[Resenha] A lista - Cecelia Ahern

by - outubro 23, 2015

a lista - cecelia ahern
Ahern, Cecelia. A lista/ Cecelia Ahern; tradução Amanda Moura. – Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2015.
Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente. Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

Classificação:



Ficha Técnica
Autores: CECELIA AHERN
Título: A Lista
ISBN: 9788581636832
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2015
Edição: 1
Número de páginas: 384
Formato/Acabamento: 16x23x2,4
Peso: 0.54 kg
Preço Sugerido: R$ 39.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: DRAMA

Notas
Capa: 10/10
Conteúdo: 10/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 100/100


lista-de-metas
Por Paloma Viricio
Visão Geral

Não importava que ainda não tivesse conseguido encontrar a relação entre as pessoas com quem havia falado até o momento, a história individual de cada uma já era interessante para ela. Percebeu que todos ficaram olhando-a, em silêncio. Confusa, olhou para Birdie e depois para eles de novo, sem saber ao certo o que estavam esperando”, p.142


A protagonista de A lista

É com a vida que aprendemos e amadurecemos. Mas do que com ela, é com as pessoas que descobrimos como abrir novas portas. Além de  histórias, Kitty, buscava entender corações.

Kitty Logan é uma jornalista desesperada. Isso porque a carreira que construiu com tanto esforço, está indo ralo abaixo. A ganância por um furo jornalístico que a levasse ao auge do sucesso, acabou tornando-se a grande ruína da vida dela. No final das contas, Kitty, era apenas a grande mentirosa da rede de televisão que trabalhava. Mas, uma amiga muito querida dona de uma revista, deixou uma missão para ela. Uma lista com 100 nomes e um mistério que constituiria a matéria da vida de Kitty.

Um livro surpreendente

A lista foi um dos livros mais agradáveis que li nesse ano. Já tinha lido outros dois livros da Cecelia, P.S. Eu te amo e Simplesmente Acontece. Entretanto, nenhum dos dois conseguiu me tocar como leitora, não como eu esperava. E pensa que desisti? Jamais! Como traça de livros que sou, dei mais uma chance para a autora. Eu precisava conhecer mais obras dela. Um dia alguma iria tocar meu coração de forma especial, assim como outros livros dela conseguiram tocar os corações de diversas pessoas pelo mundo. Quando comecei  A lista, já não esperava grande emoções, mas foi ai que a autora me surpreendeu de forma totalmente positiva. 

Apesar de, depois, ter refletido e chegado à conclusão de que o abraço fora, sim, um comportamento antiprofissional, Kitty pensou que, às vezes, quando há pessoas envolvidas, um negócio tem de deixar de ser negócio e o ser humano deve vencer. Contudo, não pôde ignorar a verdade subjacente de que os dois ficaram abraçados por um tempo longo demais”, p.184.


couple-tumblr

Cada pessoa guarda um mistério particular

Simplesmente adorei a ideia do livro. Amei os personagens. Tudo tão sutil. Ler A Lista é como comer um cupcake na medida certa. Não tenho palavras para expressar o quanto esse livro me fez bem. Não queria deixar de lê-lo um segundo sequer. Não somente consegui sentir na pele como Kitty, como também me envolvi com todos as outras personagens. Acredito que isso nunca tinha acontecido antes. 

A construção dessa trama foi tão original. Você olha para a capa do livro e imagina algo que realmente vai encontrar. Me apaixonei pela forma que as personagens foram amadurecendo durante a leitura. As pessoas desse livro fazem parte do grupo adulto, mas isso não as excluía de crescimentos pessoais. Afinal, adultos são humanos que erram e consertam as cagadas que fazem também…  Livro sensacional. Confirma a teoria de que tudo não é exatamente o que parece e que cada pessoa guarda seu mistério particular.

Depois de um longo dia trabalhando na pauta da matéria, Kitty finalmente sentiu que estava chegando a algum lugar. Ela havia conseguido uma parte muito pequena e estava começando a conhecer as pessoas mais a fundo, a camada que todos nós escondemos, o que havia por detrás da máscara, da gentileza social, da insegurança. Kitty sentiu que estava começando a chegar à parte mais valiosa da sua lista”, p.246.

Design e diagramação
Fico sem palavras para expressar o trabalho divino que a Novo Conceito fez na diagramação desse livro. É muito apaixonante. Está tudo tão fofo, lindo! Acredito que seja uma das diagramações mais lindas que já vi. A capa é cheia de detalhes que mesclam lilás e prateado. Ele apresenta um formato bem confortável para a leitura. As letras e espaçamentos estão okey, apesar de que a fonte seja um pouquinho pequena. O miolo foi impresso em papel pólen. Nossa, ficou muito show. Só você tendo o livro em mãos para sentir o que estou falando aqui.

Sobre a autora
Cecelia-Ahern-Author

Antes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahern se formou em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos, escreveu seu primeiro romance, P.S. Eu te amo,que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema. Seus livros foram publicados em 46 países. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família. Fonte: Editora Novo Conceito.
Licença Creative Commons
A Resenha A lista de Cecelia Ahern de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

11 comments

  1. O livro é lindo e eu gostei muito do final!
    Tivemos as mesmas impressões.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Olá Paloma,

    Adorei a resenha do livro, não conhecia este livro.
    O P.S. Eu Te Amo assisti apenas o filme, é o mesmo não é?

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro é realmente maravilhosa, apesar de nunca ter parado duas vezes pra ler o livro, pois não gosto muito de livros de gênero em que a protagonista faz viagens pra se conhecer ou investigar algo. Acho sempre muito massante, mas você falou com tanto carinho desse livro que bateu logo aquela curiosidade de conhecer um pouco mais sobre o livro. *Esperando que tenha romance*
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha me animou ainda mais pela leitura desse livro. Tô vendo que ele vai acabar passando na frente de alguns.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é realmente fantástico, um dos melhores livros que eu já li esse ano!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi ...
    Tenho um certo interesse nesse livro , mas , me desanimo um pouco porque me decepcionei muito com "Simplesmente acontece ".
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Paloma. adorei a dica! Ando meio desligada do que acontece na literatura mundial atualmente, mas só a sinopse já me atraiu de primeira! Obrigada pela dica!

    Ah, estou vindo lá da Estante, onde tu comentou dois dos posts do especial Dumas. Fico feliz em saber que tu está gostando! E se não o leu, o faça. A trilogia dos mosqueteiros é a uma das grandes preciosidades da literatura mundial, só sinto que ela não seja admirada como merecer - quer dizer, todo mundo já ouviu falar dos mosqueteiros, mas poucos buscam os livros.

    Enfim, beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Que legal, não conhecia esse. Achei bem atraente.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Ainda não tive oportunidade de ler os livros de Cecelia, mas tenho muita curiosidade!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. OIii


    Acho a capa desse livro maravilhosa e a sinopse é bem interessante. Os livros da cecelia no geral sempre agradam, e pela sua resenha deu rpa notar que esse também é uma ótima dica.
    Obrigada pela resenha

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  11. Oi, Paloma! Tudo bem? Menina, eu morro de vontade de ler esse livro! A premissa super me chama a atenção e os vários comentários positivos que já li sobre ele só fizeram com que eu ficasse ainda mais ansioso para lê-lo. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir