Resenha- Prometo Falhar- Pedro Chagas Freitas

by - setembro 29, 2015

Freitas, Pedro Chagas. Prometo falhar/ Pedro Chagas Freitas.- Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2015.
Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.

Classificação:

Ficha Técnica

Autores: PEDRO CHAGAS
Título: Prometo Falhar
ISBN: 9788581637495
Ano: 2015
Edição: 1
Número de páginas: 400
Formato/Acabamento: 16x23x2,5
Peso: 0.54 kg
Preço Sugerido: R$ 34.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: CRÔNICAS

Notas
Capa: 10/10
Conteúdo: 08/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 75/100

Prometo falar de amor como ele é
Por Paloma Viricio
dream tumblr
Visão Geral
Quando nos deitamos e nos apertamos nas nossas carências sabemos que nos atravessa o que não tem solução, o mal que nos afeta não tem cura, e mesmo assim nos curamos, o amor pode muito bem ser apenas a impossibilidade de curar um mal, e depois obviamente curá-lo”,  p.66. Quem acredita que é perfeito nunca poderá descobrir os mistérios da imperfeição do amor. É bom viver intensamente, cometer loucuras e aprender errando.

Quando a Editora Novo Conceito anunciou o lançamento de Prometo Falhar fiquei louca para conhecer a obra. Gosto de livros de crônicas, poesias, enfim... eu amo livro em sua totalidade. Com uma capa tão fofa e sucesso garantido em outras publicações, Prometo Falhar, era um sério candidato para conquistar meu coração. E não deu outra. “Prometo falhar. Foi a única promessa que ele fez, toda uma filosofia em duas palavras, eu não acreditava na possibilidade da perfeição, nem sequer fazia o que quer que fosse para alcançá-la, pois se não existe por que haveria de procurá-la?, e se deixava viver pelo que tinha à frente, as opções todas, as portas todas, havia sempre uma hora ideal para a felicidade e era sempre agora, o amor só existe quando alguém desiste de ser perfeito”, p.82.

Gostaria de ter uma caixa de post its fechada para poder marcar todas os maravilhosas quotes que encontrei, mas foi bom essa falta porque senão marcaria o livro todo. As crônicas não possuem títulos. O livro fala dos diversos amores do autor e de muitas personagens que ele inventou ou realmente conheceu. É um livro de crônicas com cara de conto e poesia. Me encantou essa autenticidade. Pedro Chagas aborda diversos tipos de relacionamentos entre pai, mãe, filho, homem, mulher,e até encontros entre desconhecidos. “Todos os amores começam assim. No silêncio de um olhar, no silêncio de uma mão dependente da outra, de outra mão vadia a vaguear pela cidade noturna do seu corpo, no silêncio dos lábios trincados, trocados, massageados, abraçados e voltados a abraçar. Todos amores são silêncio estendido. E todos os silêncios merecem o amor”, p.106. Prometo Falhar é um livro sensacional, não tenho do que reclamar. Me senti como a menina da capa, navegando em nuvens de algodão. Palavras tão doces, verdadeiras...simples e sensatas.

Têm bastante palavrão no livro. Não se deixe intimidar pela capa afável. Eu não me importo, mas quem não gosta já está avisado. “A vida é uma puta, sabe?, nos obriga a fazer o que não queremos, a dizer o que não queremos, e há as contas, os empregos, as obrigações, o peso dos dias marcando o tempo, a idade que não para, e quando nos cruzamos com o que não era tão perfeito (...)e quando demos por nós éramos apenas mais um casal mais ou menos numa casa mais ou menos com uma vida mais ou menos, e nada do que nós fomos merecia uma coisa tão insignificante assim”, p. 89.Gostei muito que o editor adaptou o texto do português de Portugal para o nosso. Já li um livro de Portugal e foi um saco ter que ficar maquinando alguns termos e etc. Só encontrei um ponto negativo no livro. Notei que o autor se torna repetitivo em algumas questões. Observo que esse é um risco que autores correm (já vi acontecer com outras obras do gênero) quando fazem um livro de crônicas muito grande. Sem mais... Prometo Falhar é bom e indico para todos os tipos de leitores.

Design e diagramação

A diagramação é mostrada estranhamente torta, como a vida que nos aprisiona sem permissão. Ficou bastante diferente e original. O miolo é impresso em papel pólen.  Letras e espaçamento apresentam-se de forma agradável. E o que falar sobre a capa? Não gostei! Tô brincando!  (Risos) A capa é linda,  fofa, sentimental assim como as crônicas de Freitas. Simplesmente sensacional, não tem como desgostar. 

Sobre o autor   

Sou um gajo que escreve cenas. Já fui, e às vezes ainda sou, jornalista, redactor publicitário, guionista, operário fabril, barman, nadador salvador, jogador de futebol, e muitas outras coisas igualmente desinteressantes. Oriento desorientadas sessões de escrita criativa. Adoro gatos, cães e pessoas. Odeio bacalhau, marisco e eufemismos. Tenho mais de 300 mil fãs na minha página de Facebook. E sou fã de cada um deles. Fonte: Editora Novo Conceito.
Licença Creative Commons
O trabalho Prometo falar de amor como ele é de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  



Encontre  Monólogo de Julieta  também no:
                                                     FacebookGoogle+TwitterInstagramYoutubePinterest 

You May Also Like

11 comments

  1. Oi, Paloma!
    O principal defeito do livro foi ser repetitivo. O autor se prolongou demais. Se possuísse menos páginas, seria bem mais agradável e satisfatório. Escreve bem? Sim. O livro no geral é bom? Sim, mas poderia ser melhor e apresenta as ressalvas citadas.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Falei exatamente tudo isso na resenha. Foi algo que me incomodou... mas não é nada que possa me matar. kkkkkkkkkkkkk
      O livro é bom!
      Abraço!

      Excluir
  2. Oi Paloma,
    Eu gostei bastante desse livro, as crônicas são belas e realmente, também me vi precisando de uma caixa de post-its.
    Mas é até bom que a gente possa voltar a abri-lo daqui um tempo, e ler algo bom haha

    até mais e tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, crônicas maravilhosas. Pedro, tem uma forma doce e ao mesmo tempo intensa de escrever . kkkkkkkk O que seria de nós duas se tivéssemos essa caixinha, hein? kkk
      Concordo, tem muita coisa bonita para ser lida nesse livro.
      Beijos,
      Monólogo de Julieta

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Ainda não tinha ouvido falar de "Prometo falhar", mas quando olhei a capa, já fiquei com vontade de ler. Ainda mais com a frase que tem na capa.
    Pelo que li na sua resenha, a obra apresenta lindas citações. Acho que vou gostar muito deste livro :D

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo certinho e você? Ah... a capa é maravilhosa. O livro é fofo, vale dar uma conferida.
      Se ler, passe aqui e me conte o que achou!
      Abraço!

      Excluir
  4. Que bom que a letura te agradou! Infelizmente não sou chegada em poemas, então nem me interessei pelo livro :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Apenas um dia", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é livro de poesia... é livro de crônicas, como escrevi na resenha. kk

      Excluir
  5. Não páro de ouvir maravilhas desse livro, está visto que tenho que comprá-lo!
    Obrigada pela tua visita! Também já sou tua seguidora! :)

    Beijinhos e Bom Fim de Semana ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito fofo e especial. Leia, com certeza irá gostar.
      Quando ler, quero saber sua opinião, okey?
      Obrigada... vamos continuar com as visitas. Adoro seu blog.
      Beijos,
      Monólogo de Julieta

      Excluir
  6. Oi Paloma!
    Este está na minha lista e infelizmente perdi o lançamento aqui em SP.
    Gostei da resenha, vou ler tbe!
    Bjks mil e uma ótima semana
    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir