uma lida nas suas resenhas, pois são maravilhosas e as vezes me fazem 'olhar diferente' pro livro.
    Mas, realmente este livro não é o que eu esperava! A única coisa que me interessou nele é o kit HAHA²

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  4. O livro realmente deve ser bom, me interessei por ele, mas talvez alguns questionamentos de emoções me estresse um pouco na leitura.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ei, Paloma.
    Há algum tempo, eu li um livro parecido com esse. E, sinceramente, eu não gostei. Mas a mensagem que o livro passa é boa.

    Beijos,
    Emily Swan
    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah amei *-* ansiosa pelo sorteio, preciso muito desse livro parece ser perfeito.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie Paloma!
    Que bom que aceitou bem a proposta de blog pessoal, porque é como você disse, eu ainda vou falar de livros, porque eu AMO ele e sempre vou amar... <3

    Gostei da resenha, não conhecia o livro e a capa é linda...!!

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  8. não é meu tipo favorito de leitura, mas até que parece bom pra passar o tempo, otima resenha :)

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece bem tristinho, acho que se eu ler vou chorar o mes inteiro, igual quando assistir um amor pra recorda!!

    http://fashionbyscarllet.blogspot.com.br

    Kisses **)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lominha.

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e ambas as opiniões foram semelhantes, na verdade, o outro blogueiro foi ainda mais incisivo, dizendo que a história se resumia ao dilema do deficiente que não consegue dizer adeus à esposa morta. Não posso negar que fiquei meio desestimulada a lê-lo. Eu já não gostei muito do tema central dessa história, e personagens chatinhos me deixam meio aborrecida.

    Como sempre, amei a resenha. E também concordo que a capa é linda. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito da resenha, mas nao sei se leria esse livro. Acho que como nao faz muito meu estilo, e por eu estar num clima totalmente diferente de leitura, nao leria, pelo menos por agora!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  12. Olá minha colega de profissão! tudo bem ?

    Nossa adoro histórias assim .. me prendeu a atenção ... parece ser ótimo mesmo!

    http://quero-ser-ryca.blogspot.com.br

    e obrigada pela visita .. adorei!

    bjão tenha uma linda semana ;*

    ResponderExcluir
  13. Oi Paloma, tudo bem?
    Eu escuto tanto elogios, quanto críticas em relação a esse livro. Mas todos em geral sentiram falta de alguma coisa na estória. Mas pretendo dar uma chance ao livro, caso ele venha parar em minhas mãos.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  14. Sei como é criar expectativas e no final não se surpreender de maneira positiva, mas toda leitura é sempre válida. ;) E eu adorei tua resenha!
    E realmente, a Novo Conceito investe muito na qualidade do material impresso, gosto bastante.

    Um beijão. :-*

    ResponderExcluir
  15. Odeio os livros que as pessoas "boas" morrem, sou muito depressiva! opsipoaidpo *-* não sei se conseguiria ler um livro destes sem chorar, parece bem triste, mas bem bacana! beijão amiga, ótima semana

    ResponderExcluir
  16. Paloma,
    Já falei o quanto eu adoro tuas resenhas?! São deliciosas de ler, uma leitura leve e com muito conteúdo!
    Esse livro parece ser muito bom :)
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Paloma,

    Esse livro esta na minha lista de espera e ainda não sei o que esperar dele...parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. A Anne Tyler é divina. <3 Sério, sou apaixonada pela forma como ela escreve.
    Essa falta de emoção é justamente algo que é característico dela, pelo menos ao meu ver, pois só assim você consegue se aprofundar no autoconhecimento que o personagem tem ao longo da trama.
    Adorei sua resenha. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  19. Gostei da resenha, me interessei bastante pelo livro!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  20. Mais um livro que tenho certeza que quando começar a ler irei chorar. Gostei do livro vou colocar na minha lista.
    Ps: Kit lindinho.

    ResponderExcluir
  21. Oi Paloma, vim retribuir sua visita no meu blog, e aproveitei para ler sua resenha. Gostei do jeito como vocês nos descreve o livro, nos mostrando o que gostou e o que não te agradou muito. Parabéns pelo seu espaço. bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir