A Saga de Orum-Resenha

by - outubro 10, 2013

Parceria Senhor das Noite - Jornalismo na Alma

Uma história fantástica em Orum

Uma história, não é simplesmente “uma história”. Ela é um meio de levar seus leitores para mundos novos, de nos transportar a realidades incríveis, as quais antes somente o autor poderia trafegar livremente. Uma história nos faz conhecer personagens, que apesar de serem imaginários, nos ensinam a conhecer a nós mesmos. E é sobre uma história assim que eu vim falar, uma obra chamada: “A saga de Orum – Os Guerreiros Sagrados”.


Realmente a história é no mínimo convidativa. Adolescentes que de uma hora pra outra se veem num mundo novo, tendo que empreender uma busca, para que enfim possam salvar o seu mundo, a Terra, e Orum, o tal mundo novo, que na verdade é mais velho que a própria Terra.
Analisando a história, e o modo de escrever da escritora Lara Orlow, eu pude perceber muitas coisas, positivas e negativas. A primeira é que a escritora, de certo modo, tenta sempre está intima do leitor, fazendo comentários sobre as próprias narrações, perguntando diretamente a quem está lendo; muitos autores usam isso, e acabou tornando o livro um amigo do seu leitor, dando uma sensação convidativa a continuar lendo.
A narração é bem descritiva, chega a ser excessiva em alguns pontos, mas sempre detalhista. Alguns podem até gostar disso, mas particularmente, algumas descrições exageradas acabam cadenciando a história, e impedindo que a ação prossiga seu curso normalmente. Mas esse fato não chega a ser tão importante na analise completa do livro; eu encontrei o que poderia, sim, causar um certo desconforto, a alguns tipos de leitores. Erros da revisão da editora, caso houve. Em pequenos pontos isolados, existem pequenos erros de digitação, coisas como uma letra maiúscula no meio de uma palavra normal, e até falta e excesso de letras em algumas palavras, porém em poucos lugares do livro.
Nenhum dos pontos negativos, porém, afetou a qualidade da história. Uma aventura fantástica, com uma trama totalmente inesperada e surpreendente. Apesar de a história ser muito boa para jovens adolescentes e até crianças, adultos também podem se identificar com os personagens, e com as situações.
Partes do livro ensinam a lidar com problemas pessoais, o que faz ser uma leitura perfeita pra quem está entrando na adolescência. Há muita ação, o que vai fazer com que os meninos não fiquem entediados com o clima de mistério que toma a história, e faz as meninas incitarem os seus dons de curiosidade.  
Algo que eu não posso deixar de falar sobre “A Saga de Orum”, até porque muitos podem estranhar durante os primeiros capítulos e ao decorrer de toda a história, é sobre a inspiração na cultura africana. Como muitos sabem, o Brasil sofre muito com a intensa discriminação e preconceito com a religião africana. Afinal a grande parte desse país é católica, e os costumes daqui repudiam a cultura que praticamente formou esse país. No livro, o leitor aprende um pouco sobre essa cultura, sobre orixás e tudo mais, apesar de que a escritora alterou certas coisas, para transformar numa história de literatura fantástica adequada. Então, se você tem muito preconceito com essa religião, leia o livro, assim você poderá até, quem sabe, se interessar nas lendas e mitos africanos.


A Saga de Orum é inovadora, irreverente, e encantadora. Não há como você não se deliciar com os diálogos divertidos de Duda, Verônica e Rick. Não há como você não se impressionar com as aventuras inacreditáveis e os feitos valorosos que os guerreiros sagrados fazem na sua busca. Meus parabéns a Lara Orlow, pela sua obra. E logo, eu sei e espero, haverá a continuação dessa divertida aventura.


Escrito por Jadson L. Ribeiro, do blog Senhor das Noites.


Designer e diagramação da Obra

Notas
Capa: 9.3
Diagramação: 9.0
Marcadores: 8.8
Designer total: 9.1
MEDIA: 9.05 (MUITO BOM)

A capa do livro é incrível, o designer ficou bem legal, porém achei que faltou algo que mostrasse e convidasse o leitor à história. Mas ainda assim, a capa é linda.
Na diagramação, usaram letras para os capítulos que ficaram "show". Foi uma das coisas que mais me agradou na diagramação.
Os marcadores são umas fofuras, mas normais, não há nada de mais neles, por isso não dei 10.
A obra impressa ficou muito boa, as folhas em tom amarelado deu um ar interessante a leitura.E apesar de ser um livro grosso, o prazer da leitura não me deixou em hora nenhuma.
Mais uma vez, meus parabéns a escritora. E até a próxima resenhas meus noturnos do Senhor das Noites e amigos do Jornalismo na Alma.

Se procura definições, desculpe, não tenho nenhuma, carrego comigo apenas algumas especulações: divertido, engraçado, criativo, desleixado, alguns dizem até metido, mas sempre adorável. Meu nome é Jadson, tenho 18 anos, e me tornei o Senhor das noites para levar a cada um que queira pensar sobre a vida e suas desventuras, um ótimo conteúdo.
   

You May Also Like

40 comments

  1. Achei a capa bem convidativa e a história realmente tem uma premissa incrível. Acho que valeria a pena a leitura. - Felipe (A Hora do Livro).

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas gostei bastante. Parece ser ótimo ;)

    Paloma, qual livro que você tá lendo? Fiquei curiosa.


    Beijos
    Nathália - Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie :)
    Adorei sua resenha super sincera. Eu sou o tipo de pessoa que não gosta de muitas descrições em livros. Me cansa e, uma vez, aconteceu de abandonar o livro por que ele se perdia nas descrições ficando chato. =/
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jadson!
    Não conhecia esse livro, parece muito bom mas não me chamou muita atenção, te confesso. Talvez por querer inovar neste momento minhas leituras!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. adorei esse colar aí debaixo. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. só achei que a foto da capa no começo deveria ser a original, assim teria mais qualidade pq assim não consigo ver os detalhes, não que não possa ter fotos tiradas pelo leitor espalhadas pela resenha.
    e confesso não me interessei nenhum pouco pela história D:
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Uma verdadeira aventura, né?

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  8. hummmmmmmm me parece picante essa estória, adoro
    bjs e ótimo final de semana
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia, mas parece ser bom
    Só não é uma prioridade nesse momento

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Parece um ótimo livro. Você tem razão, realmente é incrível a capacidade que as histórias tem de transformar os seus leitores!


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  11. Eu já tenho ouvido muito a respeito dessa saga, na verdade eu me interessei por conter a cultura africana.Acho que ainda vivemos numa redoma de vidro e temos medo daquilo que é considerado diferente, então eu super leria esse livro, parece ser muito bom.
    vestindo-ideias.blogpot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da dica! Nunca li, mas ja vi várias resenhas *-* ótima sexta e final de semana, beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Parece ser bom mesmo, não acredito que foi esse menino de 18aninhos que escreveu essa história? Gente, que inveja kkkk' mas é inveja boa rs'
    A ideia das folhas serem amarelas tb me chamam a atenção Patrícia, gostei bastante ^^
    Excelente sexta!
    Beijinhos ;*

    bycarolinaa.com
    facebok.com/meudiarioescondido

    ResponderExcluir
  14. Devo confessar que a história não me impactou muito, nem tão pouco a capa, mas sim, pareceu uma boa história. Ótima resenha. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei da sua resenha, o jeito que descreveu me fez querer ler o livro.

    Participe dos Sorteios no blog.

    Plumas e Paetês
    Fanpage
    Youtube

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Olhe só,dou uma visita e vejo que tem muitos colunistas ^^

    Jadson eu adorei sua resenha,ainda não conhecia o livro mas agora...eu espero ler e gostar muito dele.

    Ah! seguindo também seu blog ^^

    Abraço.

    Tamires C.

    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nunca li mas parece ótima a saga! Adorei a resenha.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    Não conhecia o livro, e confesso que de cara não me chamou a atenção, mas pela resenha parece ser muito bom.
    Você falou exatamente duas coisas que sempre me incomodam em algums livros: Descrições exageradas e erros de revisão da editora. O segundo me incomoda, mas não a ponto de prejudicar a leitura, porque sei que às vezes coisas assim acontecem, mas descrições exageradas me deixam cansada da leitura às vezes. :/
    Mas nas demais coisas que você contou do livro, parece ser realmente muito interessante. E acho que deveriam ter caprichado mais na capa, apesar de bonita, não é muito convidativa.

    Beijos :*
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não me interessei muito pelo livro..
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro, mas me pareceu ser bom. Muito boa sua resenha. Beijos!

    www.livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Muito bom ver alguém falando tão bem do livro da Lara, já tive a oportunidade de ler uma outra obra dela e sei que autora escreve super bem, parabéns pela resenha.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2013/10/o-que-me-disseram-as-flores-alane-brito.html

    ResponderExcluir
  22. Também gosto de me sentir amiga do narrador ou dos protagonistas. Isso é genial!!

    Geralmente as pessoas têm preconceito em relação a coisas que nem sequer conhecem.

    ResponderExcluir
  23. Oi Paloma!

    Hoje, chovendo e uma ótima leitura...é uma boa pedida, né?

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  24. Quando li "Adolescentes que de uma hora pra outra se veem num mundo novo, tendo que empreender uma busca, para que enfim possam salvar o seu mundo, a Terra, e Orum, o tal mundo novo, que na verdade é mais velho que a própria Terra.", pirei. Preciso ler esse livro, meu deus UAHSUASHAUSH' O Jadson parece um ótimo escritor ^^ Adorei a maneira de como ele se definiu.
    Beijos ♡ ~
    Garotas Atrevidas ~ retribui a visita? >3<

    ResponderExcluir
  25. Nunca tinha ouvido falar sobre a saga, me interessei pois gosto de livros com algum tipo de "ação" e curiosidade, vou pesquisar mais e quem sabe comprar e acompanhar a saga?! Não sei porque mais a capa me lembrou once upon a time! Haha.
    Abraços

    http://beautesblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Jadson!
    Me transportar para outros horizontes em uma leitura é o que sempre busco.
    Livros de ficção/distopia são meus favoritos e acredito que a autora desenvolveu bem o tema.
    Sua avaliação foi precisa e sua nota mostra ue gostou do livro, parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  27. Realmente um bom livro é aquele que faz a gente sair de casa atraves da imaginação!

    ResponderExcluir
  28. Parece ser interessante! Espero poder ler e gostar, apesar de tudo kk

    Bjo
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Amei a resenha, estou doida pra ler esse livro e aprender mais sobre essa mitologia
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia ainda esse livro!
    De qualquer forma, adoro qualquer indicação de leitura. Tenho mil livros aqui na fila de espera pra ler! HAHA
    muito bom o post, bem crítico!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Me interessei muito por esse livro!
    http://pantera-selvagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Boa noite Paloma!!!
    Boa noite demais colunistas!!!
    Muito bom sempre vir e ler novas resenhas.
    Esta por sinal parece bem interessante.
    Ainda não li, mas vou colocar na listinha.
    Feliz e Abençoado Domingo!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  33. Oi Jadson ;)
    Adorei a resenha, eu não conhecia o livro, mas como meu gênero favorito é fantasia ele já tinha me ganhado de cara, ai você faz essa resenha super empolgado com a leitura, mesmo com os pontos negativos como ser bastante descritivo e os erros eu fiquei super interessada!!!
    Parece ser meu tipo de livro ^^ #JáQuero


    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  34. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pela resenha me parece ser uma estória incrível.
    Gostei da capa e parabéns pela resenha.
    Caixinha de Correios #29.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  35. Eu sou muito curiosa.
    Mas acho q esse nao vou ler nao.
    beijos
    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  36. Eu compro livros, mas escolhe mais através do nome do livro, a capa... pra depois
    ler sobre o que se trata, e esse não me agradou muito pelo nome, achei que
    fosse com histórias sobrenaturais talvez kkkk mas ainda ficaria na dúvida se
    compraria sim ou não, apesar de sua ótima resenha.

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oie, vim visitar e seguindo =)
    Não conhecia o livro, primeira resenha que leio, gostei bastante da proposta, da tua opinião, espero ter oportunidade de está lendo.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  38. Nunca ouvi falar desse livro. E tenho uma coisa que eu odeio em um livro é o detalhismo excessivo que eu não suporto ler. Acho que esse é um dos motivos da minha pessoa não gostar muito de Twilight. E essa saga não me chamou muito a atenção não.
    Bom, eu gostaria de pedir para você curtir a página do meu livro: https://www.facebook.com/Criaturassombriasofficial
    Eu preciso divulgar ele ao máximo para que alguma agência e editora se interesse por ele.
    E também dá uma passadinha lá no blog, tem post novinho, novinho.
    Abraços

    ResponderExcluir
  39. Oi Paloma, estou com saudades dos seus textos.

    Meu livro saiu, se puder dar uma passadinha lá no blog fiz uma matéria sobre. Segue o link abaixo:

    http://www.blogdojoseagenor.com.br/2013/10/livro-o-caminho-do-renascer-jose-agenor.html

    Quem sabe você não possa resenha-lo.

    Bjus

    José agenor

    ResponderExcluir