Resenha- Diário de um adolescente apaixonado - Rafael Moreira

by - fevereiro 28, 2015

Moreira, Rafael. Diário de um adolescente apaixonado / Rafael Moreira. – Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2015.
Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família. Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas. O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.
Classificação:

Ficha Técnica
Autores: RAFAEL MOREIRA
ISBN: 9788581636849
Selo: NOVO CONCEITO / NOVAS PÁGINAS
Ano: 2015
Edição: 1
Número de páginas: 128
Formato/Acabamento: 16x23x0,8
Peso: 0.20 kg
Preço Sugerido: R$ 24.90
Área Principal: NÃO FICÇÃO
Assuntos: TEEN

Notas 
Capa: 10/10
Conteúdo:10/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral:100/100 


O coração de um apaixonado 
Por Paloma Viricio
Visão Geral
A decepção que você passou pode ter deixado cicatrizes doloridas, que às vezes ardem, te fazem chorar e levam o seu sono embora. Mas uma vez alguém me disse que todos nós somos guerreiros, e que nenhum guerreiro entra para a história sem cicatrizes das batalhas travadas”, p. 11. Grande ensinamento. Após ler o livro vejo que o Rafa é esse guerreiro. Um guerreiro fofo. (Existe isso? Bom, não sei ... mas enfim ele é muito ‘cute’). E como não se identificar com a história de vida desse jovem que não se importou com as várias críticas e desestímulos?

Não sabia o que esperar de Diário de um adolescente apaixonado. Nunca tinha visto um vídeo do Rafa e sinceramente achei que seria apenas mais um daqueles livros de biografia chatinhos.  Para a minha felicidade a obra ultrapassou todas as expectativas que eu poderia ter criado. O Rafa é uma pessoa que vê a vida de forma poética, mas sem tirar os pés e cabecinha do mundo real. Nem preciso dizer que me identifiquei horrores, né? “Enquanto fico viajando nessas ideias, o sol vai se pondo, tingindo o céu com as cores mais sensacionais que a natureza pode nos dar. (...) Ainda tenho sorte por conseguir ver as estrelas onde moro, e aquela sensação de estar sob uma redoma fica mais intensa. Aquele cobertor de estrelas cobrindo meu telhado é tudo que preciso pra que tudo de ruim vá embora”, p.63.

A escrita do Rafa é muito simples, divertida. Ele consegue falar sério, sobre temas importantes e ainda te fazer rir. O livro é biografia da vida dele através de 24 crônicas sobre assuntos diversos. Eu me identifiquei tanto... mas tanto que vocês não tem noção. O Rafa disse ter certeza que irá encontrar a alma gêmea dele algum dia. OKey! Não precisa mais procurar... estou aqui! Te encontrei antes. (Risos) Brincadeira! Eu sei que ele tem namorada... não quero apanhar.  É que raramente me identifico com alguém (isso até certo ponto é bom porque indica que sou pessoa rara, risos) e meu modo de pensar, de visão do mundo bateu bastante com o do Rafa. “Ás vezes é muito difícil sorrir quando na verdade o que você mais quer é chorar. Desmoronar. Mas acabamos passando por amigos e dizendo um simples “oi”, quando por dentro o que você mais precisa é de um abraço”, p. 30.

Li o livro em horas. Sério! Não consegui parar. E tenho muito que agradecer porque já estava ficando desmotivada com a correria diária e a tarefa de continuar escrevendo o meu livro. Depois de absorver tudo que ele passou com Diário de um adolescente apaixonado, tudo mudou. Agora vou continuar, o quanto eu puder e terminar meu quarto livro. Como o Rafa diz... é preciso ter foco. “(...) sempre penso na vida como um jardim. Andando por esse jardim, nós encontramos alguns espinhos. Só que os espinhos não fazem o jardim deixar de ser um jardim. (...) E os espinhos são necessários pra nos ensinar onde colocar as mãos e onde não colocá-las”, p.112. Foi sensacional ler Diário de um adolescente apaixonado, passei a admirar alguém que mesmo sendo muito novo já é exemplo de vida. Agora, vou passar a assistir os vídeos dele. Assim vou matando saudade até (um passarinho verde que me falou) quando o segundo livro for lançado. Muito ansiosa! Eita menina doida... está vendo só? Nem acabei de ler esse já estou pensando no outro. É isso ai, minha querida Julieta (ou Romeu), pode comprar e ler sem medo de ser feliz.

Design e diagramação
Essa é uma parte do livro que também está de parabéns! As fotos do Rafa em formato desenho são fofas de morrer. Além disso, as quotes espalhadas pelo livro e os bonequinhos e corações, fazem com que tudo fique ainda mais ‘cute’. O miolo foi impresso em papel polen. As letras não são grandes, mas estão em negrito, o que as deixa mais ‘visíveis’. O espaçamento está bastante confortável. E por fim, a capa ficou dez. Amei.

Sobre o autor
Rafael Moreira nasceu em 1997 em Campinas, no interior de São Paulo, e ainda mora lá. Além de estudar, se divertir e conhecer um monte de gente diferente todo dia nas redes sociais, o Rafa gosta de escrever e de tocar violão. Ele ficou conhecido pela fanpage Me Apaixonei, que conta com mais de 1 milhão e 800  mil curtidas. Fonte: Editora Novo Conceito.

Licença Creative Commons
O trabalho O coração de um apaixonado de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  




Encontre  Monólogo de Julieta  também no:
                                                    FacebookGoogle+TwitterInstagramYoutubePinterest 

You May Also Like

10 comments

  1. Olha eu estou lendo esse livro e sinceramente tenho que confessar que estou adorando a leitura, até porque ele nos encanta com as suas palavras e também acho bacana os conselhos que ele dá durante toda a história. O problema é que tem uma coisa apenas me incomodando durante as páginas e acho que você deve ter percebido. Tem coisa nos seus textos que ele fica repetindo em outros e isso acaba ficando meio esquisito. Não aquele quotes que aparecem em quadrinhos, mas no proprio texto mesmo. Mas mesmo assim eu estou gostando da leitura e já era pra mim estar lendo o meu livro aqui hahahahaa...Mas depois do almoço farei isso, porque ele me conquistou por completo.

    Outra coisa, gostaria de te parabenizar por uma coisa, pois eu adorei o BANNER que você colocou da NOVO CONCEITO 2015. Lindo em? Foi você quem fez? Parabéns !!

    =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/02/lidos-no-mes-fevereiro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Pois é... conquista mesmo. Não fiz, foi o pessoal da N.C que fez para os parcerios 2015. Ficou muito lindão mesmo...adorei também. Essa de repetir palavras nem me incomodou tanto, mas aqueles lembretes espalhados repetindo coisas do texto me incomodou um pouco, mas nada muito terrível. kkkkkk Eu nem li mais os lembretes, somente o texto mesmo.

      Excluir
  2. Olá,

    Adorei saber do livro. Meu noivado terminou há pouco tempo e simplesmente ADOREI a citação das cicatrizes.

    Beijo
    Platina Rosa || Instagram || Facebook

    ResponderExcluir
  3. Olá, Paloma! Muitas pessoas me falaram sobre o livro, mas, como você, pensei que seria bobinho. Agora, lendo sua resenha, percebo que estava enganada e que deve ser uma ótima leitura. Já estou ansiosa para ler! Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que legal. Não conheci ainda o Rafael, mas ja me apaixonei pelos trechos e pela história.
    Afinal de contas, hoje em dia quem fica conhecido nas redes foi pq mostrou a bunda ou criou uma musica chata, mas com ele parece ser diferente, ele estava apaixonado.

    Beijos Paloma,
    http://www.portiprati.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o Rafael antes do livro e, pra falar a verdade, nem mesmo com isso tive curiosidade em pesquisar os vídeos. Mas o grande número de resenhas positivas criou a curiosidade no próprio livro, apesar de ainda não ter previsão de leitura.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o autor, só conheci porque algumas pessoas comentaram muito no twitter sobre o lançamento desse livro e confesso que não senti curiosidade pela leitura de início. Essa foi a primeira resenha que li sobre, muito boa por sinal, e me despertou uma certa curiosidade, quem sabe um dia não dou uma chance...

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Oi, Paloma! Tudo bem? Apesar de ter visto várias pessoas falando sobre o livro do Rafael, não sabia quase nada sobre ele! Agora lendo sua resenha fiquei bem interessado em ler o livro, pois gosto bastante de crônicas e o Rafa me pareceu ser um cara bem legal e divertido! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou doida para ler esse livro.
    Tenho visto muitos comentários bons.
    Fora que ele veio na livraria da minha cidade esses dias e as adolescentes quase entraram em pânico ao ver ele, hahaha.
    Eu não o conhecia antes, mas achei muito bacana.
    Que bom que você gostou e leu tão rapidinho.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Também amei o livro do Rafael <3

    Beijos,
    Amamos A Leitura

    ResponderExcluir