Resenha- Vingança Mortal- Raquel Machado

by - janeiro 10, 2015

Sinopse: Ao receber uma ligação sobre a morte de sua melhor amiga, Brenda volta a sua cidade natal, Lageado Grande. Lá ela vai ao velório de Nicole, onde encontra seu rosto marcado por facas. Uma dúvida surge: será que realmente foi um acidente como todos falam? Ao voltar para casa algumas pistas aparecem, e Brenda fica obstinada a investigar a morte de Nicole. Ela decide então voltar as suas raízes. Porém, o tempo parece ter mudado muitas coisas, inclusive as pessoas que ela imaginava conhecer. Envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição, ela se vê prestes a montar um quebra-cabeça, onde cada peça parece se encaixar com extrema exatidão. E a solução para esse mistério, pode revelar um segredo escondido há muito tempo.
Classificação:




Ficha Técnica
Autora: Raquel Machado
ISBN: 1495987795
Ano: 2014
Páginas: 151
Editora: Independente

Notas 
Capa: 8/10
Conteúdo: 9/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 80/100 

Como duas faces da mesma moeda – há aquele que se finge ser e há aquele que se é
VingançaMortal  é um livro sobre traição, crueldade e, sobretudo, amizade. A história começa quando Brenda, a protagonista, recebe um telefonema sobre a morte de uma de suas amigas da juventude, Nicole. A partir desse momento, toda a sua vida mudará.
Brenda acredita que a morte de sua amiga não foi um simples acidente, mas um plano friamente calculado para eliminá-la. Ela passa a desconfiar de todos aqueles de quem já foram seus amigos, até mesmo de seu marido, pois cada nova pista que descobre parece levá-la para mais próximo do passado, para a época do colégio em que ela e sua turma se formaram.
Apesar do constante clima de tensão durante todo o livro, ele também me proporcionou uma estranha sensação de nostalgia dos meus amigos. Brenda e sua turma eram muito unidas, porém as responsabilidades da vida de um adulto os levaram para caminhos diferentes. Depois de anos sem os ver, ela finalmente os reencontra e descobre que a vida deles não é tão perfeita quanto esperavam que fossem durante a adolescência. Sobre esta parte, a autora não tem medo de se arriscar a falar de temas pesados, como violência, vícios e tráfico de drogas.
O suspense é muito bem construído. Por vezes, a narrativa retorna ao passado, para mostrar fatos importantes para explicar a motivação de alguma personagem, assim como para mostrar como aquelas pessoas tão diferentes e distantes poderiam ter sido amigas.
A narração é ágil e bem direta, cada ponto está ali porque deveria estar. Por um lado, isto é bom porque ajuda a prender a atenção do leitor e cria um clima muito tenso e instigante; por outro lado, a história parece ter acontecido rápido demais. Muita coisa acontece de uma só vez, e eu não tive tempo de sentir a intensidade delas. Admito que senti falta de cenas mais leves para intercalar os acontecimentos “bombásticos”.
O desenvolvimento da trama é o ponto alto do livro, porque ela começa com um simples acontecimento (a morte da Nicole) que, no final, está conectado a outros fatos que vão sendo descobertos ao longo da história, mas que não parecem estar conectados com aquele inicial.
Dois detalhes me incomodaram muito – a alternância de perspectiva e a consequência dos atos violentos. Bem, deixem-me explicar devagar. Primeiro, não tenho problemas com histórias que alternam de perspectiva; aliás, adoro essa ferramenta narrativa, pois o seu propósito é mostrar como um mesmo acontecimento afeta as pessoas de forma diferente. Não sei se foi erro de diagramação do e-book, mas, algumas vezes, a narração mudava da primeira para a terceira pessoa de uma linha para outra, de forma tão abrupta que eu tinha que voltar páginas para entender o que está acontecendo. Seria menos confuso se houvesse separação entre elas.
Segundo, senti falta da polícia da história. Acontecem coisas bem violentas nesse livro, que mostram o pior lado do ser humano, porém elas parecem afetar somente Brenda e seus amigos.
VingançaMortal é o primeiro livro de Raquel Machado. Apesar de algumas resalvas quanto a este, a autora mostra que sabe criar um bom mistério e, com certeza, se mostra uma promessa para os fãs do gênero de romance policial.
Design e diagramação
Como li o e-book, não posso informar como está o design e diagramação do livro físico. Porém, como livro digital, a diagramação está ótima, o espaçamento das bordas e o tamanho das letras estão adequados para tornar a leitura prazerosa e menos cansativa.
Sobre a autora
Raquel Machado é uma escritora brasileira. Formada em Ciências da Computação, a paixão pela arte a levou a se arriscar na literatura. Ela mantém um blog ativo, onde resenha livros, fala sobre filmes e sobre a realização de seu sonho como escritora. Para conhecê-lo, clique aqui (link: http://leiturakriativa.blogspot.com.br/).

 Postagens relacionadas
Postagem feita por:

Isabelle, pseudo-escritora, sonhadora, tento fazer poesia, mas acabo aglutinando demais minhas palavras e tudo vira prosa com toque de melancolia. Deixe-me, que ainda estou aprendendo o ofício. Tenho 18 anos vividos como um sopro e aquela sensação ruim de que tudo está acontecendo rápido demais. Fora isso, gosto de música, de livros, de filmes e de todos os clichês de sempre.


Facebook PessoalSkoob - TwitterGoogle +-Tumblr


Encontre  Monólogo de Julieta  também no:

You May Also Like

8 comments

  1. Não conhecia o livro, mas parece ser uma boa leitura. Muito boa sua resenha, me deixou curiosa! Bjs.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A capa desse livro me chama atenção de alguma forma que num sei explicar. hahauhauuah Gostei da resenha, acho que iria amar ler.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar do livro ou da autora. Bom conhecer.
    Beijos e queijos

    ResponderExcluir
  4. Vingança Mortal é um livro sensacional mesmo. Já li e recomendo.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não sei se leria, não me chamou muito atenção!

    ResponderExcluir
  6. Que capa linda....eu amo livros nessa linha acho que seria uma boa opção para começar 2015 com o pé direito. Isabelle escreve muito bom.
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Eu resenhei esse livro no blog e para mim ele foi ótimo. Só achei muito pequeno. Queria muito mais, pois o mistério estava muito bom.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabelle,
    Consegui vir somente hoje aqui pois esta de férias e sem acesso a internet. Primeiro fico muito feliz que minha história tenha lhe agradado como um todo. Pelo que você descreveu foi exatamente essas emoções que eu gostaria de passar aos leitores e parece que consegui. Agradeço pelo apoio até o momento e espero que nossa parceria dure muitos anos ainda.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir