Egoístas num mundo solitário

by - março 24, 2013



Um dia um grande amigo meu me perguntou qual era o motivo pelo qual eu escrevia, tentei responder, tentei lhe dizer algo razoável, mas a verdade se quiser saber, é que fazemos o que fazemos por puro egoísmo. Escrevo porque me sinto bem fazendo isso, não penso em melhorar a vida de ninguém, assim como não penso em piorá-las. Pois todos nós somos egoístas, tentamos diferenciar o bem do mau, mas na verdade não existe bem e muito menos mal, a única coisa que existe é solidão.


Nascemos sozinhos, morremos sozinhos, vivemos porque fugimos da morte, e fugimos da morte pra continuarmos vivos, e tudo se torna redundante. Todo o meio da nossa vida, na maioria das vezes não tem importância, nos contentamos sabendo que algo de bom irá nos beneficiar, e por egoísmo, fazemos algo de bom para que algo seja feito para nós também.  Então a vida é o mais puro e malicioso egoísmo, e nenhuma palavra irá explicar isso com perfeição.
Costumo julgar a vida como a mais singela solidão, as quais temos companhias, sim! É possível ter companhia numa noite tão fria quanto a sua própria imensidão. Vivemos bem, fazemos amigos, desfrutamos da calorosa presença dos familiares, crescemos (...) pois toda inocência deve ter fim, e depois nos tornamos mais solitários ainda, pois percebemos que não nos tornamos o que queríamos. E afinal, sabíamos o que queríamos ser?
Estamos todos desviando das injustiças, estamos desafiando a cobiça e tentando mudar. Estamos sozinhos numa estrada, e sobre as nossas cabeças um sol de futuros incertos tenta nos parar. Nos tornamos ignorantes, não respeitamos mais nossos deuses, que nos alertam a todo instante, pois nos tornamos solitários,  mercenários em busca de dinheiro. E assim condenamos todos nós a vivermos a sós. Pois enfim, nunca vivemos, apenas criamos herdeiros.
Jadson L Ribeiro, 04/03/13

You May Also Like

18 comments

  1. Nossa, belo texto!
    Amei, ele é a mais pura verdade né... ;x
    beijão!
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá lindona
    Obrigada pela visita no meu blog e desculpa a demora para responder seu comentário. Tava ocupada"
    Tem post novo no meu blog de novo ;)
    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Bj e abraço grande, Te espero lá de novo.

    ResponderExcluir
  3. Escrever é a minha terapia. Alivia a alma, o coração.
    big beijos
    Lulu
    blog | twitter | face

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Muito profundo! Parabéns. Depois olha os novos textos em meu blog → http://diogo-pimenta.blogspot.com.br/

    Um forte abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. O texto está muito lindo. ;3
    Ainda não conhecia o blog dele,mas já fui lá seguir e comentar. ;D
    Bom trabalho.Talvez um dia consiga postar um texto meu aqui no seu blog. c:

    Bjss
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*
    >>Facebook<<
    >>Twitter<<

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto, na verdade o considero com uma explosão de sentimentos.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que podemos contar com essas companhias, que tornam a vida mais leve e divertida!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, isso é tão triste que até soa pessimista. É só uma maneira de ver as coisas... Existem tantas outras possibilidades, outros pontos de vista...

    Beijos e boa semana!
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Amei o texto bem profundo e o título me chamou bastante a atenção
    Parabéns!
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem caixinha de pandora lá...
    Se vc quiser ir lá dar uma passadinha e
    deixar um comentário eu ficaria muito feliz =)
    -Fallen In Me
    -Rê

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto, realmente somos seres egoistas por natureza, gostei muito!

    ResponderExcluir
  11. Oi Paloma!

    Profundo... Tive que ler duas vezes... Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  12. A verdade é que cada vez mais estamos nos tornando seres solitários. Por exemplo, aqui em casa: vemos tv na sala, cada um com um aparelho tecnológico e não trocamos nenhuma palavra, exceto aquelas que contém: você viu isso no face? è meio triste isso. Mas, de qualquer forma, é oque ocorre com a maioria de nós. Tenho uma amiga uqe quando sai comigo fica na porcaria do iphone postando e vendo posts e conversando com alguém pelo what's app. eu fico puta da vida e me sinto péssima.

    ResponderExcluir
  13. ótimo texto, jadson! parabéns, você escreve muito bem!
    e mesmo você falando que escreve 'pra você" (eu também escrevo só pra mim, sou jornalista, mas textos profundos guardo só pra mim), o seu texto vale muito a reflexão!

    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  14. adorei o texto do Jadson, é muito realista
    bjs e ótima semana
    Vivi
    http://www.viviass.blogspot.com.br/2013/03/nova-parceria-megapan-acessorios.html

    ResponderExcluir
  15. Criamos herdeiros? Huum, prefiro aceitar que eu vivo. Não to criticando, apenas é o meu pensamento.
    VocÊ filosofa bem, adorei.
    A solidão é consequência da criação do ser humano, pelo menos eu acredito, adoro a solidão apenas no banheiro, mas quando excedo esse limite procuro qualquer companhia! rsrs

    Beijos
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado...
      É, mas na verdade, o que está no texto não está querendo dizer q é a verdade, e sim, apenas um incentivo a pensar, a analisar. Isso que é o legal do texto. Lógico q nem todos vão pensar igual. ;)

      Excluir
  16. Olá,Tem post novo no meu blog,vou te esperar,espero que você goste. http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Beijinhos de batom coor de rosa;

    ResponderExcluir