Resenha-As Violetas de Março-Sarah Jio

by - maio 09, 2013

Olá violetinhas! Venho trazendo para vocês resenha do Livro  As Violetas de Março da autora Sarah Jio. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Novo Conceito. Eu fiz uma resenha escrita, com notinhas e outra em vídeo para as pessoas que desejam saber do livro de uma forma mais rápida. Agora voltei a fazer vídeos resenha, mas apenas dos livros favoritos.


Vídeo Resenha   



FICHA TÉCNICA
Autores: Sarah Jio
Titulo: As Violetas de Março
ISBN: 9788581632223
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2013
Edição: 1
Número de páginas: 304
Formato/Acabamento: 16x23x1,9
Peso: 0.44 kg
Preço Sugerido: R$ 29.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: ROMANCE

NOTAS

Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 10 (Muito bom)


O diário secreto e as violetas de março
Por Paloma Viricio
Visão Geral

O que seriam As Violetas de Março? Poderíamos dizer que grande parte Amor e pura primavera. “O amor não era uma flor de estuda, forçado a brotar, ainda que relutante. O amor era uma erva daninha que explodia em flor inesperadamente à beira da estrada”p.288.  Emily Wilson é uma escritora famosa, mas que não gosta tanto desse rótulo, ela lá no fundo tem uma espécie de implicância com o livro que lançou e todo o sucesso que ele causou porque não sente que foi escrito verdadeiramente com o coração. Tudo estava aparentemente bem, até o momento que o marido dela, Joel, decide que vai viver com outra mulher. Em meio á turbulências causadas pelo divórcio, ela resolve passar um tempo na casa da tia avó Bee, em um lugar especial onde viveu momentos mágicos da infância, Bainbridge Island. “Eu era incapaz de ver se os lilases estavam florescendo, ou se os rododendros estavam tão exuberantes como me lembrava, ou se a maré estava baixa ou alta. Entretanto, mesmo no escuro, o lugar parecia efervescente e espumante, intocado pelo tempo” p.30. 

Emily buscava na ilha a cura de um coração partido, inspirações para um novo livro, algo emocionante vindo do coração que ela pudesse se orgulhar, mas sem esperar nada daquilo encontrou muito mais, uma história verdadeira de amor, ódio, desencontros e mistérios. “Era um diário, pelo que parecia. Peguei-o e passei a mão ao longo da lombada. Ele era velho, e sua intrigante capa vermelha de veludo parecia gasta e puída. Toquei-a, sentindo uma pontada de culpa imediatamente (...) Apenas uma espiada na primeira página, isso é tudo” p.46 Ela passou a ler aquele diário, desvendar segredos de outras pessoas e dela mesma, juntar as peças e colher grandes lições que a vida estava cedendo gratuitamente para ela. Emily teve que enfrentar muitas dúvidas para encontrar o caminho da verdade. “Como o diário foi parar ali, no quarto de hóspedes de Bee? E por que Evelyn acreditava que aquelas páginas foram feitas para ser encontradas- para ser encontradas por mim?” p.171. E ela encontrou até mesmo respostas que não procurava.
As Violetas de Março é um livro sensível, doce, encantador e muito reflexivo. Sabe aquela obra que te faz repensar a vida? Que te faz rever a beleza e os milagres nos pequenos detalhes? As Violetas de Março é um livro assim e com uma história maior do que o leitor pode imaginar inicialmente. Ele é muito mais. É poesia em forma de primavera e te faz pensar que o que vale á pena na vida realmente é a busca pela verdadeira felicidade. Está na lista dos favoritos do Jornalismo na Alma. “Dei um passo para trás, observando-os em pé, lado a lado, partilhando um momento de reflexão que eu não conseguiria entender. E então me dei conta de que estava na presença de algo muito maior do que apenas flores” p.133. Emily encontra antigos companheiros, e passa a conhecer uma pessoa especial, Jack. Ele é um moço encantador, pintor, bonito, simpático e ótimo cozinheiro... mas que também esconde grandes segredos. Será que ela conseguirá as respostas para todos os questionamentos que está enfrentando? “Sorri. Seu rosto estava desgastado e enrugado como um velho livro com capa de couro. Mas seus olhos... bem, eles me diziam que, em algum lugar dentro daquelas linhas de expressão residia um homem jovem” p.38.


Hangout Sarah Jio



A Editora Novo Conceito realizou um Hangout no dia 17/04 com a autora e tive a honra e oportunidade de participar. O que posso falar? A Sarah é uma fofa e me identifiquei muito com ela. Ela é jornalista e escritora como também sou (apesar de ainda não ter nenhum livro publicado). Achei muito interessante e concordo com a afirmação dela de que escrever um livro é algo mágico, pois tem grandes diferenças entre ele e as matérias tradicionais que um jornalista escreve. Segundo Sarah, a principal diferença entre escrever para uma coluna de jornal/revista e escrever um romance é que na literatura você tem mais liberdade, a imaginação pode voar sem culpa. Já o texto jornalístico é aquele conciso, claro e o mais parcial possível. E é tão bom construir personagens e troná-las parte da sua vida...é maravilhoso. A autora também deu uma dica valiosa para quem deseja tornar-se escritor, ela disse que é preciso muito esforço, inspiração e acima de tudo uma responsabilidade pessoal com você e o livro...tirar um tempinho todos os dias para continuar a obra que está montando. Fiquei toda boba quando ela disse que amava meu nome e que talvez fosse usá-lo em uma de suas personagens de livros futuros. Já pensou? Que honra...

Design e Diagramação
O livro tem páginas impressas em material pólen, espaçamentos e letras confortáveis. No rodapé de cada página o livro tem uns desenhos de florzinhas muito fofos...amei! A capa é maravilhosa e a Sarah confessou que também amou e que é a melhor capa de todas as publicações dela pelo mundo. De uma delicadeza....linda! O kit super especial e composto por ecobag, marcador, livro, um vasinho com terra e sementes de violetas!

Sobre a autora
Sarah Jio é jornalista e escreve para revistas como SELF, Real Simple, Cooking Light e O, The Oprah Magazine, entre outras. Nos últimos anos mantém um blog na “Glamour.com” sobre saúde e bem-estar. Vive em Seattle com o marido, seus três filhos e um golden retriever. As Violetas de Março é o seu primeiro romance e foi considerado o melhor livro do ano (2011) pelo Library Journal.

Licença Creative Commons
O trabalho O diário secreto e as violetas de março de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

47 comments

  1. Oi Paloma!

    Que bom que você terminou a tua monografia... Hehehe Adorei o vídeo -resenha do livro As Violetas de Março!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  2. gosto de livros assim, que te fazem repensar a vida :D acho que gostaria de ler esse :D E a autora parece ser uma pessoa super interessante ;D

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Paloma , tudo bem ?
    Adorei conhecer o blog *-* Mas infelizmente estava um pouco apressada então só assisti a resenha em vídeo , mas depois volto para ler a escrita :)
    Nossa adorei a resenha, foi a primeira que vi desse livro, nunca tinha parado nem para ver a capa, só ouvido falar do titulo , ai ele não me chamou atenção, mas depois do que assistir, acho que vou dar uma chance a ele. Você fala super bem em frente a câmera ,muito legal, queria poder ser assim , ter mais desenvoltura , e coragem para gravar um vídeo .

    Beijos
    http://resenhandolivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, estou doida pra ler esse livro, essa capa é tão simples e fofa
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei, quero muito ler e parece ser muito bom =]
    RYCA!

    http://emummundopossivel.blogspot.com/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha ♥.♥

    Instagram: ferdallan
    http://www.leferblog.com

    ResponderExcluir
  7. Amei a video resenha, Paloma! Esse é um dos livros que está me deixando louca para pular alguns na lista de leitura e devorá-lo! <3

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  8. eu vi o hangout depois, ela é super fofa.
    cara todo mundo falando super bem desse livro, estou empolgada *-*

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar, mas parece bem elgal! ^^ Ótima sexta e fim de semana flor. beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ler esse livro, um dia :)

    ResponderExcluir
  11. Fiquei aqui assistindo a entrevista
    O livro estava jogado ali na estante, mas agora vou pegar para ler
    Amei dua participação

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. AMEI! Deuses, preciso desse livro! Parece ser muito bom, só nesses pequenos textos que você colocou entre a resenha já me senti envolvida pelo livro!
    Muito bom, pelo que estou vendo, vou comprar!
    xoxo
    peoples-says.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que bom que gostou do livro. Espero ter a oportunidade de ler, apesar de não ser meu estilo. Beijo

    ResponderExcluir
  14. OI deve ser muito lindo esse livro!
    Tenho q ler ele algum dia!
    Bjs, www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Não pode desanimar, tem que fazer vídeo-resenha sempre!!! Essa capa do Violetas é linda demais mesmo!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Pan, o livro me parece ótimo, logo que a história é emocionante logo no inicio da vida de Emily. Pela resenha vi que ela tem de enfrentar varias coisas. Com certeza é um dos meus desejados nesse mês.

    ResponderExcluir
  17. Eu vi hoje na livraria, e quase comprei.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Esse livro deve ser ótimo *-*
    Adorei o post!
    Não conhecia a autora, ela tem uma carinha tão fofa :3


    Tecido Doce
    Sorteio

    ResponderExcluir
  19. Livro que me faz pensar na vida tornam-se imediatamente os meus preferidos, estou com outra leitura no momento, mas este será sem dúvida o próximo da NC que pegarei para ler, desde que chegou eu estou para le-lo.

    Beijo
    Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Um livro para refletir como pude ver através de sua resenha...tô com tanta curiosidade pra ler esse livro. Ganhei ele e tô só esperando chegar.

    ResponderExcluir
  21. Oi Paloma,
    Adoreeeiiiii seu vídeo :)
    Você é muito simpática e me deixou super curiosa para ler o livro, já ouvi ótimas recomendações dele. Quero ler!!!
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, o post ficou completíssimo! Tá de parabéns!

    Baci!

    C.F.H.

    Curta aqui!

    ResponderExcluir
  23. Eu adorei esse livro, desde a capa, diagramação e o kit da editora. Eu assisti o hangout e você tava muito bem. A Sarah é uma fofa mesmo, super atenciosa com os fãs!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Paloma!

    Acho fofis a capa desse livro..essa é a primeira resenha, bom saber que vc gostou, logo eu estarei lendo...Bem legal a autora dar dicas para quem quer ser escritor...Espero poder ler logo e gostar..


    Bom FDS!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Ainda não tinha ouvido falar desse livro não, mas ele parece ser ótimo, super amei a resenha >.<
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Nunca li mas parece ótimo! Adorei a resenha, ficou perfeita.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  27. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Dizem que é muito bom e sua resenha está muito boa, me deixou curiosa!
    E que honra né? Ter o nome em um livro de uma autora tão prestigiada... Tomara que isso aconteça :)
    Adorei o blog, parabéns!

    Bjs
    http://pensandoemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Bem legal, gostei =D
    fashion em cores -.com

    ResponderExcluir
  29. Olá
    Gostei da resenha.
    Acho a capa desse livro linda...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. FELIZ DIA DAS MÃES.
    Olá!!!, amei o seu blog muito lindo sucesso, Deus seja contigo
    já estou te seguindo. OBRIGADO PELA VISITA
    Curta e participe do meu blog e fan page
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Paloma, tudo bem?
    Nossa, adorei tudo o que você escreveu sobre o livro. Só de olhar pra capa dele, já imaginava que seria um livro fofo e cheio de significados, mas acho que vou esperar um pouco pra ler, por conta de uma ressaca, da qual ainda estou me recuperando.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  32. Menina, eu imagino a tua emoção *o* adorei adorei adoreeeeei, so nao assisti todo porque né? 1 hora D:
    mas a Sarah é uma fofa e super linda *o* e esse cabelo?/queropramim.
    eu estou louca para comprar esse livro s2 está na minha lista desde o lançamento.
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  33. Olá, Paloma! Tudo bem?
    Acho que vou ler esse livro na próxima semana, ainda mais agora que li a sua resenha e fiquei com muita vontade de conferir a trama, rs. :)
    Beijos!

    Bianca
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
  34. Todos dizem que o livro é bem. Ainda não o li, afinal, ando sem tempo. Mas agora com todas as notas 10 que tu deu e essa resenha....
    vou ler, clarooooooo

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
  35. Ah que fofo! Não li ainda, mas é o tipo de livro que tenho certeza que vou gostar! Achei a história tão sensível, tão diferente dos clichês de sempre. Amei. Tenho tantos livros bons pra ler, meu deuss!! hahah

    Blog: O silêncio não existe
    FanPage: www.facebook.com.br/osilencionaoexiste
    Beijos, Lenise

    ResponderExcluir
  36. Nossa Paloma!

    Não sabia que o livro era isso tudo, que linda tua resenha. Pondo o livro na minha lista de leituras

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  37. O livro parece ser lindo, Paloma! Gosto de leituras que me provocam reflexões. E esse kit? Vi descreverem ele uma vez e fiquei encantada!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  38. Que demais esse hangout! A resenha também ficou bem boa, fiquei curiosa pelo trabalho dela e o livro.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  39. Eu concordo, é um livro extremamente encantador, já se tornou um dos meus preferidos *-*

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  40. Quando eu vi a capa e a sinopse eu não tinha muito interesse em ler, mas a cada resenha que eu vejo, a vontade vai surgindo e aumentando muito! Mal posso esperar para sacia-la
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  41. Adorei a sua resenha!!
    pitadasdeestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Toda resenha que vejo, dizem que esse livro é ótimo.
    Preciso muito ler.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. O que falar do livro, da autora e da resenha?
    Bem, o livro me chamou a atenção desde quando a NC anunciou o lançamento. A capa deve ser muito linda pessoalmente, mas pelo que vejo que adorei por parecer que é uma capa desenhada em outra!
    A autora é linda, uma fofa, eu tentei participar mas nem rolou.
    E sua resena está fofinha, igual o livro. Quando você diz sobre a personagem inspira amor, saudade, violeta... kkkk, sério, é muito doido o que sinto quando leio algo sobre o livro. Tanto é o meu desejo por ele que fico doidinha aqui.

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito da sua resenha, ficou super completa e bem escrita. Fora o vídeo que também ficou bem legal, arrumar tempo para faculdade e livros deve ser realmente bem complicado. Li As Violetas de Março e gostei muito, a história é linda e comovente.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  45. Oi, Lominha.

    Esse livro é mesmo maravilhoso! Você disse tudo e escolheu ótimos trechos. ;) Eu amei lê-lo e me senti dentro da história lendo a sua resenha. =) A autora é muito linda! Pesquei alguns trechos do vídeo, dei prioridade a suas participações. Tomara que ela ponha seu nome em algum personagem mesmo. =D

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por ter terminado a monografia e por essa resenha maravilhosa, não fica duvidas que o livro é muito bom e que você realmente gostou.

      Excluir
  46. Oi Paloma!
    Essa história parece ser realmente encantadora!
    E é incrível, porque é um livro dentro de outro, então estamos lendo duas histórias ao mesmo tempo!
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!
    Bejos! ;)

    ResponderExcluir