Resenha- O grande Ivan- katherine Applegate

by - janeiro 18, 2015

Applegate, Katherine. O grande Ivan / katherine Applegate; tradução Maurício Tamboni.- 1.ed. – Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2014.
Meu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece...Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?
Classificação:


Ficha Técnica
Autora: KATHERINE APPLEGATE
Título: O Grande Ivan
ISBN: 9788581635774
Selo: NOVO CONCEITO / #IRADO
Ano: 2014
Edição: 1
Número de páginas: 288
Formato/Acabamento: 14x21x0,13
Peso: 0.42 kg
Preço Sugerido: R$ 34.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: AVENTURA

Comprar livro O grande Ivan - Katherine Applegate

Notas 
Capa: 06/10
Conteúdo:10/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral:90/100 


O grande amigo Ivan 
Por Paloma Viricio
Visão Geral
Os nomes são meus, mas não sou eu. Eu sou Ivan, apenas Ivan, nada mais do que Ivan. Os humanos desperdiçam palavras. Eles as jogam como cascas de bananas e as deixam apodrecer. Todos sabem que as cascas são a melhor parte da banana”, p.12. Na vida muitas vezes o que realmente importa são os valores de amizade que alguém coleciona. Na história do grande Ivan ela foi de primordial importância para todas as partes.

Ivan é um gorila. Ele mora em uma jaula com piscina suja, pneu transformado em balanço, TV velha que passa muitos filmes de faroeste e um amigo macaco de pelúcia chamado Não pega. Ivan mora no Grande Shopping e Fliperama da Saída 8. Ele é parte do espetáculo do circo assim como os outros animais. “A luz da lua banha o carrossel parado, o carrinho de pipoca silencioso, a tenda de cintos de couro que cheira a vacas que morreram muito tempo atrás”, p.61. Nenhum deles tem uma vida digna, todos estão longe de outros da mesma espécie... nenhum deles possuí família.

O grande Ivan é um livro infantil que me surpreendeu de forma bastante positiva. Não é a toa que ganhou medalha Newbery Honor, Beste-seller #1 do The new York Times e é considerado o melhor livro infantil de 2013. È muito bom! Applegate vai chegando de fininho com uma linguagem bastante calma, receptiva e até mesmo engraçada. Quando o leitor se dá conta já está fisgado até o rim por uma trama sensível, encantadora onde o valor da amizade é peça chave para a felicidade de todos.

Você começa enxergar o mundo pelos olhos de Ivan. É possível perceber observações interessantes sobre os seres humanos que antes nunca teria pensado na vida. Quando abri a brochura comecei a leitura e imaginei que qualquer criança iria gostar de um livro com texto simples e ilustrações fofinhas. Quando terminei tive a certeza que qualquer adulto iria amar compartilhar a leitura como se fosse criança outra vez. É uma obra para todas as idades... sem restrições. Não encontrei nenhum ponto negativo. Fiquei demasiadamente feliz com o final, até mesmo bastante emocionada. “Nunca pedi para ninguém me prometer nada antes, porque promessas são para sempre. E ‘para sempre’ é um tempo muito longo. Especialmente quando se vive em uma jaula”, p.112. Não tenho muito que dizer. É um livro que finalizei em poucas horas e que mexeu comigo de forma doce. 

Design e diagramação
A diagramação é muito tranquila. O miolo é impresso em papel polen. As letras apresentam-se em tamanho confortável e o espaçamento é bem apresentado. Cada página possui pouca quantidade de texto. Além disso, está cheio de ilustrações lindas feitas por Patrícia Castelao.


Sobre a autora

Katherine Applegate é autora de muitos livros para crianças e jovens, entre eles O GrandeIvan, lançado pelo selo #irado. Fonte: Editora Novo Conceito.

Licença Creative Commons
O trabalho O grande amigo Ivan de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  



Encontre  Monólogo de Julieta  também no:

You May Also Like

10 comments

  1. Oi Paloma, tudo bem?

    Por algum motivo, desde o lançamento de "O Grande Iva" o livro vem em chamando a atenção. Por mais que o livro seja infantil e tudo. Estou interessado em captar alguns elementos que a autora inseriu no texto para os mais crescidos (hihihi). E a capa é magnífica. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá querida amiga Paloma!
    O livro do Ivan, parece legal vou lelo pela internet!
    Super beijos da ☆Tatá☆

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha,tenha uma linda semana .
    Beijos
    http://cherrycriis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa ficou pura fofura sua postagem <3 Estou com o livro aqui para ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro me deixou bastante curiosa para ler, parece ser uma leitura agradável.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Paloma, tudo bem?

    Também li este livro este mês e adorei conhecer um pouco mais do Ivan que se mostrou ser mais humano do que muitos seres humanos que vimos por ai, o livro com certeza agrada a todos.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoreeei sua resenha! Eu também tinha essa ideia de que esse livro era mais indicado pro público infantil, mas não, pelo visto ele é perfeito pra qualquer idade até. Até então eu não tinha interesse, mas agora estou louca por esse livro *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Ser feliz é assim", vem ver!

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler O Grande Ivan.
    A história já me chamava a atenção e sei que vou chorar.
    Mas quando vi a diagramação dele, uau, preciso ter na estante e guardar para os meus futuros filhos.
    *.*

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Parece ser beem fofo e cheio de emoções *-* adorei a capa, um amor. s2

    ResponderExcluir
  10. No começo não estava nem um pouco interessando em ler O Grande Ivan, mas me rendi ao ver tantas opiniões positivas sobre o mesmo. Já comecei a lê-lo e estou gostando bastante ^^

    David - (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir