Resenha- O melhor de mim- Nicholas Sparks

by - novembro 13, 2014

The best of me Nicholas Sparks
Sparks, Nicholas. O melhor de mim/ Nicholas Sparks [ tradução de Fabiano Morais]; São Paulo: Arqueiro, 2014.
Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. *Cortesia: Editora Arqueiro.

Ficha Técnica
Título Original:The Best of Me
Tradução:Fabiano Morais
Páginas:272
Formato:16 x 23 cm
Peso:380 g
Acabamento:brochura
Lançamento:06/10/2014
ISBN:9788580413342
Preço:R$ 29,90
Preço E-Book:R$ 16,99
Comprar livro O Melhor de Mim

Notas 
Capa: 10/10
Conteúdo:10/10
Diagramação:10/10
Conceito Geral:100/100 


Quem ama presenteia com o melhor

Por Paloma Viricio
Visão Geral
A lua continuava a subir devagar no céu, dando ao ambiente uma atmosfera etérea. Afastadas do brilho dela, as estrelas cintilavam suavemente, como pequenos prismas. Enquanto ficavam ali lado a lado, Dawson se perguntou quantas vezes Amanda havia pensado nele ao longo daqueles anos. Menos do que ele havia pensado nela, sem dúvida, mas ele tinha a impressão de que, cada um a seu modo, ambos haviam sido pessoas solitárias”, p. 68. Quando o verdadeiro amor encontra duas pessoas é inevitável não sentir, não amar...não se entregar. Esse sentimento fica enraizado no coração de qualquer um eternamente.

Amanda Collier e Dawson Cole se conheceram na fase da adolescência e se apaixonaram perdidamente. Apesar dos sobrenomes parecidos, possuíam famílias completamente diferentes que não aceitariam a união dos dois de maneira alguma. Só que o amor falou mais alto, ele viveram bons momentos ainda na juventude, enfrentaram céu e terra até que o inevitável aconteceu... o destino cuidou que se separassem. “Ela amava o homem que ele fora e amava o homem que sabia que ele poderia ser, mas, naquele instante, parada em frente à casa de Tuck Hostetler, sentia-se triste e sozinha e não podia deixar de se perguntar como sua vida tinha chegado àquele ponto”, p.30. A partir daí, passaram muitos anos sem ao menos trocar um telefonema. Cada um seguiu a vida como tinha que seguir, carregando apenas uma tênue lembrança na memória. O que não podiam imaginar é que o mesmo destino cruel que outrora havia os separado trataria de uni-los novamente.

O melhor de mim é um livro que me deixou sem palavras. Titio Sparks mexeu comigo novamente e foi inevitável não se apaixonar pela trama que ele criou. Confesso que inicialmente a leitura se apresentou um pouco arrastada, com muitos blocos de texto narrativo, pouco diálogo, o que me incomodou um pouco. Só que depois peguei o ritmo e ninguém conseguiu fazer com que largasse o livro até virar a última página. Sim, li esse livro em apenas um dia. Nicholas Sparks embala o leitor em uma teia de tal forma que ele não consegue se desprender até desvendar o desfecho da vida de cada personagem apresentada “Foi então que Amanda entendeu, com o distanciamento que os anos e a maturidade trazem, quanto ele a amava naquela época. E quanto ainda a amava agora, algo sussurrou dentro dela. De repente, ela teve a estranha sensação de que tudo o que tinham vivido eram apenas os primeiros capítulos de um livro ainda sem conclusão”, p. 115.

Repleto de poesia, emoção e cenas fortes, O Melhor de Mim, é maravilhoso. Não é somente o primeiro amor de Amanda e Dawson que deixa marcas, o romance  também deixará diversos pontos reflexivos para que o leitor pense nas decisões que trilha durante a própria vida. Achei alguns lances previsíveis, outros me surpreenderam. Não chorei. Já imaginava o que titio Sparks poderia reservar para a trama, mas não quer dizer que não me emocionei demasiadamente. O interessante é que o li caminhando por um campo de flores silvestres em estado completamente emocionado, segui assim e terminei o último parágrafo da mesma forma.

Sabe, não é aquele livro que tem pontos baixos, medianos e fortes. E sim um livro que te eleva o estado emocional a todo o momento. Cada nova obra que leio do autor fico indecisa em apontar qual pode ser classificada como melhor. Não é de se espantar que seja reconhecido mundialmente por aquilo que faz muito bem... escrever. Dá para sentir uma emoção particular em cada linha lida. Quando se escreve com a alma, a humanidade é presenteada com belas brochuras. Muito bom! Um dia quero escrever semelhante ou bem próximo do modo como ele o faz. “A canção terminou, mas eles continuaram abraçados até que a música seguinte começasse. Amanda sentia a respiração de Dawson contra seu pescoço e ouviu quando ele soltou o ar como em um suspiro de alívio. Ele aproximou o rosto e Amanda inclinou sua cabeça para trás, entregando-se, desejando que aquela dança durasse para sempre. Que eles dois durassem para sempre”,p.167.

Design e Diagramação
A versão que tenho é a lançada mais recentemente. A capa é reflexo do pôster do filme que foi lançado nas telonas há não muito tempo. É linda...mas os personagens que se apresentam são completamente diferentes dos que imaginei quando li as características e personalidade no livro. Enfim...entendo, porque a imagem é de uma adaptação cinematográfica, isso não chegou a me incomodar muito. A capa ficou mil vezes melhor do que a anterior. As letras são normais, os espaçamentos confortáveis e capítulos bem divididos.  As folhas são em material polen.

Sobre o autor

Nicholas Sparks sempre desejou tornar-se atleta, mas um acidente o impediu de realizar esse sonho. Formado em economia, publicou seu primeiro livro aos 31 anos, ao qual se seguiram outros 16. Suas obras foram traduzidas para 45 idiomas e já venderam quase 80 milhões de exemplares no mundo todo. No Brasil, foram publicados O melhor de mim, O casamento, À primeira vista, Uma curva na estrada e O guardião (Editora Arqueiro), O milagre (Editora Agir), A última música, Um homem de sorte, Querido John, Noites de tormenta, Um amor para recordar, Diário de uma paixão, A escolha e Um porto seguro (Editora Novo Conceito), além de Uma carta de amor (Editora Objetiva) e O resgate (Seleções Reader’s), que serão relançados em breve pela Editora Arqueiro. Sete livros de Nicholas Sparks ganharam adaptações para o cinema e O melhor de mim chegará às telas numa produção da Warner Bros. Ele mora na Carolina do Norte com a esposa e os cinco filhos. Fonte: Editora Arqueiro.

Outros títulos do autor:
Um amor para recordar
À primeira vista
A escolha
Um home de sorte

Licença Creative Commons
O trabalho Quem ama presenteia com o melhor de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  


Encontre  Monólogo de Julieta  também no:

You May Also Like

14 comments

  1. Oi, Paloma.
    Eu li esse livro não faz muito tempo, e como sempre gostei de cada página do Sparks. Me emocionei, chorei, sorri, mais chorei do que sorri, na verdade. Achei muito bom, assim como tudo que ele escreve. O filme eu ainda não assisti, mas já vi o trailer e pareceu ótimo, pois adoro os atores principais.

    beijos
    htt://mundo-restrito.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que linda históriaa ♥_♥ rs. E lendo sobre o autor,começo o admirar mais por essa trajetória de vida dele :0

    www.meianoitebr.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paloma! A vontade que eu tinha de ler esse livro aumentou após a leitura da sua resenha! Adorei ela! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li uma vez uma entrevista do Nickolas achei bem interessante que ele se baseia na maioria de seus livros em historias de gente q ele conhece ou conheceu hehehe...vou vender a minha história pra ele. Como os livros deles fazem sucesso, é impressionante!!!
    Esse aqui do post então, acho que conheço umas 1000 pessoas que já leram rsrs...bom eu não, pois apesar de admira-lo não é o tipo de livros q curto.
    E vc Loma como sempre fazendo mais uma resenha super explicada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. A minha nota é tudo igual as suas, 10, 100, 1000.., eu amo demais esse livro, é maravilhoso. Ja fiz reseha no blog e em breve irei assistir ao filme! s2 te indiquei uma tag, espero que goste! *-* http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br/2014/11/tag-one-lovely-blog-award.html

    ResponderExcluir
  6. Olha, confesso que não tinha muito interesse por esse livro, mas sua resenha me fisgou. Sério! HUAHA adorei, vou até adicionar nos meus desejados

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Eleanor & Park" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Olá Paloma,

    Você é uma excelente resenhista. A leitura parece bem atraente. Também não gosto de narrativas longas, pois se tornam cansativas, mas pelo seu conceito trata-se de um livro altamente recomendável. Já anotei a dica. Seria um ótimo presente para a minha mãe, que adorava ler. Infelizmente, nesse Natal ela somente estará conosco nas lembranças e em forma de saudade.

    Adorei a nova foto do perfil.

    Ótimo final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. I am hosting a wonderful OASAP giveaway in wich you can win a beautiful cape and the rules are so simple as usual. Waiting for your lovely visit.
    FASHION-SPIKE.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ain, Paloma! Adorei esse livro, não esperava gostar e me emocionar tanto. Assim como você a leitura estava um pouco arrastada para mim mas depois fluiu de uma maneira magnífica.

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Já li dois livros dele e não tive vontade de ler mais pois me decepcionei um bocado. Apesar de sua resenha indicar que esse livro vale muito à pena, fico receosa de ler outro livro dele.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro umas três vezes na edição antiga. Ameei demais, sempre indico. E claro, solicitei a nova capa porque é perfeita e e eu vou reler ele só por ela <3


    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Paloma!
    Queria tanto ler, mas tenho medo por ser Sparks.
    Acho que os livros dele são sempre na mesma linha, não há nada UAU. Então parei de ler um pouco, mas você dizendo que é um livro 10 me anima um pouco!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tenho este livro, mas como estou lendo um outro, então ele está na "fila"... rs sua resenha ficou ótima. bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu li esse livro pensando em ver o filme depois, mas o final foi tão.... tão Nicholas que eu acabei não vendo. kkkkkkk O livro é muito bom, só que eu não concordei com o final, assim como naquele livro da carta. Custar dar um pouco de felicidade para os fãs e finais felizes para os personagens??

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir